Cruzeiro
None

CORONAVÍRUS

Coronavírus: funcionários e comissão técnica do Cruzeiro realizam testes em retorno à Toca II

Clube divulgou imagens da primeira etapa da volta aos trabalhos no CT

postado em 15/05/2020 15:25 / atualizado em 15/05/2020 15:47

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
Profissionais do Cruzeiro e membros da comissão técnica realizaram testes, nesta sexta-feira, para que sejam diagnosticados possíveis casos de contaminação pelo novo coronavírus. A ideia inicial do clube celeste é que eles retornem aos trabalhos na Toca da Raposa II já nesta segunda-feira, mesma data em que os atletas passarão pelas análises laboratoriais. A volta do grupo de jogadores aos treinamentos está agendada para a próxima quarta-feira

Imagens registradas pelo departamento de comunicação do Cruzeiro e divulgada nas redes sociais mostram o auxiliar-técnico de Enderson Moreira, Luis Fernando Flores, sendo submetido ao exame dentro de seu carro. Já Ricardo Drubuscky, diretor de futebol, realizou o teste em um ponto de apoio instalado no estacionamento do CT. As fotos ainda mostram o administrador da Toca II, Otávio Coutinho, realizando anotações com uma prancheta.

Chefe do departamento médico do Cruzeiro, Sérgio Campolina comentou a primeira etapa para retorno aos trabalhos. “Fizemos uma avaliação laboratorial sorológica em aproximadamente 55 funcionários. Todas elas passaram pelos testes em sistema drive-thru, permanecendo dentro de seus carros. Os colaboradores também responderam questionários que foram aplicados, o que mostra um envolvimento significativo de todos nesse modelo de combate e controle da pandemia”, disse.

Na última quarta-feira, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, liberou o retorno das atividades desde que fossem cumpridas uma série de medidas sanitárias, como a testagem a todos os profissionais envolvidos no funcionamento da Toca da Raposa II.  

Seguindo padrões de clubes da Europa, que começaram a retornar aos trabalhos, o departamento médico do Cruzeiro já preparou um protocolo de saúde para tomar os cuidados possíveis. Entre as ações, estão medição de temperatura dos atletas ao chegar ao CT, testes para verificar possíveis diagnósticos de COVID-19, além de atividades sem aglomerações.

O Cruzeiro paralisou suas atividades em 17 de março. Desde então, os jogadores têm tentando manter a forma física com trabalhos individuais. No fim de março, os clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro decidiram dar férias de 20 dias aos elencos, mas o período acabou ampliado por mais 10 dias, até 1º de maio. Desde então, os atletas têm seguido orientações do departamento de preparação física da Raposa.

O número de mortes pelo novo coronavírus em Minas Gerais saltou de 139 para 146 nesta sexta-feira, segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Foram sete novos óbitos em 24 horas. O total de infectados é de 4.196. Outras 1.956 pessoas conseguiram se recuperar da COVID-19.

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)

Tags: Cruzeiro serieb interiormg futnacional