Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Apesar de rotatividade, defesa do Cruzeiro mostra entrosamento e bons números

Nos 14 jogos do ano, Raposa sofreu sete gols - cinco em jogos por competições

postado em 18/03/2017 08:35 / atualizado em 18/03/2017 08:56

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
A defesa do Cruzeiro tem sido um ponto forte da equipe neste começo de temporada. Mesmo sem o capitão Fábio e o zagueiro Dedé – que devem voltar em breve ao time, depois de se recuperarem de cirurgias no joelho – e alternando muito a formação da zaga, o setor conseguiu atingir números positivos, contribuindo para a invencibilidade em 2017. Sem levar gol há quatro jogos, o time celeste tenta manter a regularidade na retaguarda diante do Tombense, neste domingo, às 16h, no Mineirão, pela oitava rodada do Campeonato Mineiro.

Curiosamente, o técnico Mano Menezes optou por dar rotatividade à zaga, e o rendimento do setor não caiu. Na vitória sobre o América-TO por 1 a 0, no Vale do Mucuri, o treinador escalou Caicedo e Manoel. Em seguida, Leo e Manoel foram titulares nos triunfos sobre Murici (2 a 0), pela Copa do Brasil, e América (1 a 0), pelo Estadual. No último jogo, Leo e Caicedo formaram parceria contra o time alagoano, com goleada por 3 a 0, garantindo a vaga na próxima etapa da Copa do Brasil. A excelente fase do goleiro Rafael também tem sido fundamental para os bons números da defesa celeste.

“A equipe é muito forte e todos se esforçam durante os treinos. Me sinto contente com as atuações do setor defensivo e pela invencibilidade no ano. Falta muito para chegar ao nível dos demais, mas estamos numa arrancada extraordinária e esperamos seguir da mesma forma até o fim da primeira fase do Mineiro e na Copa do Brasil”, ressalta o zagueiro Caicedo, contratado ao Independiente del Valle, do Equador. O defensor foi convocado pelo técnico Gustavo Quinteros para representar a Seleção Equatoriana nos compromissos diante de Paraguai e Colômbia, pelas Eliminatórias Sul-Americanas, e desfalcará o Cruzeiro contra o Uberlândia, no próximo fim de semana.

A estabilidade na zaga é destacada inclusive pelos atacantes. “Já são quatro jogos sem levar gol e temos que valorizar muito esse ponto. Todos sabem jogar e têm suas qualidades. Estamos contentes com a zaga, o que dá confiança. Sem falar que eles também nos ajudam no ataque. Quando precisa, nosso goleiro faz seu papel e a zaga está cortando. Isso traz confiança a todos”, afirma o atacante Rafael Sóbis, artilheiro do Cruzeiro no ano, com 11 gols (oito em jogos por competições).

A boa fase da zaga celeste pode ser constatada com números. Nos 14 jogos da temporada, o time sofreu apenas sete gols - cinco deles em jogos por competições. Das 14 partidas, Rafael saiu de campo sem sofrer gol em oito.

NOVOS POUPADOS

A equipe que encara o Tombense poderá ter a volta do zagueiro Manoel, do volante Henrique e do meia Arrascaeta, poupados contra o Murici. Em compensação, o técnico Mano Menezes anunciou que dois atletas poderão ganhar descanso no domingo, mas não divulgou os nomes. No treino dessa sexta-feira, o goleiro Fábio e o zagueiro Dedé, já recuperados de lesão, participaram normalmente dos trabalhos. A tendência, porém, é que eles ainda não estejam na lista de relacionados, que será divulgada depois da atividade deste sábado. Mano não quer que a equipe se iluda com a sequência sem derrotas em 2017: “Não tem como valorizar a invencibilidade além do que deve. É bom ter essa invencibilidade, naturalmente vamos lutar para mantê-la, não como objetivo primeiro, mas porque é objetivo de cada jogo entrar para vencer. Se formos melhores que o adversário, vai continuar. É o caminho, mas temos que pensar só no Tombense, adversário qualificado. Temos visto o time deles jogar contra os adversários do Mineiro. Se fizermos bem feito, podemos conquistar uma nova vitória”.

Tags: cruzeiroec interiormg defesa rafael