Internado na Rússia desde 24 de abril, Abdulmanap Nurmagomedov está curado da COVID-19, mas o quadro ainda é delicado. A informação é do filho, Khabib Nurmagomedov, campeão peso leve (70kg) do UFC. O lutador disse que a situação do pai e treinador é grave e inspira cuidados da equipe médica do hospital em Moscou. “A condição dele ainda é séria, ele está em cuidados intensivos”, afirmou o Eagle (Águia), como é conhecido o dono do cinturão, ao canal RT Sport.
Nurmagomedov informou que o pai e treinador está curado da infecção pelo novo coronavírus, o que agravara ainda mais o quadro após cirurgia no coração. “O vírus ficou para trás, mas trouxe consequências para os rins e o coração dele. Com o vírus, não há com o que se preocupar mais. Agora só com as seqüelas”, relatou o campeão do UFC.
Abdulmanap, de 57 anos, foi internado no Daguestão no fim de abril, com pneumonia. O caso se agravou com a infecção pelo novo coronavírus, que resultou em ataque cardíaco e a transferência para o hospital militar em Moscou, com apoio do presidente da Rússia, Vladimir Putin. O treinador precisou ser intubado e entrou em coma induzido. Ele recobrou a consciência com a melhora e até já reconhece algumas pessoas, conforme o filho.
“Ele me reconhece quando o visito, mas ainda não consegue se comunicar porque está conectado em aparelhos médicos. Eles me deixam entrar lá todos os dias, eu fico cerca de meia hora com ele, seguro na mão dele. E pergunto: ‘Pai, você me reconhece? Ele me responde com gestos”, contou o russo, que agradeceu aos médicos pelo cuidado com o pai. “Temos alguns dos melhores médicos do mundo lá. Agradeço muito a todos. Mas é preciso tempo, pois as sequelas são difíceis e o período de recuperação é longo e duro”, acrescentou.