América
None

AMÉRICA

Não é exclusividade de Messi: em 2008, América também marcou gol de pênalti ao 'estilo Cruyff'

Na ocasião, Euller cobrou penalidade em 'dois toques' para Douglas balançar as redes

postado em 15/02/2016 11:00 / atualizado em 15/02/2016 14:11

AFP / LLUIS GENE - Marcos Michelin/EM/D.A Press - Reprodução

Parecia uma cobrança de pênalti como tantas outras. Mas, quando Lionel Messi entra em campo, o comum ganha toques de genialidade. E foi justamente isso que aconteceu no último domingo, quando o argentino e Luis Suárez protagonizaram um curioso lance na goleada por 6 a 1 do Barcelona diante do Celta de Vigo, pelo Campeonato Espanhol. Ao invés de cobrar a penalidade em direção à meta adversária, o camisa 10 rolou a bola para a direita, deixando o uruguaio assinalar o quarto tento do duelo. Apesar de ser incomum, a jogada não é novidade no mundo do futebol. O próprio América já balançou as redes em um lance similar.

Em maio de 2008, durante a última rodada da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, Euller também cobrou pênalti em jogada de dois toques. Na ocasião, o ‘Filho do Vento’ tocou para que Douglas marcasse durante a vitória do Coelho por 2 a 1 sobre o Ideal. A intenção do veterano era ajudar o companheiro na briga pela artilharia do torneio. Apesar do esforço de Euller, Douglas foi "apenas" o vice-artilheiro da competição conquistada pelo América.

Gol de Douglas após passe de Euler em cobrança de pênalti, em 2008:

A situação é parecida com o contexto do jogo deste domingo. O passe de Messi para Suárez colocou o uruguaio com boa vantagem entre os goleadores do Campeonato Espanhol. O camisa 9 encerrou a 24ª rodada como artilheiro isolado da competição, com 23 gols, dois a mais que Cristiano Ronaldo, segundo colocado no ranking.

Messi toca para Suárez balançar as redes no último domingo:


Inspirações históricas

O lance mais conhecido do gênero carrega o DNA do Barcelona. Quando ainda defendia o Ajax, o holandês Johan Cruyff, que se tornou ídolo do clube catalão posteriormente, estufou as redes adversárias após cobrança de três toques. Em dezembro de 1982, El Flaco tabelou com Jesper Olsen e recebeu para marcar diante do Helmond Sport.


A primeira cobrança do gênero que se tem registro aconteceu em 1957, durante goleada da Bélgica por 8 a 3 diante da Islândia. Rik Coppens cobrou a penalidade passando a bola para Andre Piters, que devolveu para que o companheiro assinalasse o sétimo tento belga. (No vídeo abaixo, o lance acontece a partir de 1min30s).

Tags: futinternacional ligadoscampeoes espanholfut futnacional mineiro coelho américa cruyff messi euller