Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro confirma efetivação de Deivid como treinador e anuncia formação de nova comissão

Treinador será apresentado na tarde desta quinta-feira, na sede do Barro Preto

postado em 10/12/2015 14:06 / atualizado em 10/12/2015 14:52

Washington Alves/Lightpress
O Cruzeiro confirmou oficialmente, nesta quinta-feira, que Deivid será o treinador do clube na próxima temporada. Até então auxiliar da comissão técnica fixa, ele assumirá o cargo deixado por Mano Menezes, que se transferiu para o Shandong Luneng, da China.

Deivid será apresentado pelo presidente Gilvan de Pinho Tavares às 16h, na sede administrativa do Barro Preto. Também serão apresentados o auxiliar Pedrinho, ex-jogador de Vasco e Palmeiras, e o preparador físico Alexandre Lopes.

Esta será a primeira vez de Deivid como treinador efetivo de uma equipe. Assim como Pedrinho, o ex-atacante realizou curso de técnicos promovido pela CBF, mas, até aqui, exerceu a função apenas em três partidas na sua curta carreira. No Flamengo, ele comandou a equipe em duas oportunidades quando Vanderlei Luxemburgo estava suspenso, com vitória sobre o Fluminense, por 3 a 0, e empate com o Nova Iguaçu. O terceiro jogo foi à frente do Cruzeiro, em triunfo sobre a Ponte Preta, por 3 a 1, entre a demissão de Vanderlei Luxemburgo e o início do trabalho de Mano Menezes.

Estágios

Embora tenha pouca experiência, o ex-atacante procurou se preparar para exercer a nova função. Logo depois de encerrar a carreira como jogador, Deivid rapidamente iniciou a trajetória como auxiliar-técnico e fez diversos estágios. Os primeiros foram em maio de 2014, na Seleção Brasileira sub-21, ao lado de Alexandre Gallo, e no Vitória, com o técnico Carlos Amadeu. No mês seguinte, esteve no Internacional sob a supervisão de Abel Braga. Já em julho do mesmo ano, ele seguiu para o Avaí, onde trabalhou com Geninho.

Reprodução
Deivid foi contratado pelo Flamengo em julho de 2014 para integrar a comissão técnica de Vanderlei Luxemburgo. "O Deivid não é o meu auxiliar. Ele é um estagiário para auxiliar o técnico. Isso já foi feito com o Gallo, o Ney... Diversas pessoas trabalharam comigo desta forma. Só que criamos um estagiário remunerado. É um fator que oferece a possibilidade de o cara estagiar e já criar uma situação", explicou o treinador naquela ocasião.

Foi com Luxa que o ex-atacante do Cruzeiro retornou à Toca da Raposa em junho como assistente. O treinador não resistiu aos maus resultados e foi demitido, mas isso não impediu que Deivid seguisse no clube. Com apoio dos jogadores, ele foi contratado pela nova diretoria, encabeçada por Bruno Vicintin, como auxiliar da comissão técnica fixa da Raposa.

Experiência positiva

O Cruzeiro já havia anunciado a contratação de Mano Menezes quando Deivid foi o encarregado de comandar a equipe em jogo contra a Ponte Preta, em Campinas. O auxiliar promoveu mudanças no time titular, com a entrada de Ariel de Cabral no meio-campo e novos posicionamentos para outros jogadores. Henrique passou a atuar à frente da defesa, enquanto Willians foi deslocado para o lado direito. Já Willian foi colocado mais perto do gol adversário. Todas essas medidas foram mantidas e aprimoradas por Mano.

A experiência positiva contra a Ponte com as mudanças na equipe é um dos fatores que deixam Deivid em alta com a diretoria do Cruzeiro. Ele conta ainda com grande apoio dos jogadores.