MMA
None

UFC

José Aldo é último campeão presente em foto histórica do UFC a dar adeus ao cinturão

Diferentemente de outros campeões da imagem icônica, brasileiro, nocauteado por Conor McGregor nesse sábado, não deve receber revanche imediata pelo título

postado em 14/12/2015 14:25 / atualizado em 14/12/2015 14:49

Getty Images

Em 29 de abril de 2011, o Ultimate Fighting Championship reuniu, em Toronto, todos os campeões da época para supercoletiva antes da badalada edição 129 – que teve a presença de 55 mil espectadores. Participaram da conferência Cain Velasquez (pesados), Jon Jones (meio-pesados), Anderson Silva (médios), Georges St. Pierre (meio-médios), Frankie Edgar (leves), Dominick Cruz (galos) e José Aldo. Quase quatro anos e outo meses depois do registro, a imagem emblemática com o seleto grupo perdeu o último integrante.

Com o nocaute sofrido contra Conor McGregor, nesse sábado, José Aldo foi a última estrela presente na fotografia a dar adeus ao cinturão. Um dia depois daquela histórica reunião de campeões, o brasileiro estreou no UFC, contra Mark Hominick e venceu por decisão unânime, iniciando série de sete defesas bem-sucedidas do título que trouxe do extinto WEC.

Além da perda do cinturão, Aldo teve invencibilidade de dez anos quebrada por McGregor. Atingido por um poderoso cruzado de esquerda, logo a 13seg de luta, o manauara, não deve ganhar a revanche imediata contra o algoz, em decisão polêmica do UFC, que concedeu nova chance quando os outros campeões da fotografia caíram – exceto GSP, Dominick Cruz e Jon Jones, que perderam títulos motivos fora do octógono.

Confira como os outros campeões em abril de 2011 perderam os cinturões

Dominick Cruz, ex-campeão do peso galo – Dominick Cruz estreou no UFC como campeão em julho de 2011, com vitória sobre Urijah Faber. Em outubro, defendeu o título pela segunda vez ,contra Demetrious Johnson. Mas o ‘Dominator’ conviveu com sérias lesões no joelho e foi destituído em janeiro de 2014, quando teve que desistir da luta contra Renan Barão, que herdou o cinturão linear. Recuperado, Cruz enfrenta TJ Dillashaw em janeiro, em busca do título da categoria.

Frankie Edgar, ex-campeão do peso leve - Depois da coletiva, Edgar defendeu o cinturão dos leves contra Gray Maynard, quando venceu por nocaute. Mas, em fevereiro de 2012, perdeu o título para Ben Henderson, em contestada decisão. Na revanche, ele também foi vencido por pontos. Atualmente, o ‘Answer’ compete no peso pena e deve ser o primeiro desafiante de Conor McGregor pelo cinturão.

Georges St. Pierre, ex-campeão dos meio-médios – Um dia após a coletiva, GSP defendeu o cinturão contra Jake Shields, na luta principal do UFC 129. Depois, conquistou mais três vitórias: Carlos Condit, Nick Diaz e Johny Hendricks, essa última bastante contestada. Depois do triunfo, em novembro de 2013, o canadense decidiu se aposentar por tempo indeterminado e abdicou do cinturão. O retorno do 'Rush' ainda é aguarado pelos fãs das artes marciais mistas.

Anderson Silva, ex-campeão do peso médio –
  Anderson defendeu o cinturão contra Yushin Okami e Chael Sonnen. Em julho de 2013, ele enfrentou Chris Weidman e, depois de brincar no octógono, perdeu o cinturão ao ser nocauteado no segundo round. Na revanche, em dezembro do mesmo ano, o Spider sofreu uma grave fratura na perna esquerda no segundo assalto e não recuperou o título. Atualmente, ele cumpre suspensão por doping.

Jon Jones, ex-campeão dos meio-pesados do UFC – Quando aconteceu a coletiva, Jon Jones havia acabado de se tornar campeão do UFC. De lá para cá, ele defendeu o cinturão em oito oportunidades (venceu Rampage Jackson, Lyoto Machida, Rashad Evans, Vitor Belfort, Chael Sonnen, Alexander Gustafsson, Glover Teixeira e Daniel Cormier). Mas, em abril deste ano, o lutador foi preso pela polícia norte-americana por causar um acidente e não prestar socorro para uma vítima grave. Como consequência, Jones acabou destituído de seu cinturão. Já reintegrado à organização, ‘Bones’ tentará recuperar o cinturão em revanche contra Cormier, ainda sem data marcada.

Cain Velasquez, ex-campeão do peso pesado – Durante a coletiva, Velasquez estava lesionado. O norte-americano acabou perdendo o cinturão para Junior Cigano em novembro daquele ano. Cain correu atrás, ganhou uma nova chance de lutar pelo título e venceu o brasileiro. Depois, defendeu o cinturão contra Antônio Pezão e Cigano, mais uma vez, com sucesso. Neste ano, foi finalizado por Fabrício Werdum no terceiro round e acabou perdendo o título linear da categoria novamente. O lutador da AKA, no entanto, terá revanche contra o 'Vai Cavalo' em fevereiro. 

Tags: gsp ufc 194 jose aldo foto ufc campeoes anderson silva cain velasquez jon jones