Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Defesa do Cruzeiro brilha e busca 2º melhor marca deste formato do Mineiro

Em ascensão, time levou apenas três gols no Estadual até aqui - nenhum nas últimas quatro partidas disputadas

postado em 12/04/2021 09:02

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
A evolução do Cruzeiro nas últimas partidas e a vitória sobre o favorito Atlético no clássico desse domingo passam muito pela grande fase vivida pelo sistema defensivo. Em nove jogos no Campeonato Mineiro, o time levou apenas três gols (média de um a cada três partidas). E, se não for vazada nas duas rodadas que restam nesta primeira fase, a defesa celeste registrará a segunda melhor marca desde que o Estadual passou a ser disputado em formato semelhante ao atual, em 2001.


O time que menos levou gols nos 11 jogos da etapa classificatória do Mineiro foi o Cruzeiro de 2018. Comandada pelo técnico Mano Menezes, aquela equipe - que viria a ser campeã estadual - foi vazada apenas duas vezes na primeira fase: na vitória por 2 a 1 sobre o Tombense e no empate dos reservas em 1 a 1 com o Patrocinense, já na última rodada.

Em 2021, os gols sofridos foram no empate por 1 a 1 com o Uberlândia e nas derrotas por 1 a 0 diante da Caldense e do América. A defesa celeste não é superada desde o clássico perdido no último dia 21. A partir daí, foram quatro partidas: o 0 a 0 com o Tombense e os triunfos sobre Boa Esporte (1 a 0), Coimbra (2 a 0) e Atlético (1 a 0).

A vitória sobre o favorito Atlético nesse domingo, no Mineirão, simbolizou o grande momento da defesa celeste. Contra o melhor ataque do campeonato e sem poder contar com o zagueiro Manoel, o Cruzeiro pouco sofreu. A única jogada de perigo do adversário (uma bela enfiada de bola do meio-campista Nacho Fernández para o atacante Eduardo Vargas) foi parada em grande defesa do goleiro Fábio.


“Foi uma vitória espetacular por todo o contexto. A garra, a determinação e a organização na partida nos deram a vitória, isso me deixa muito feliz. Estamos cientes de que temos muito a crescer, há uma margem muito grande de crescimento. É apenas o início de trabalho, mas estamos no caminho certo.  A cada semana temos demonstrado crescimento e trabalho para isso. O mérito é de todos que trabalham em prol de um Cruzeiro mais forte”, comemorou o técnico Felipe Conceição.

Atualmente, a segunda melhor marca defensiva é dividida por dois times, que sofreram quatro gols nas 11 rodadas da fase classificatória: a Caldense de 2015 e o próprio Cruzeiro de 2014.

Portanto, o time de Felipe Conceição precisa manter a defesa “em branco” nos dois compromissos que restam para ocupar o posto isoladamente. Nos próximos domingos, a equipe vai enfrentar Pouso Alegre, no Manduzão, e Patrocinense, no Mineirão.

O jogo seguinte, porém, não é pelo Estadual. A equipe inicia nesta segunda-feira a preparação para enfrentar o América-RN, na Arena das Dunas, em Natal, pela segunda fase da Copa do Brasil. A bola rola às 21h30 desta quarta-feira.

Tags: cruzeiro mineiro raposa defesa fabio serieb cruzeiroec interiormg futnacional