Atlético
None

ATLÉTICO

Vale de quê? Clássico é chance de Atlético ganhar fôlego e 'afundar' Cruzeiro no Brasileiro

Time alvinegro tenta se afastar da zona de rebaixamento e complicar rival

postado em 10/11/2019 07:30 / atualizado em 10/11/2019 00:07

(Foto: Bruno Cantini/Atlético)
O clássico deste domingo contra o Cruzeiro é tratado como uma decisão pelos jogadores do Atlético. Afinal, vencer no Mineirão significaria, ao mesmo tempo, ganhar fôlego na tabela do Campeonato Brasileiro e ‘afundar’ o principal rival, que luta para escapar do rebaixamento à Série B de 2020.

“Nós, como equipe, esperamos ganhar. É uma partida à parte, não é só uma partida a mais. Sabemos que um clássico se joga de um jeito diferente e que as duas equipes precisam dos três pontos. Acho que vai ser um grande jogo, mas nós pensamos que os três pontos vão ficar com a gente”, disse o centroavante argentino Franco Di Santo, em entrevista à TV Galo.

Antes de avaliar os eventuais prejuízos ao Cruzeiro, o Atlético pensa em si. O time alvinegro inicia a rodada na 11ª posição, com 39 pontos ganhos. São seis a mais que o Botafogo, 17º colocado (a primeira equipe na zona de rebaixamento), e dez atrás do Corinthians, que ocupa o sexto lugar, já entre os classificados para a Copa Libertadores da próxima temporada.

Se vencer, o Atlético chegará aos 42 pontos e praticamente se livrará da possibilidade de rebaixamento. Atualmente, o risco de queda para a Série B é de apenas 1,9%, segundo cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Além disso, uma vitória garantiria o ganho de uma posição na tabela. Isso porque o Atlético igualaria em pontos e em número de vitórias o 10º colocado Goiás, mas levaria vantagem no próximo critério de desempate: o saldo de gols. Atualmente, o time alvinegro tem saldo -5, contra -16 da equipe esmeraldina.

Para os mais otimistas, uma vitória poderia até recolocar o Atlético numa improvável briga por vaga na Copa Libertadores de 2020 a seis rodadas do fim do Campeonato Brasileiro. Atualmente, as chances de classificação para o principal torneio continental são de apenas 0,97%, também de acordo com o departamento de matemática da UFMG.

Em caso de empate, o Atlético ficaria com 40 pontos, não ganharia posições e correria o risco de cair na tabela. Vasco (39 pontos, na 12ª colocação), Ceará (36, em 13º) e Fortaleza (36, em 14º) podem ultrapassar o time mineiro.

Prejuízo ao rival...



Além das vantagens naturais de vencer, o Atlético tem a chance de complicar ainda mais a vida do Cruzeiro, que vive situação delicada na briga contra o rebaixamento. Ao fim de 31 rodadas, o time celeste ocupa a 16ª posição, com 34 pontos, apenas um a mais que o Botafogo.

Se o Atlético vencer o clássico no Mineirão, o Cruzeiro só não entra na zona de rebaixamento se os cariocas perderem. O Botafogo recebe o lanterna Avaí, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O jogo está marcado para 20h desta segunda-feira.

Em caso de empate, há três cenários possíveis para o Cruzeiro: o time voltaria à zona de rebaixamento se o Botafogo derrotassem o Avaí; continuaria na mesma posição se o Botafogo não vencesse e o Fluminense pontuasse contra o Internacional, em Porto Alegre; subiria para a 15ª posição se o Botafogo não vencesse e o Fluminense perdesse.

A derrota atleticana, obviamente, tranquilizaria o Cruzeiro. Vencer o clássico faria o time celeste chegar aos 37 pontos e, a depender dos resultados dos adversários, chegar à 14ª posição.

O jogo


Atlético e Cruzeiro se enfrentam neste domingo, a partir das 16h, no Mineirão, com mando celeste. O clássico vale pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Tags: galo atleticomg interiormg futnacional seriea