Cruzeiro
None

COPA LIBERTADORES

Cruzeiro busca se igualar a Boca e Atlético Nacional como a melhor defesa da história da fase de grupos da Libertadores

Raposa ainda não levou gols nesta edição do torneio internacional; veja os números de todas as edições

postado em 07/05/2019 06:00 / atualizado em 07/05/2019 22:32

<i>(Foto: AFP / JUAN MABROMATA )</i>

O Cruzeiro enfrenta o Emelec, nesta quarta-feira, às 19h15, no Mineirão, pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, em busca de igualar um recorde histórico de Boca Juniors e Atlético Nacional.

O clube celeste entra em campo ainda sem ser vazado, com a melhor defesa do torneio. Em cinco jogos, o goleiro Fábio ainda não viu suas redes serem balançadas. Apenas duas vezes na história da Libertadores um time conseguiu concluir a fase de grupos sem sofrer gols. E nas duas vezes os clubes conquistaram o título do torneio.

Isso ocorreu pela última vez em 2016. O Atlético Nacional enfrentou Huracán, Peñarol e Sporting Cristal. Nos seis jogos (ida e volta), venceu cinco e empatou um. Marcou 12 gols e não sofreu nenhum. 


A primeira vez que uma defesa não foi vazada na fase de grupos ocorreu em 1977. O Boca Juniors enfrentou adversários de peso, como River Plate, Defensor Sporting e Peñarol. Em seis jogos, o Boca venceu quatro e empatou dois. Foram cinco gols marcados e nenhum sofrido. 

O Boca foi campeão da edição da Libertadores de 77 batendo o Cruzeiro na decisão. O clube argentino venceu a primeira final por 1 a 0, em Buenos Aires. A Raposa descontou e ganhou o segundo confronto (1 a 0), em Belo Horizonte. O terceiro jogo, em Montevidéu, ficou empatado em 0 a 0, com vitória argentina nos pênaltis: 5 a 4.

O Cruzeiro tem 100% de aproveitamento nesta Copa Libertadores e está perto de confirmar a melhor campanha. Um empate garantirá o time de Mano Menezes no primeiro posto geral. Em cinco jogos no torneio, o Cruzeiro marcou 10 gols e não sofreu nenhum.

Melhor campanha da história?

O clube celeste precisa de uma goleada por 8 a 0 sobre o Emelec, no Mineirão, para ter a melhor campanha da história da fase de grupos do torneio continental. O Boca Juniors é detentor do melhor desempenho até hoje. Isso ocorreu em 2015, quando o clube argentino fez 18 pontos (100% de aproveitamento), com 19 gols marcados e dois gols sofridos. O titulo do torneio daquele ano, contudo, terminou com o maior rival, o River Plate.

Tags: cruzeiroec libertadores2019 defesa recorde fábio