Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Perrella diz que Itair pediu para ficar no Cruzeiro mesmo em caso de afastamento de Wagner: 'Possibilidade é zero'

'Eu gosto do Cruzeiro e acho que ele (Itair) é uma pessoa que faz mal ao clube', disse Perrella

postado em 03/10/2019 12:45 / atualizado em 03/10/2019 15:52

<i>(Foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)</i>

O vice de futebol do Cruzeiro, Itair Machado, tem trabalhado nos bastidores para continuar no clube caso o mandatário Wagner Pires de Sá seja afastado. Segundo o  presidente do Conselho Deliberativo, Zezé Perrella, Itair pediu para não ser demitido do cargo se houver vitória da oposição em reunião extraordinária convocada para o dia 21, às 19h, no Dayrell Hotel e Centro de Convenções.

Nesse encontro, os conselheiros votarão os afastamentos do presidente Wagner e de seus vice eleitos, Hermínio Lemos e Ronaldo Granata, e a instauração de um Comitê Gestor para administrar o clube de forma imediata.

Para conseguir afastar o presidente, o grupo de oposição do Cruzeiro precisará da metade mais um dos votos do Conselho Deliberativo.

"Ele (Itair Machado) me procurou ontem (quarta-feira) através do meu irmão Alvimar, já estava querendo encontrar comigo há 60 dias e eu não o recebia. Meu irmão acenou com a possibilidade de uma renúncia, inclusive dele (Itair). Eu o recebi por isso, pensando que a proposta dele era essa, mas não. A proposta dele era continuar no Cruzeiro ainda que o Wagner fosse afastado. Não existe a menor possibilidade de ele continuar. Ele é o pivô desta crise toda. Tem uma participação dentro do Cruzeiro maior que o presidente. Nós não precisamos pedir o afastamento dele, porque ele é funcionário do clube”, disse Zezé Perrella, em entrevista ao Redação SporTV.  

“A gente não consegue entender como o Wagner deixa uma situação desta. Eu particularmente não tenho nada contra ele (Itair Machado). Mas acho ele um péssimo de um gestor, completamente irresponsável. O que fizeram no episódio do Rogério Ceni, o Cruzeiro gastou quase R$ 4 milhões nesta operação para o cara vir e depois sair. Isso é gestão? Nada pessoal contra ele (Itair). Eu gosto do Cruzeiro e acho que ele (Itair) é uma pessoa que faz mal ao clube. Ele e toda a diretoria. Óbvio que se a gente assumir temporariamente a possibilidade de ele ficar é zero”, acrescentou.

O Superesportes ligou para Itair Machado no fim da manhã desta quinta-feira, mas ele não atendeu o telefone.

Afastamento temporário

Mesmo que o resultado da votação seja pelo afastamento de Wagner, ele não deixará de ser presidente do Cruzeiro. O mandatário será apenas afastado de suas funções por período determinado e decidido antes do início da votação. Destituição ou impedimento de Pires de Sá exigiria dois terços dos votos.

"Por que o afastamento temporário? Se optarmos pelo afastamento definitivo da diretoria, nós precisamos de dois terços do Conselho Deliberativo e dois terços da assembleia geral. Todos os sócios também votariam. Nós não temos esse número hoje. O que nós queremos? Pedir o afastamento temporário, montar o conselho gestor para tocar o Cruzeiro nestes 90 ou 120 dias e depois, se nós entendermos que temos que pedir o afastamento definitivos, nós o faremos a partir de janeiro ou de fevereiro", disse Perrella.

A diretoria do Cruzeiro prepara ação na Justiça para tentar impedir a realização da reunião.

"Eles entraram na Justiça tentando anular a reunião. O que ele (Wagner Pires de Sá) chamou de bagaço de laranja, eles não querem largar nem o bagaço. Deve estar muito bom para eles. Essa reunião começa a contar o prazo a partir de hoje (quinta), será no dia 21. Nós optamos pelo afastamento temporário, de 90 ou 120 dias, ainda vamos decidir, para que tenhamos acesso e fazer uma auditoria neste período, para conseguir documentação necessária para tomar outra atitude depois", completou Perrella.

Conselho de notáveis

Zezé Perrella disse que montará um conselho de notáveis para administrar o clube caso Wagner Pires de Sá seja afastado. Perrella disse que não tem interesse de voltar a ser presidente do clube.

"O nosso estatuto diz que o presidente do Conselho assume. Mas eu não quero ser presidente do Cruzeiro nem um dia. Eu, com 24 horas, vou montar um conselho gestor, com cruzeirenses notáveis, vou ajudar, obviamente, com a minha experiência no futebol, mas não quero voltar a ser presidente. Eu já dei a minha contribuição, entrei para ser presidente do Conselho Deliberativo com o intuito de ajudar, vi que a situação já estava complicada, mas nunca pediram a minha ajuda, ninguém nunca me ligou. Simplesmente ignoraram, tomaram o Cruzeiro  de assalto, fizeram um projeto para ficar lá por 20 anos. Tanto é que na assembleia geral eles colocaram 1 mil sócios novos dentro da sede social para comandar a assembleia geral. É terrível o que eles fizeram com o Cruzeiro", disse.

Senhas dos computadores

Perrella disse que tem limitações dentro do Cruzeiro. Revelou que até as senhas dos computadores utilizados pelo Conselho Deliberativo foram substituídas sem a sua anuência.

"Faremos a reunião fora das dependências do Cruzeiro, porque não temos acesso a nada lá hoje. Para você ter uma ideia, até as senhas dos computadores do Conselho foram substituídas. Estou fazendo tudo fora do Cruzeiro, porque a diretoria dificulta tudo. Os últimos três requerimentos que mandei para eles solicitamos documentos do balancete de 2019, eles sequer respondem. Eles estão ignorando que exista Conselho. É por esse motivo que nós vamos pedir o afastamento temporário para que nós tenhamos acesso para ver o que de fato esteja acontecendo no Cruzeiro. As denúncias que a TV Globo fez são seríssima. Para você ter uma ideia, o Cruzeiro pagou R$ 24 milhões de intermediação de jogadores somente no ano de 2018, 2 milhões por mês. Quem o Cruzeiro vendeu para justificar isso? No mínimo devem ser afastados por gestão temerária. Eles estão acabando com o Cruzeiro", frisou.

Tags: Itair Machado Wagner Pires de Sá cruzeiroec diretoria gestor crise