Cruzeiro
None

CAMPEONATO MINEIRO

Atacantes da base marcam, e Cruzeiro vence Boa na estreia do Campeonato Mineiro

Thiago e Welinton balançam a rede e garantem vitória da Raposa no Mineirão

postado em 22/01/2020 23:26 / atualizado em 23/01/2020 02:47

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM D.A Press)
O Cruzeiro iniciou a temporada da reconstrução vencendo o Boa por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Mineirão, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro. Os gols foram marcados por dois jogadores revelados nas categorias de base do clube. Aos 18 minutos do primeiro tempo, Thiago, de 18 anos, subiu na segunda trave e completou para as redes o cruzamento de Maurício. Aos 41’ da etapa final, Welinton, de 20, correu de uma área até a outra, recebeu de Judivan e tocou na saída de Renan Rocha.

Com a vitória sobre o Boa, o Cruzeiro lidera o Mineiro ao lado do Patrocinense, que bateu o Villa Nova, também por 2 a 0, no estádio Pedro Alves Nascimento, em Patrocínio. No sábado, às 19h30, o time celeste pegará o Tombense, no estádio Antônio Guimarães de Almeida, em Tombos, pela segunda rodada do estadual. Assim como a Raposa, o Gavião-carcará estreou com resultado positivo: 1 a 0 em cima do Tupynambás, em Juiz de Fora.

O jogo


Do rebaixamento à Série B até a estreia no Campeonato Mineiro, os torcedores do Cruzeiro experimentaram sentimentos de tristeza e esperança. Por um lado, viram a dívida total atingir patamar impagável em curto prazo, de R$ 800 milhões, consequência da desastrosa administração do ex-presidente Wagner Pires de Sá. Por outro, animaram-se com a promessa de transparência do núcleo de gestores que tentam salvar as finanças do clube.

No futebol, o elenco sofreu debandada, seja por iniciativa do próprio Cruzeiro ou recusa de jogadores em aceitar readequação salarial conforme as possibilidades financeiras. Saíram Dodô, Egídio, Fabrício Bruno, Éderson, Jadson, Henrique, Thiago Neves, David, Marquinhos Gabriel, Ezequiel, Pedro Rocha, Joel e Sassá. Ariel Cabral, Fred, Dedé e Manoel também devem deixar a Toca.

Os experientes que decidiram ficar - Fábio, Rafael, Edilson, Leo e, até o momento, Rodriguinho - ressaltaram a oportunidade de participar do processo de reconstrução do clube. Junto a eles, jovens remanescentes de 2019 e promovidos do time da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020. Logo na estreia, o técnico Adilson Batista escalou sete garotos: Cacá, Rafael Santos, Jadsom, Adriano, Maurício, Alexandre Jesus e Thiago.

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM D.A Press)

Nos primeiros toques na bola, os pratas da casa aparentavam certa falta de sintonia, e o Boa parecia ameaçar. Entretanto, a partir dos 10 minutos, o Cruzeiro se encontrou. Aos 18’, Maurício arrancou pela esquerda e cruzou para a segunda trave. Principal surpresa de Adilson na equipe, o centroavante Thiago, de 1,88m, cabeceou no canto esquerdo e abriu o placar: 1 a 0.

A estreia só não foi perfeita para Thiago por causa de uma ‘puxada’ na coxa esquerda. Aos 23 minutos, ele se machucou sozinho ao correr para tentar alcançar bola lançada por Maurício e foi substituído por Judivan. No restante da etapa inicial, o time não criou chance clara, mas apresentou disposição, sobretudo com Maurício, bastante participativo no jogo.

No início do segundo tempo, o Cruzeiro teve duas boas oportunidades para ampliar o placar. Aos 6 minutos, Judivan conduziu a bola no ataque e soltou a bomba de pé direito, exigindo boa defesa de Renan Rocha. Na sequência, Maurício deu assistência a Rodriguinho, que girou e bateu de canhota, com muito perigo.

No decorrer da etapa final, o Cruzeiro administrou uma tentativa de pressão do Boa e deu números finais à partida em lance de contra-ataque. Aos 41 minutos, Judivan recebeu de Maurício no meio-campo e enfiou para Welinton, que usou sua principal virtude, a velocidade, para correr de ‘área a área’ e bater rasteiro na saída de Renan Rocha: 2 a 0.




CRUZEIRO 2X0 BOA


CRUZEIRO
Fábio; Edilson, Leo, Cacá e Rafael Santos; Jadsom (Edu, aos 12min do 2ºT) e Adriano; Maurício, Rodriguinho (Welinton, aos 37min do 2ºT) e Alexandre Jesus; Thiago (Judivan, aos 23min do 1ºT)
Técnico: Adilson Batista

BOA
Renan Rocha; Chiquinho, Wesley, Fernando Fonseca e Carlinhos; Caio César, Da Silva (Denis, aos 14min do 2ºT), Cesinha (Romário, aos 30min do 2ºT) e Gindre; Jefferson e Léo Goteira (Gledson, aos 38min do 1ºT)
Técnico: Nedo Xavier

Gols: Thiago, aos 18min do 1ºT; Welinton, aos 41min do 2ºT (CRU)

Cartões amarelos: Edilson, aos 17min, Jadsom, aos 42min, Maurício, aos 47min do 2ºT (CRU); Da Silva, aos 29min do 1ºT; Gledson, aos 23min do 2ºT (BOA)

Motivo: 1ª rodada do Campeonato Mineiro

Estádio: Mineirão

Data: quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Árbitro: Ronei Cândido Alves

Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Leonardo Henrique Pereira

Pagantes: 7.774

Presentes: 9.945

Renda: R$ 149.718,00

Tags: Cruzeiro base Thiago interiormg futnacional Boa Welinton