América
None

DA ARQUIBANCADA

O América só depende de si

"Faltam oito rodadas para o encerramento do campeonato e 24 pontos estarão em disputa. Desses, o América precisará conquistar 15, ou seja, 62,5% do total"

postado em 08/10/2015 12:00 / atualizado em 08/10/2015 16:23

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Apesar de não jogar bem, o América derrotou o Macaé por 1 a 0 e assumiu a terceira posição na tabela de classificação. As três recentes rodadas da competição foram espetaculares para o Coelhão, do jeito que todos os americanos desejavam: o time venceu seus adversários – com placares apertados, é verdade, com apenas um golzinho de diferença – e viu os concorrentes mais próximos ficarem para trás, exceto Botafogo e Vitória. A equipe baiana, por sinal, enfrentará o Boa amanhã, em Salvador. Para que o Coelho tenha a chance de subir para o segundo lugar na próxima rodada, teremos de torcer pelos mineiros desde criancinhas. Será muito difícil qualquer resultado diferente da vitória do Vitória, mas quem sabe acontece um daqueles fatos inesperados que fazem com que o futebol seja uma “caixinha de surpresas”? Espero que os deuses do ludopédio (epa!) nos protejam, protegendo o time dos ETs de Varginha. Dá-lhe, Boa!

Ainda está tudo embolado na tabela, com vários times brigando por uma das vagas que dará acesso à Primeira Divisão em 2016. Além de Botafogo (56), Vitória (52), América (51) e Santa Cruz (48), que são os quatro primeiros colocados, Paysandu e Bahia (48), Náutico e Sampaio Corrêa (46), Bragantino e Luverdense (45) disputam jogo a jogo a tão desejada vaguinha na Primeirona do Brasileirão.

Faltam oito rodadas para o encerramento do campeonato – 24 pontos estarão em disputa. Desses, o América precisará conquistar 15, ou seja, 62,5% do total. Em linguagem de gente: terá de vencer cinco partidas. Ou vencer quatro e empatar três. Os adversários serão ABC (17/10), em Natal; Oeste (20/10), no Indepa (treinador e jogadores do Coelhão não podem se esquecer dos acontecimentos desse jogo no turno; é questão de honra detonar os paulistas, que nos venceram com o apoio explícito, desavergonhado e escandaloso da arbitragem); Boa (27/10), em Varginha; Paysandu (3/11), no Indepa; Vitória (10/11), também em nosso estádio; Paraná (14/11), em Curitiba; Ceará (17/11), em casa; e Botafogo (28/11), no Rio de Janeiro. Não vai ser mole, não. Porém, se Givanildo continuar cobrando seriedade e competitividade dos jogadores e esses mantiverem a concentração e o foco no objetivo de conquistar sua participação no Campeonato Brasileiro da Série A no ano que vem, creio que será possível chegar lá.

Gols, muitos gols

O América só não chegou ao terceiro lugar na rodada anterior porque não venceu o Mogi Mirim por dois ou mais gols de diferença. Com o placar de 2 a 1, empatou em número de vitórias e saldo de gols com o Santa Cruz, mas perdeu na quantidade de gols marcados (44 a 40). Portanto, além de vencer e conquistar os três pontos, o time precisa ter mais sede de gols, fazer o primeiro e querer fazer o segundo e o terceiro e o quarto e assim por diante. Na reta final da competição, esses três critérios (número de vitórias, saldo de gols e gols marcados) poderão fazer a diferença na hora de definir os quatro classificados. Coelho!!!

Tags: coluna americamg Paulo Vilara