Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Apesar de mau retrospecto, encarar o São Paulo é sinônimo de título para o Cruzeiro

Mineiros enfrentaram o rival em duas campanhas vitoriosas na Copa do Brasil

postado em 17/03/2017 16:15 / atualizado em 17/03/2017 19:55

Arquivo/EM

Encarar o São Paulo na quarta fase da Copa do Brasil? Ih… Os torcedores do Cruzeiro mais pessimistas tiveram maus presságios após o sorteio desta sexta-feira. Afinal, enfrentar o rival paulista nem sempre traz boas lembranças aos mineiros. Mas será que a história é realmente triste para a equipe celeste?

Nem tanto.

O Cruzeiro jogou contra o São Paulo em duas edições do principal torneio mata-mata do Brasil. Nas duas, eliminou o rival e se tornou campeão. E o melhor: não perdeu nenhuma das quatro partidas realizadas pela competição.

1º troféu

Paulo Filgueiras/EM

Em 1993, as equipes jogaram pelas quartas de final da Copa do Brasil. Comandado pelo técnico Pinheiro, o Cruzeiro desafiou o “expressinho” do São Paulo.

Boiadeiro e Tôto garantiram a vitória azul por 2 a 1, num Morumbi que recebeu apenas 2.435 torcedores. Cláudio descontou para o São Paulo, que escalou reservas a fim de poupar o time titular para a Copa Libertadores - competição que conquistaria dias depois.

A partida de volta, no Mineirão, teve domínio do Cruzeiro, que sofreu para furar o bloqueio tricolor e a boa atuação do goleiro Gilberto. No fim das contas, empate por 2 a 2. Cleison fez os dois do time da casa. Elivelton e Douglas marcaram para o São Paulo.

Depois de eliminar o tricolor, o Cruzeiro derrotou Vasco e Grêmio nas fases seguintes para, então, conquistar o primeiro título da Copa do Brasil.

Tricampeonato

Cruzeiro e São Paulo voltariam a se encontrar no torneio sete anos mais tarde. Dessa vez, as equipes fizeram a final da Copa do Brasil, em 2000.

Em São Paulo, o Cruzeiro garantiu o 0 a 0. A decisão, então, ficou para o Mineirão.

Mais de 85 mil torcedores se calaram com o gol que abriu o placar, marcado por Marcelinho Paraíba já no segundo tempo. Fábio Júnior empatou para o Cruzeiro e devolveu aos celestes a esperança do tricampeonato.

Para ser campeão, entretanto, o time mandante precisava virar o jogo. E o título veio com dramaticidade. Geovanni marcou de falta aos 44’ e garantiu o terceiro troféu da Copa do Brasil para o Cruzeiro (veja abaixo).

Retrospecto ruim


O pessimismo de torcedores sobre o duelo contra o São Paulo tem fundamento. Apesar do bom desempenho na Copa do Brasil, o time mineiro historicamente tem dificuldades quando enfrenta o rival paulista.

Foram 78 partidas disputadas entre as equipes até aqui. O Cruzeiro venceu 19, perdeu 38 e empatou 21 vezes, com 75 gols marcados e 109 sofridos.*

Enfrentar o “algoz” na Copa do Brasil, entretanto, tem sido sinônimo de título.

Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro
 

*Os dados foram coletados pelo site Futebol80

Tags: cruzeiro cruzeiroec raposa copadobrasil futnacional saopaulosp