Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Saída de Thiago Scuro, busca por diretor e reforços: coletiva de Bruno Vicintin na íntegra

Vice-presidente de futebol do Cruzeiro falou à imprensa nesta terça, na Toca II

postado em 13/12/2016 20:00 / atualizado em 13/12/2016 21:12

Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

A entrevista coletiva concedida por Bruno Vicintin, vice-presidente de futebol do Cruzeiro, foi recheada de vários assuntos. O dirigente comentou a movimentação do clube para contratar um gestor que substituirá Thiago Scuro, falou sobre a possibilidade de reforços para o grupo orientado pelo técnico Mano Menezes e traçou um balanço acerca do trabalho realizado em 2016.

Nesta temporada, a Raposa passou totalmente em branco e não conquistou títulos: saiu nas semifinais do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil, caiu na fase de grupos da Primeira Liga e terminou o Brasileiro em 12º lugar, com 51 pontos. Apesar dos resultados, Vicintin avaliou de maneira positiva a reta final de 2016.

A seguir, na íntegra, os assuntos abordados nesta terça-feira no bate-papo entre Bruno Vicintin e a imprensa na Toca da Raposa II:

Renovação de contrato de Dedé até dezembro de 2018 (leia aqui)

"É um jogador que dispensa comentários. Infelizmente sofreu muito com lesões. Mas ele deixou claro que não sairia do Cruzeiro sem renovar o contrato. Estou muito orgulhoso e feliz de anunciar a renovação com o Dedé por mais duas temporadas".

Saída de Thiago Scuro (leia aqui)

"Thiago pediu desligamento dele do Cruzeiro. Quero agradecê-lo pelos serviços prestados, pela amizade, por tudo. Já falei que pode contar comigo sempre. Foi um ano bastante difícil, mas acho que trabalhamos e conseguimos terminar de forma digna. Queia falar isso publicamente. As portas estão abertas".

Resumo de 2016

“"Foi uma decisão nossa de apostar no Deivid. Acreditávamos na continuidade de um trabalho que tinha terminado de forma positiva. Começamos o Mineiro e a Primeira Liga conquistando vitórias e pontos, mas o time não vinha bem na nossa avaliação. Perdemos para o América por 2 a 0 jogando muito mal (na semifinal do Estadual) e empatamos o segundo jogo. Fomos eliminados e decidimos trocar de treinador".

"Fomos ao mercado nacional, tentamos tirar treinadores empregados em clubes do Brasil e não conseguimos. Partimos, então, para buscar um treinador fora do país. Tentamos inovar ao contratar técnico português, em nível de seleção, e por acreditar que ele se adaptaria rapidamente ao clube. Ao contrário do que estava acontecendo no Mineiro, passamos a jogar bem, mas os resultados não vinham. Tivemos partidas em que chegamos a 30 finalizações – contra 4 do adversário – e perdemos por 3 a 0. Decidimos então que teríamos de tomar medidas drásticas para mudar o rumo da temporada. Decidimos trocar o Paulo Bento e vou fazer uma confissão: poderia ter sido mais correto com ele. Tínhamos um projeto, mas os resultados não estavam vindo. Então tivemos que tomar essa decisão muito difícil de trocar o Paulo, mas, não tenho dúvidas de que foi a decisão correta".

"No dia seguinte liguei para o Mano Menezes e ouvi: 'Nunca poderia falar não ao Cruzeiro e nem à torcida do Cruzeiro. Estou pronto para o desafio'. Acertamos bem rápido. Quando o Mano Menezes chegou – nós havíamos feito boas contratações no meio do ano –, a gente fez a quinta melhor campanha do returno e chegamos à semifinal da Copa do Brasil para o time que foi campeão. Só jogamos mal os 30 primeiros minutos do jogo contra o Grêmio no Mineirão e infelizmente não nos classificamos. Então, acho que terminamos 2016 de maneira positiva".

Ajustes no time e reforços para 2017

“Na avaliação da comissão técnica e da diretoria faltam poucos ajustes. Vamos contratar pouco”.

“Esperamos fazer uma janela mais parecida com a do meio deste ano que a do início. Acredito que terminamos de forma positiva, com boas contratações”.

"Temos várias situações que estamos olhando. O Mano é difícil de aprovar algum jogador em reuniões. Queremos contratações pontuais".

União no clube

"A oposição tem que pensar em ajudar para receber o Cruzeiro de boa forma. Não adianta eu assinar contrato com um jogador até o fim do ano e deixar a bomba para os outros. E nem uma pessoa de fora dizer para o jogador não vir para o Cruzeiro no último ano. O Cruzeiro unido, com todas as partes unidas, já provou que é forte. Foi assim em 2013 e 2014".

Aquisição de direitos econômicos de atletas

“Nessa janela temos situação financeira melhor que a do ano passado. Fizemos aqueles investimentos altos graças à renovação de contrato com a televisão. Caicedo foi finalista da Libertadores, marcou gols importantes e terminou como maior ladrão de bolas do time dele, além de ser da Seleção do Equador. Diogo Barbosa foi disputado por vários clubes, como a própria imprensa noticiou"

* O Cruzeiro comprou 50% dos direitos econômicos do zagueiro Luis Caicedo, por US$ 1,6 milhão, e 25% do lateral-esquerdo Diogo Barbosa, por valor não revelado


Novo diretor (leia aqui)

"É um mercado escasso. Sei que, desde ontem, saem muitas especulações. Vou pedir paciência para a torcida. Mas o Cruzeiro está em duas mãos e vamos trabalhar para dar certo. O perfil está traçado. Vamos tomar a decisão achando a pessoa certa, pois não podemos errar. É um cargo de muita confiança. Estamos buscando, temos alguns nomes. Se eu detalhar o perfil, fica muito fácil de descobrir quem é".

Quem volta de empréstimo (leia aqui)

"Todos que estão voltando de empréstimo, vamos avaliar. Dependendo das negociações que fizermos, podemos reintegrar outro. Não está definido"

Compra dos direitos de Robinho (leia aqui)

"Robinho tem cláusula que se receber proposta, o Cruzeiro pode igualar a compra. O empresário dele até me ligou para pedir desculpas pela fala do Robinho (que havia colocado em xeque a permanência no clube). Temos interesse na permanência. Queremos que o Robinho fique nas próximas gestões. Vamos trabalhar de forma honesta e sincera para resolver para o Robinho ficar por muito tempo no Cruzeiro".

"Caso Riascos" (leia aqui)

"Não sou advogado, mas me falaram que ele conseguiu liminar. Liminares vêm e vão. Não é digno do Cruzeiro bater boca pela imprensa. Sempre esperamos profissionalismo dos atletas. Quando ele não tem profissionalismo, o Cruzeiro não é o lugar dele".

Neilton

"Vamos falar no final. Ele fez um ano muito bom. Mas depende da formatação. Temos muita qualidade dos atacantes de beirada. Não sei se algum pode ser negociado, mas não tem nada definido. Ele nos agrada bastante. O Neilton pode ou não ser reintegrado. Depende de como vamos formatar o grupo".

* Neilton esteve emprestado ao Botafogo nos dois últimos anos. Entre 2015 e 2016, ele marcou 18 gols em 72 jogos.

Willian e Marcelo Moreno

"É, se não me engano, o maior artilheiro da história do novo Mineirão (27 gols). Todo jogador do Cruzeiro é negociável. Ninguém levará o Willian tão facilmente. Contamos com ele sim, mas tudo depende do mercado"

"Moreno é um amigo pessoal que tenho. Conversamos com ele, ele sabe que é um ídolo dom clube, que as portas estão abertas. Mas é uma decisão dele. Se ele quiser ficar fora do Brasil, principalmente na China, o Cruzeiro não tem como competir. Se ele voltar ao Brasil, o Cruzeiro tem chance de contratá-lo".

Ramón Ábila

"Não fomos procurados por ninguém. Contamos com o Ábila. Ele marcou 12 gols e foi vice-artilheiro do Cruzeiro no ano (Arrascaeta, goleador máximo, fez 14). Mas, como disse no caso do Bigode (Willian), todos os jogadores do Cruzeiro são negociáveis".

Forma de acerto com o novo diretor de futebol

"Cruzeiro não assina contrato. Todos são contratados pela CLT. Alexandre Mattos, Isaías Tinoco e Thiago Scuro: todos foram assim. Seja o diretor que for, vamos contratar em CLT. Não atrapalha não.

Sugestões recebidas

“Cruzeiro é muito grande. Recebo mais de 100 telefonemas de gente indicado o nome. Estou vendo muitas coisas. Confirmo que a única pessoa que procurei foi o Alexandre. Tirando os que estão empregados, acho que todos querem trabalhar no Cruzeiro"

Tags: vicintin cruzeiro futnacional seriea interiormg diretor mercadobola Thiago Scuro