Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro: Conceição enaltece Rômulo e revela setor onde pretende escalá-lo

Jogador assinou por três temporadas com a Raposa após nove anos na Itália

postado em 01/04/2021 12:00 / atualizado em 01/04/2021 13:18

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
O Cruzeiro faz planos para escalar Rômulo em até duas semanas, conforme afirmou o técnico Felipe Conceição ao Superesportes. A ideia do comandante é utilizar o jogador de 33 anos no meio-campo, em função semelhante à exercida por ele em clubes da Itália nas últimas nove temporadas: Fiorentina, Verona, Juventus, Genoa, Lazio e Brescia.

“O Rômulo é um atleta que chegou para a gente, está há algum tempo sem jogar uma partida oficial, mas é um atleta que se cuida e tem um lastro muito grande no nível alto, que é o Campeonato Italiano”, disse Conceição.

“Acho que a adaptação dele será rápida, é isso que eu acredito e torço. Em torno de uma ou duas semanas, a gente já pode contar com ele. Nesse tripé do meio, o vejo com possibilidade de ser utilizado como meia, tanto pela esquerda quanto pela direita”, acrescentou.


Rômulo assinou vínculo de três temporadas com a Raposa. Seu último jogo oficial foi em 27 de junho de 2020, quando entrou aos 37 minutos do segundo tempo do empate do Brescia com o Genoa, por 2 a 2, pela 22ª rodada do Campeonato Italiano.

O próprio reforço, na entrevista de apresentação, já havia ressaltado a maneira como preferia jogar. “Nos últimos 10 anos atuei sempre assim, no meio-campo, como volante, e volto para o Brasil para exercer essa função. Já conversei com toda a comissão e vamos lutar para jogar como um volante, como homem de meio-campo”.

Caso a previsão da comissão técnica seja cumprida, Rômulo poderá ficar ao menos no banco de reservas no clássico contra o Atlético, marcado para domingo, 11 de abril, às 16h, no Mineirão, pela nona rodada do Campeonato Mineiro.

Assim que entrar em campo, o jogador reestreará com a camisa azul, já que defendeu o Cruzeiro há mais de uma década como lateral-direito. Em 2010, ele fez parte do elenco vice-campeão brasileiro. Em 2011, conquistou o título estadual. Durante dez meses no clube, marcou um gol em 19 partidas. Na maioria das vezes, ficou no banco de reservas em meio à preferência do técnico Cuca por Jonathan e Pablo.

 

Futebol italiano


Após breve passagem pelo Athletico-PR, por empréstimo, Rômulo se transferiu para a Fiorentina, que pagou 2,5 milhões de euros (R$5,6 milhões) por seus direitos econômicos. O Cruzeiro recebeu 50% do valor - R$2,8 milhões - da negociação fechada em julho de 2011.

Na Itália, Rômulo passou a jogar na segunda linha e teve grande crescimento individual, principalmente quando foi comprado pelo Verona por 3,5 milhões de euros. O então técnico da Seleção da Itália, Cesare Prandelli, gostou do rendimento do atleta na meia direita e pretendia convocá-lo para a disputa da Copa do Mundo de 2014. Naquela altura, o volante já tinha obtido a nacionalidade italiana.


“Minha convocação foi depois de uma temporada que fiz pelo Verona. O Cesare Prandelli, treinador da Seleção Italiana, estava lá no estádio - eu cumpria suspensão naquele jogo. O segurança do clube me chamou falando que o Cesare queria conversar comigo. Eu não acreditei: por que o treinador da Seleção Italiana iria querer falar comigo?”, contou o jogador ao canal oficial do Cruzeiro no YouTube.

“Quando me aproximei, vi que ele estava lá. Meu coração começou a bater mais forte, deu frio na barriga, as mãos começaram a suar. Sempre tive o sonho, por ter o sangue italiano, de vestir a camisa da seleção. Ele me perguntou se eu estava pronto e preparado, e eu disse que sim. Ele me fez outra pergunta: ‘Rômulo, se eu te convocar, para ti será uma questão profissional, de status e marketing ou será um orgulho defender as cores do nosso país?’. Eu disse que com certeza defenderia as cores da seleção italiana com todas as minhas forças e que seria uma questão de muito orgulho para mim e minha família”, continuou.

“Então ele falou: ‘você já está convocado. A gente se vê na preparação para o Mundial que será no seu país de nascimento, o Brasil’. Para mim foi como se estivesse flutuando, demorou um pouco para cair a ficha. Chorei bastante ao lado da minha esposa (...), foi um dos momentos mais importantes da minha vida”, complementou.


Rômulo acabou fora da Copa de 2014 por causa de uma pubalgia. Isso não impediu, contudo, que ele lograsse outro grande feito na carreira: a ida para a Juventus, maior agremiação esportiva da Itália, em 2014/2015. Embora tenha disputado apenas cinco partidas, o jogador comemorou bastante a oportunidade de estar ao lado de grandes craques do futebol mundial, como o goleiro Buffon e os meio-campistas Pirlo e Pogba. Já em 2018/2019, representou a Lazio.

“Tive a oportunidade de jogar com grandes nomes do futebol, como o Buffon, um dos maiores goleiros da história e o maior da Itália. Joguei com o Pirlo, um maestro, com Pogba, Marchisio, Carlitos Tevez, Milinkovic-Savic da Lazio, o Immobile, que ganhou a Bola de Ouro, e tantos outros nomes”, frisou.

“Nunca passou pela minha cabeça atuar ao lado de craques como esses. Aprendi muito com eles em comportamento e posicionamento tático. Amadureci muito na minha carreira e me orgulho bastante disso”, complementou.

Em nove anos na Itália, Rômulo disputou 218 jogos oficiais, marcou 17 gols e deu 34 assistências, de acordo com dados dos sites Transfermarkt e OGol. As estatísticas contemplam Série A, Série B e Copa nacional. O time pelo qual o volante mais se destacou foi o Verona: 13 gols e 26 assistências em 124 apresentações.

Tags: volante entrevista Cruzeiro perfil serieb interiormg futnacional Rômulo Felipe Conceição