América
None

AMÉRICA

Terceiro time que menos troca passes na Série A, América tenta corrigir erros nos treinamentos

Explicação para número baixo pode estar na pressão que o time sofre após abrir o placar, como aconteceu nos últimos três jogos da equipe na Série A do Brasileirão

postado em 31/05/2016 10:00 / atualizado em 31/05/2016 11:10

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

O América é a terceira equipe que menos trocou passes no Campeonato Brasileiro até o fim da 4ª rodada da competição. Os números ruins da equipe no fundamento mostram que o time pouco tem ficado com a bola durante as partidas. Mas a correção do problema só será possível nos dias dos treinamentos comandados pelo técnico Givanildo Oliveira, como está acontecendo nesta semana, antes do duelo com a Ponte Preta, na quinta-feira, às 19h30, no Independência.

Durantes os quatro primeiros jogos do Brasileirão, o América trocou 1.029 passes certos, além de 140 errados. O total de 1.169 só supera Vitória (1.150, com 1.000 certos) e Santa Cruz (965 , com 842 certos).

Os líderes de passes certos no Coelho na competição são jogadores de defesa. Quem mais acertou foi o zagueiro Sueliton, com 162, seguido por Leandro Guerreiro, com 148. O volante também é o segundo que mais errou, com 19, atrás apenas de Danilo Barcelos, com 24.

O Coelho não consegue trocar passes e ficar com a bola em seu domínio, por isso tem usado muito do lançamento longo. No entanto, a tática não tem dado muito certo, já que o time errou 108 dos 160 tentados.

Uma das explicações pode estar na liderança do placar durante os jogos. Nas quatro primeiras rodadas, o Coelho saiu na frente em três, duas delas no primeiro tempo. Com a pressão dos adversários em busca do resultado, a equipe acaba recuando e dando muitos chutões, o que prejudica a troca de passes.

O volante Claudinei reconhece que os números não são favoráveis, mas diz que o técnico Givanildo vem tentando consertar os erros durante os treinamentos, principalmente nesta semana, que a equipe está tendo um período maior de dias sem jogos (enfrentou o Cruzeiro no sábado e jogará apenas na quinta).

“Não tem como negar, os números estão aí para todos verem. Os times ficam mais com a posse de bola que a gente. O Givanildo pede que a gente saia jogando sempre. Mas com esse tempo de treinos, paramos para colocar em prática e depois nos jogos. Isso tem acontecido principalmente no segundo tempo, quando estamos vencendo e os adversários colocam uma pressão. Nosso time tem que colocar em mente que temos que fazer os dois tempos iguais e assim teremos um melhor aproveitamento”, disse o volante.

Tags: américa seriea coelho passes treinos givanildo claudinei