Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Enderson Moreira admite surpresa com arrancada rápida do Cruzeiro na Série B

Time superou perda de pontos e manteve 100% de aproveitamento

postado em 16/08/2020 19:19 / atualizado em 17/08/2020 00:56

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
O Cruzeiro superou a perda de seis pontos na Fifa pela dívida da contratação do volante Denílson (R$ 5,4 milhões ao Al Wahda-EAU) e arrancou com três vitórias na Série B do Campeonato Brasileiro. Na estreia, o time bateu o Botafogo-SP, por 2 a 1, no dia 8, no Mineirão. Na última terça-feira, foi a vez de vencer o Guarani, por 3 a 2, no Brinco de Ouro, em Campinas. Já neste domingo, ganhou do Figueirense, por 1 a 0, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. A sequência positiva da Raposa surpreendeu até mesmo o técnico Enderson Moreira, que esperava recuperação um pouco mais demorada no torneio.


“É claro que eu não esperava. A gente trabalha para isso, mas os jogos são difíceis, que a gente precisa ter muita concentração. Todos os times agora têm um objetivo muito claro de poder conquistar uma das quatro vagas. Eu, particularmente, sempre achei que a gente fosse demorar mais tempo para poder se desgarrar. A gente também não está em uma situação tão favorável. Ainda precisamos manter uma sequência de bons resultados, de pontuar rodada a rodada, acho que isso é importante. Mas estamos com os pés no chão, sabendo que muita coisa precisa ser melhorada”.

Neste domingo, o Cruzeiro lidou com dificuldades, já que precisou conter volume de jogo superior do Figueirense, especialmente nos últimos 45 minutos. Contra o Guarani, a equipe celeste saiu atrás no placar, virou ainda na etapa inicial, e demonstrou reação rápida no segundo tempo ao marcar o terceiro gol, aos 29min, pouco depois de o adversário ter empatado. Situação semelhante havia acontecido diante do Botafogo: a Raposa levou o gol já no fim do jogo, aos 40min do segundo tempo, e mesmo assim teve forças para buscar o resultado positivo, aos 42min.


Ao avaliar o desempenho contra o Figueirense, Enderson reconheceu os percalços da equipe, porém enalteceu o ganho de confiança para crescer na Série B mediante vitórias. “Disse aos atletas que a gente fica feliz pelo resultado. Nos 15 primeiros minutos jogamos um futebol bacana, com boas possibilidades. Depois tivemos um pouco mais de dificuldade, a equipe do Figueirense cresceu na partida, conseguimos fazer 1 a 0 e controlamos o segundo tempo. Mas disse a eles que temos a perspectiva de fazer jogos melhores, e que bom que a gente pode ter essa pretensão em cima de bons resultados. Vamos ganhando confiança, os atletas acreditam mais naquilo que temos colocado, e acho que é fundamental para a sequência”.

Nono colocado da Série B, o Cruzeiro voltará a jogar pela competição na próxima quinta-feira, às 21h, contra a Chapecoense, no Mineirão. Além de aguardar o retorno do departamento médico com relação ao lateral-esquerdo Giovanni e ao volante Jean, Enderson Moreira planeja utilizar o atacante Arthur Caike, emprestado pelo Al-Shabab, da Arábia Saudita, até 31 de janeiro de 2021. O atleta passará por avaliações nos treinamentos de segunda, terça e quarta, e, caso tenha evolução satisfatória, deverá ser escalado no decorrer do segundo tempo.

Tags: Cruzeiro campanha análise serieb interiormg futnacional Enderson Moreira