Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Estrutura de poder: entenda por que Itair Machado tem mais influência na gestão do Cruzeiro do que o presidente Wagner

Vice de futebol tem voz ativa em outras diretorias e departamentos do clube

postado em 04/06/2019 20:44 / atualizado em 04/06/2019 21:02

Velho conhecido de Wagner Pires de Sá e principal coordenador de sua campanha à presidência do Cruzeiro, Itair Machado adquiriu poderes que lhe deixaram mais influente do que o próprio ‘chefe’ na administração do clube. O Superesportes montou o organograma da Raposa sob a influência do vice-presidente de futebol. Itair tem sob sua tutela pelo menos 27 profissionais com cargos diretivos ou relevantes nos departamentos de futebol, marketing, comercial, futebol de base e nas sedes sociais.

Para garantir toda essa influência, Itair Machado seguiu a cartilha de outras administrações. Com a anuência do presidente, retirou poder de quem participou de gestões anteriores e colocou pessoas de sua confiança. Poucos são os remanescentes (em * na arte) dos períodos em que Zezé Perrella, Alvimar de Oliveira Costa e Gilvan de Pinho Tavares comandaram o clube.

A maior prova da aliança quase inabalável construída por Itair Machado com o presidente foi a confirmação da permanência do vice futebol do Cruzeiro em meio à crise política e administrativa. Mesmo diante de tantas denúncias relativas ao futebol, as primeiras delas veiculadas em rede nacional pelo Fantástico, da TV Globo, o dirigente seguiu firme no cargo. Ele ainda enfrentou um movimento de diretores, do presidente do Conselho Deliberativo, Zezé Perrella, e de conselheiros influentes, contrários à sua permanência, e ratificou seu poder.

<i>(Foto: Soraia Piva)</i>
Ainda que tivesse sido afastado, Itair seguiria como o homem mais respaldado no Cruzeiro, uma vez que detém grande afinidade com a maior parte dos diretores de diferentes setores.

Chama a atenção o fato de ele, com articulação própria e de seus pares, empregar no clube conselheiros que apoiaram a chapa adversária, derrotada nas últimas eleições presidenciais. Estiveram ao lado de Sérgio Rodrigues em outubro de 2017 e hoje fazem parte da administração o assessor de Wagner, Marco Túlio Miranda (ex-candidato a vice de Sérgio); o diretor da escola de esportes, Fábio Elias; o diretor de marketing, Leandro Freitas; e o diretor comercial, Renê Salviano.

As famílias também ganharam espaço na gestão de Wagner Pires de Sá. O presidente nomeou sua esposa como diretora do Instituto 5 Estrelas e colocou o filho, Humberto Pires de Sá, como estagiário da Toca da Raposa I. Já Itair deu oportunidade ao cunhado, Fabrício Visacro, hoje assessor de futebol do clube.
LEGENDAS

1 - Irmão da esposa de Itair. É a pessoa mais próxima do vice em toda estrutura. 
2 - Principal homem de confiança de Itair na Sede Administrativa do Cruzeiro. 
3 - Braço direito de Wagner Pires de Sá na Sede Administrativa. 
4 - Principal articulador político de Itair Machado no Conselho Deliberativo. É fundamental para manter os associados sob controle. 
5 - Assim como Gaúcho, tem responsabilidade na articulação política no Conselho.
6 - Velho conhecido de Itair desde os tempos de Ipatinga, Amarildo controla as categorias de base.
7 -  Mulher de Wagner Pires de Sá. Comanda o Instituto 5 Estrelas e tem poder para tomar decisões em diversos departamentos na Sede Administrativa
8 - Uma espécie de chefe de gabinete de Zezé Perrella no Conselho Deliberativo. Não é secretário (há outra funcionária com esse cargo), mas, sim, principal interlocutor. 
9 - Ex-candidato a vice-presidente na chapa de Sérgio Rodrigues, Miranda é o principal elo entre Zezé e Wagner Pires de Sá.
10 - Filho de Wagner Pires de Sá. Embora esteja lotado na Toca I, tem olhos atentos na Sede Administrativa. 
11 - Apoiou Sérgio Rodrigues na eleição presidencial, mas ganhou espaço e confiança de Itair Machado.
12 - Filho do ex-presidente do Conselho Deliberativo, Wilmer Santa Luzia. Ganhou espaço após participação ativa do pai na campanha de Wagner.
13 - O ex-preparador físico do profissional é mais ligado ao vice-presidente Hermínio Lemos, que é seu tio.
14 - Advogado, foi um dos primeiros nomeados por Itair para as categorias de base.
15 - Nora do ex-presidente do Conselho, João Carlos Gontijo Amorim, ficou próxima da cúpula de Itair na Sede Administrativa mesmo após apoiar Sérgio Rodrigues na campanha presidencial.
16 - Está lotado no departamento de eventos. É braço de direito de Paulinho Céu Azul
17 - Homem de confiança do vice-presidente Hermínio Lemos.
18 - Filho de Zezé Perrella, é o elo de Itair Machado com o presidente do Conselho.
19 - Conselheiro, próximo ao vice-presidente Hermínio Lemos.
20 - Conselheiro próximo de Itair. Pai de Hudsinho, funcionário da Nike.
21 - Participou ativamente da campanha de Sérgio Santos Rodrigues por ser próximo de Zezé e Gustavo Perrella. Com o tempo, adquiriu confiança de Itair e Wagner.
22 - No clube há mais tempo, ganhou prestígio com a eleição de Wagner. É próxima de Marina, esposa de Itair Machado.
23 - Ex-integrante da torcida Geral Celeste e muito próximo de Leandro Freitas.
24 - Muito próximo de Fabrício Visacro e Leandro Freitas.
25 - Ex-funcionário da Federação Mineira de Futebol.
26 - Filha de Hissa Elias Moyses, diretor do braço esportivo do Banco BMG.
27 - Pessoa de confiança de Ana Flávia Nazaré, gerente de marketing.

Tags: wagner pires de sá itair machado diretoria cruzeiro actiontag-no-capitalize actiontag-no-ads