Atlético
None

Meia-atacante Bernard pode se converter na maior venda da história do Atlético

Pessoas que cuidam da carreira do atleta informaram que saída é praticamente certa por 22 milhões de euros

postado em 26/10/2012 14:03 / atualizado em 26/10/2012 17:42

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
O tom de despedida na entrevista coletiva do meia-atacante Bernard chamou atenção na Cidade do Galo nesta sexta-feira. Com propostas de três clubes europeus, segundo o próprio agente do atleta, que não divulgou o nome das equipes interessadas, o jogador deu a entender que pode deixar o Atlético na próxima temporada.

O representante do armador, Adriano Spadotto, apenas informou que o negócio está em andamento, mas não quis passar mais detalhes. “Está bem encaminhado e não podemos soltar nada. Não vi essa entrevista dele (Bernard) hoje, mas não era para ele falar nada de proposta. Estive em reunião com o Kalil durante a semana e vamos manter sigilo. De oficial tem três clubes europeus interessados e ele (Bernard) já sabe de dois. Não queremos atrapalhar nada dentro do clube enquanto tiver chance de ser campeão, principalmente”, disse Spadotto.

O Superesportes apurou com pessoas ligadas ao jogador que o provável destino do atleta é o futebol russo, pelo valor de 22 milhões de euros. De acordo com um empresário brasileiro que trabalha com o mercado do Leste Europeu, mas que pediu para não ter o nome divulgado, o Galo chegou a pedir 25 milhões de euros para o Spartak, da Rússia, mas há outra equipe do país de olho no jogador e ele não sabe qual o valor final da operação.

Caso Bernard seja negociado por essa quantia, ele se tornará a negociação mais cara da história do Galo. Até então, as vendas de Gilberto Silva, que saiu para o Arsenal (Inglaterra), após a Copa do Mundo’2002, por US$ 8,75 milhões de dólares e Diego Tardelli, vendido por cinco milhões de euros, em 2011, eram as mais valiosas. Bernard tem 75% dos direitos econômicos vinculados ao Atlético e pode render para os cofres do clube cerca de 16,5 milhões de euros . O restante é dividido entre o agente e o próprio jogador.

O Atlético foi procurado para se posicionar sobre a possível negociação, mas o diretor de futebol Eduardo Maluf não atendeu às ligações.

Consumidor nato

Dentre os países europeus, a Rússia tem se destacado ultimamente como consumidor nato. Recentemente, o Zenit pagou 60 milhões de euros para tirar o brasileiro Hulk da equipe do Porto. Outros países com potencial de compra na Europa, nos últimos tempos, são Ucrânia e França. O PSG pagou 43 milhões de euros para tirar Lucas, do São Paulo. O jogador paulista só vestirá a camisa do novo clube em 2013.

Dica na Cidade do Galo

As palavras de Bernard na entrevista desta manhã indicaram uma provável saída em 2013. “Desejo de cumprir o contrato, mas se for bom para todas as partes, vai sair todo mundo feliz Tenho essa meta de jogar fora. Tem que ter uma conversa com Kalil, meu empresário, se for um lugar bom, para ter uma adaptação rápida e jogar meu futebol. O desejo é grande sim de sair, mas no momento certo.

Em conversas anteriores, o presidente Alexandre Kalil admitiu que gostaria de segurar Bernard até o fim da Libertadores’2013, caso o Atlético garanta a classificação. Na tarde desta sexta-feira, o Galo registrou o novo contrato do meia na CBF. O novo vínculo do jogador com o clube vai até 10 de setembro de 2017, mas isso não garante a permanência dele no próximo ano.