Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro x Atlético: clássico de alta tensão pode apontar rumos de rivais na reta final do Brasileiro

Mineirão recebe duelo decisivo, às 16h deste domingo, pela 32ª rodada

postado em 10/11/2019 06:00 / atualizado em 10/11/2019 00:05

(Foto: Gladyston Rodrigues/EM D.A Press e Bruno Cantini/Atletico/Divulgacao )
Cruzeiro e Atlético se enfrentam neste domingo, às 16h, no Mineirão, em clássico que pode apontar seus rumos no Campeonato Brasileiro. A classificação mostra o time celeste em situação mais delicada, a um ponto do Z4. Por sua vez, o alvinegro busca maior tranquilidade na reta final da competição.

Em termos de perfil de comando técnico, os rivais estão em situação semelhante. Tanto Abel Braga quanto Vagner Mancini foram contratados para recuperar a confiança dos jogadores, após desgaste com Rogério Ceni e Rodrigo Santana.

No lado celeste, Abel foi derrotado somente em sua estreia: 1 a 0 para o Goiás, em 30 de setembro, no Serra Dourada, em Goiânia. Desde então, encaixou sequência invicta de nove partidas (três vitórias e seis empates). Além dos resultados, a produtividade celeste melhorou, especialmente no setor defensivo, vazado apenas seis vezes em dez rodadas.

No Galo, Mancini iniciou começou empatando com o CSA, em Maceió (2 a 2), e vencendo o Santos em Belo Horizonte (2 a 0). Na sequência, os reveses consecutivos para São Paulo, fora (2 a 0), e Chapecoense, em casa (2 a 0), colocaram em xeque o trabalho do treinador, que aliviou a pressão ao somar pontos contra Fortaleza, no Castelão (2 a 2), e Goiás (2 a 0, no Mineirão). O retrospecto do Atlético com Mancini aponta duas vitórias, dois empates e duas derrotas, com oito gols marcados e oito sofridos.

Cruzeiro


O Cruzeiro entra em campo no 16º lugar, com 34 pontos, necessitando de uma vitória para evitar o risco de retornar à zona de rebaixamento, já que o Botafogo, 17º, enfrentará o lanterna Avaí, às 20h desta segunda-feira, no Rio de Janeiro. Caso ganhe neste domingo, se aproximará do maior rival na pontuação e poderá subir até duas posições, a depender dos resultados de Internacional x Fluminense e Fortaleza x Ceará.

Como de praxe, o técnico Abel Braga comandou os treinos preparatórios sem a presença da imprensa. Na coletiva de quarta-feira, depois do empate por 0 a 0 com o Athletico-PR, na Arena da Baixada, ele adotou a posição de falar pouco sobre o clássico.

“Eu não gosto de encher a cabeça dos jogadores sobre clássico. O que eu vou passar é tranquilidade e seriedade. O que representa muito são os três pontos. Isso representa muito. Estamos correndo atrás. Não sabemos se vai ser jogando bem ou jogando mal, se vai ser com o VAR prejudicando, porque não está ajudando nunca. Não vou ficar sem dormir, porque o respeito é mútuo. Não vou abrir a boca para falar sobre clássico até a hora do jogo”.

Com relação à equipe, a tendência é que a dupla de zaga formada por Cacá e Fabrício Bruno seja mantida em função do bom entrosamento. Já as laterais são incógnitas, pois Edilson e Dodô, habituais suplentes, tiveram atuações seguras contra o Furacão. Suspenso, Orejuela não jogou em Curitiba, enquanto Egídio saiu machucado ainda no primeiro tempo. 

No meio-campo, Thiago Neves, recuperado de desgaste, deve retomar a titularidade. No ataque, o experiente Fred também começará jogando, uma vez que Sassá tomou cartão vermelho diante do Athletico-PR. Apesar de ser o artilheiro cruzeirense em 2019, com 21 gols, o camisa 9 balançou a rede apenas cinco vezes no Brasileiro - três cobrando pênalti. Números modestos para quem já foi por três vezes goleador do campeonato (20 em 2012, 18 em 2014 e 14 em 2016).

Atlético


O Atlético vai para o clássico na 11ª posição, com 39 pontos e a chance de ganhar a 10ª colocação do Goiás. Para isso, é preciso derrotar o Cruzeiro
. Mas, além de ultrapassar o time esmeraldino, a equipe alvinegra joga para praticamente eliminar a possibilidade de rebaixamento. Atualmente, a vantagem em relação ao Botafogo, primeiro time do Z4, é de seis pontos a sete rodadas do fim.

Na Cidade do Galo, o técnico Vagner Mancini fez mistério e não permitiu a presença da imprensa nos treinamentos. O comandante alvinegro, porém, deu indícios de que as atividades foram muito voltadas ao aprimoramento da parte defensiva.

“Por mais que a gente monte estratégias ofensivas, marcações altas ou baixas, o que mais importa é você, defensivamente, ter erro zero. Isso eu tenho passado aos atletas. É um lance de bola parada, um lance de lateral, uma desatenção e você toma um gol que te custa caro”, disse.

A tendência é que a formação da vitória por 2 a 0 sobre o Goiás, na última quarta-feira, sofra apenas uma alteração para o clássico. Com lesão muscular na coxa direita, Elias está fora. Para executar essa função de segundo volante, Mancini listou três alternativas: Jair (que pode voltar a jogar após mais de 40 dias afastado por estiramento muscular na coxa direita), Ramón Martínez e até Luan, que já é titular e seria recuado da ponta para o meio-campo.

Se o escolhido for o último, abre-se uma vaga no lado do campo. Os principais candidatos ao setor são dois jovens formados na base alvinegra: Marquinhos, de 20 anos, e Bruninho, de 18. O primeiro, porém, é dúvida para o clássico por ter sofrido um edema na coxa esquerda.

CRUZEIRO X ATLÉTICO


Cruzeiro
Fábio; Orejuela (Edilson), Cacá, Fabrício Bruno e Dodô (Egídio); Henrique e Éderson; Marquinhos Gabriel (Robinho), Thiago Neves e David; Fred
Técnico: Abel Braga

Atlético
Cleiton; Patric, Igor Rabello, Réver e Fábio Santos; Zé Welison e Luan; Bruninho (Jair ou Ramón Martínez), Cazares e Otero; Di Santo
Técnico: Vagner Mancini

Motivo: 32ª rodada do Campeonato Brasileiro

Data: domingo, 10 de novembro de 2019

Horário: 16h

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)

Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Leirson Peng Martins (RS)

VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Tags: atleticomg cruzeiroec interiormg seriea