Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Efeito suspensivo empurra possível perda de mando de campo do Cruzeiro para 2020

Clube celeste poderá enfrentar Palmeiras no Mineirão, dia 8 de dezembro

postado em 27/11/2019 19:19 / atualizado em 27/11/2019 19:39

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva concedeu ao Cruzeiro efeito suspensivo das punições pelos incidentes ocorridos no clássico contra o Atlético, no último dia 10 de novembro (domingo), no Mineirão, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com isso, o clube ficará livre da perda de mando de campo de um jogo e do pagamento de multa de R$ 100 mil até que o recurso seja julgado em última instância.

Não há, por ora, data definida para a apreciação por parte do Tribunal Pleno do STJD. Ainda que ocorra na próxima semana e a condenação seja mantida, não existe tempo hábil em relação à aplicação da perda de mando, uma vez que a Confederação Brasileira de Futebol, ao ser notificada da punição, precisa de pelo menos dez dias para alterar o local de uma partida na Série A.

Assim, o jogo entre Cruzeiro e Palmeiras, pela 38ª rodada do Brasileiro, está confirmado para domingo, dia 8 dezembro, às 16h, no Mineirão. “Deferido efeito suspensivo no recurso do Cruzeiro contra a decisão proferida pela 3ª CD do STJD. Última partida do Brasileiro será em casa contra o Palmeiras. E seguimos trabalhando para reverter a decisão no Pleno”, escreveu Theotonio Chermont, advogado que representa o clube no processo, em seu perfil no Twitter.

Valdir Barbosa, diretor de comunicação do Cruzeiro, reforçou ao Superesportes o posicionamento de que a eventual sentença não será aplicada em 2019. “Pode ocorrer semana que vem, mas não vai interferir nada no jogo contra o Palmeiras. De acordo com a lei, local e horário precisam ser definidos dez dias antes do evento. Então, é só fazer a conta. Esta semana não dá mais para o Tribunal Pleno. A CBF, inclusive, já marcou o jogo para o Mineirão. Se julgar segunda ou terça-feira, só vai cumprir no ano seguinte”.

Caso não consiga reverter a decisão do STJD, o Cruzeiro cumprirá a determinação judicial na Copa do Brasil de 2020, competição nacional subsequente ao Brasileiro de 2019. O jogo precisaria ser disputado em um estádio distante pelo menos 100 quilômetros de Belo Horizonte. Desta forma, a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, está descartada, pois fica a 70 km da capital. Possíveis alternativas são o Ipatingão, em Ipatinga (211 km), o Melão, em Varginha (320 km), e o Parque do Sabiá, em Uberlândia (540 km).

Antes de pensar na próxima temporada, o Cruzeiro tenta se manter na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Vencer o CSA nesta quinta-feira, às 21h30, no Mineirão, será fundamental na luta contra o rebaixamento. O time celeste é o 17º colocado, com 36 pontos em 34 rodadas (sete vitórias, 15 empates e 12 derrotas).

Tags: Palmeiras Cruzeiro interiormg futnacional Mineirão seriea