Goiás

CRUZEIRO

Goiás mira a contratação de Ariel Cabral, que recebeu elogios de Enderson no Cruzeiro

Clube esmeraldino iniciou conversas com a diretoria celeste pelo jogador

postado em 10/10/2020 16:45 / atualizado em 10/10/2020 19:53

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
O Goiás demonstrou interesse em contratar o volante Ariel Cabral, do Cruzeiro. A informação publicada pelo site Deus Me Dibre foi confirmada ao Superesportes pelo diretor de futebol do clube esmeraldino, Harlei Menezes.

De acordo com Harlei, o empresário de Ariel Cabral deseja primeiramente tratar alguns assuntos com o Cruzeiro antes de conversar com o Goiás. O dirigente também aguarda uma atualização por parte de Deivid, diretor de futebol celeste.

Cabral não foi relacionado para enfrentar o Oeste, neste domingo, às 16h, na Arena Barueri, na Grande São Paulo, pela 15ª rodada da Série B. A delegação cruzeirense está concentrada em um hotel na cidade de Atibaia, distante 65 quilômetros da capital paulista.

Procurado pela reportagem, o agente de Ariel, Rodolfo Baqué, não se manifestou. O Cruzeiro, por sua vez, só comenta negociações concretizadas.

Ariel Cabral, de 33 anos, tornou-se o estrangeiro com mais partidas pela Raposa ao entrar no segundo tempo da derrota por 1 a 0 para o Cuiabá, na Arena Pantanal, no dia 3 de outubro, pela 13ª rodada da Série B. O argentino atingiu 188 jogos e se igualou ao uruguaio Arrascaeta.

No clube celeste desde agosto de 2015, o meio-campista marcou quatro gols e conquistou quatro títulos: duas Copas do Brasil, em 2017 e 2018, e dois Campeonatos Mineiros, em 2018 e 2019.

Vinculado ao Cruzeiro até dezembro de 2021, Ariel repactuou os salários em 2020 dentro do teto de R$ 150 mil. Há um acordo para que a diferença seja paga em 20 parcelas a partir de abril de 2021.

Elogios de Enderson Moreira


O interesse do Goiás em Ariel Cabral se deu por indicação de Enderson Moreira, que o comandou no Cruzeiro entre maio e setembro. Em entrevista no dia 11 de agosto, após a vitória por 3 a 2 sobre o Guarani (terceira rodada da Série B), o treinador rasgou elogios ao estilo de jogo do camisa 5.

“É um jogador de extrema qualidade, que erra muito pouco e dá uma sequência de passes absurda. Se vocês estivessem in loco para observar o tanto que esse jogador dá estabilidade à equipe e o quão consegue criar um desequilíbrio com passe e roubada de bola (...)”.

No entendimento de Enderson Moreira, Ariel é um volante organizador e de grande facilidade para cumprir determinações táticas. “Talvez não apareça tanto nas roubadas de bola porque tem uma capacidade enorme de interceptar um passe, de encurtar, de não ter que usar a força física para poder ganhar uma bola. Faz isso com inteligência, capacidade tática e entendimento”.

Enderson foi demtido do Cruzeiro em 8 de setembro, um dia depois do empate por 1 a 1 com o CRB, no Mineirão, pela oitava rodada da Série B. Seu retrospecto na competição foi de três vitórias, dois empates e três derrotas. O time iniciou o campeonato com seis pontos negativos devido a uma punição na Fifa.

Substituto de Moreira, Ney Franco apresentou até aqui retrospecto de duas vitórias e quatro derrotas. Em razão da má campanha, a equipe celeste está na zona de rebaixamento da Série B, em 19º lugar, com 11 pontos.

Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, a probabilidade de acesso do Cruzeiro é de apenas 1,5%. Já o risco de rebaixamento é calculado em 48,5%.

Léo


Outro jogador do Cruzeiro no radar do Goiás é o zagueiro Léo. Entretanto, o diretor de futebol Harlei Menezes afirmou que não sabia se o clube celeste tinha intenção em ceder o defensor de 32 anos, com contrato até dezembro de 2022.

Segundo o portal UOL, o Cruzeiro aceitou liberar Léo para o Goiás, porém o jogador preferiu continuar na Toca da Raposa II e recusou a proposta. Ele se recupera de edema ósseo no joelho direito e não atua desde 19 de setembro, quando a equipe perdeu por 3 a 1 para o CSA, no estádio Rei Pelé, em Maceió.

Adquirido pelo Cruzeiro ao Palmeiras em agosto de 2010, Léo disputou 401 jogos, marcou 22 gols e conquistou oito títulos: quatro estaduais (2011, 2014, 2018 e 2019), duas Copas do Brasil (2017 e 2018) e dois Campeonatos Brasileiros (2018 e 2019).

Tags: Cruzeiro serieb interiormg seriea goiasgo Ariel Cabral mercadobola