Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro inicia temporada 2021 com movimentação intensa no mercado da bola

Clube pretende montar base do elenco desde o início do estadual

postado em 12/02/2021 14:00 / atualizado em 12/02/2021 19:04

(Foto: Montagem sobre fotos de divulgação)
Depois da frustrante participação na Série B 2020, em que terminou em 11º lugar, com 49 pontos, o Cruzeiro quer ser certeiro no planejamento para 2021. O pontapé de partida foi a contratação do técnico Felipe Conceição, que terá a liberdade de indicar jogadores de sua preferência. Por sua vez, o diretor executivo de futebol, André Mazzuco, é o responsável pelas conversas com dirigentes, empresários e jogadores. O objetivo é montar a base do elenco desde o início do ano, pensando em Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e na segunda divisão do Brasileiro. A estreia no estadual será no dia 28 de fevereiro (domingo), às 10h, contra o Uberlândia, no estádio Parque do Sabiá.


“Todas as três competições no nosso calendário deste ano são importantes por fatores distintos. A gente tem o critério técnico que precisamos disputar o título do Mineiro como foco. A Copa do Brasil, financeiramente, é muito importante e precisa ser dada a devida atenção.  Ao mesmo tempo, a Série B, um campeonato longo que nos dá o calendário do ano que vem, para o acesso à Série A”, afirmou Mazzuco, em entrevista ao Superesportes

“Diferentemente do ano passado, vamos começar com uma equipe bem montada, com jogadores e remanescentes no elenco que nós queríamos. Vamos começar o trabalho com a equipe formatada. Naturalmente, ao longo da temporada, podem surgir oportunidades e outros acontecimentos de saída, mas a gente começa o trabalho com novo treinador e 14 dias de preparação para formatar as ideias e implementar essa filosofia que a gente deseja. Nossa ideia é participar do Mineiro com essa base montada e a equipe em formação para que a gente tenha uma temporada mais sólida”, complementou o dirigente.



O Cruzeiro se mostrou incisivo no mercado da bola ao encaminhar seis reforços: o lateral-esquerdo Alan Ruschel, o zagueiro Eduardo Brock, os volantes Matheus Barbosa e Matheus Neris, o meia Marcinho e o atacante Felipe Augusto. Há negociação em andamento com o atacante Bruno José, do Internacional, e interesse no lateral-direito Paulo Henrique, do Paraná - segundo o Blog da Nadja, do Globoesporte, o Juventude é o destino do jogador.

A estratégia da Raposa também passa pelas saídas do elenco de 2020. O lateral-direito Rafael Luiz, que era reserva de Raúl Cáceres, foi requisitado pela Ferroviária-SP, enquanto o lateral-esquerdo Patrick Brey, com contrato até março, não permanecerá na Toca. O clube ainda vendeu o volante Jadsom Silva ao Bragantino, por R$5,4 milhões; emprestou o atacante Sassá ao Marítimo, de Portugal; e deve abrir mão do zagueiro Cacá, que tem sondagens do futebol japonês.

Por outro lado, a comissão técnica contará com atletas que atuaram bastante em 2020, como o goleiro Fábio, o lateral-direito Cáceres, os zagueiros Manoel e Ramon, o lateral-esquerdo Matheus Pereira, o volante Adriano e os atacantes Airton, Rafael Sobis e William Pottker. A diretoria também considera a possibilidade de o Grêmio estender o empréstimo de Filipe Machado até o fim de 2021.

E os salários?


Ao mesmo tempo em que anima a sua torcida com a reformulação do grupo de jogadores, o Cruzeiro convive com dificuldades financeiras e não estipula prazo para colocar os salários em dia. André Mazzuco explicou ao Superesportes que o tema tem sido tratado de maneira bastante transparente tanto com os remanescentes de 2020 quanto com os que chegam à Toca em 2021.

“A gente procura ser muito transparente no cenário do clube. Temos um diálogo totalmente aberto e muito transparente com os jogadores que estão aqui conosco. Mostramos a eles o que a gente vai enfrentar e, ao mesmo tempo, a busca constante por soluções. Em momento algum dissemos a eles que seria fácil, porque não vai ser, mas temos uma equipe trabalhando para isso”.

Tags: entrevista Cruzeiro interiormg futnacional mercadobola André Mazzuco