Atlético
None

COPA LIBERTADORES

Em noite de estreia de Robinho, Galo vence Del Valle em casa e lidera grupo na Libertadores

Lançado no segundo tempo, astro comemora os três pontos com triunfo de 1 a 0

postado em 24/02/2016 23:43 / atualizado em 25/02/2016 02:40

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Um time com dois tempos distintos. Assim foi o Atlético na noite que marcou a estreia de Robinho com a camisa alvinegra. A vitória de 1 a 0 sobre o Independiente del Valle, nesta quarta-feira, no Independência, foi comemorada com a presença do astro e a liderança do Grupo 5 da Libertadores. Mas serve de alerta para o futuro, já que o Galo começou em ritmo alucinante e caiu de rendimento de forma assustadora na etapa final. Lucas Pratto, logo aos 3min, fez o gol que decretou o triunfo.



Robinho foi o personagem principal, mesmo fora de campo, no banco de reservas. O técnico Diego Aguirre promoveu a estreia de Cazares como titular e insistiu na escalação do polivalente Patric. Depois de comemorar com os companheiros o gol de Lucas Pratto, o astro viveu momentos de ansiedade com o crescimento do adversário, até que foi lançado aos 10min da etapa final. Festa no Independência, mas que logo se transformou em preocupação com a queda de produção e momentos de tensão com as chances criadas pelos visitantes.

O mais importante foi conquistado, a vitória, que significa três pontos e a liderança isolada do Grupo 5, com 100% de aproveitamento. O Colo Colo, que chegou a quatro com o triunfo diante do Melgar, no Chile, por 1 a 0, também nesta quarta-feira, ocupa a segunda posição. O Independiente del Valle vem logo a seguir, com um, enquanto o representante peruano é o lanterna, com zero.

Pela Copa Libertadores, o Galo volta a campo diante do Colo Colo, no próximo dia 10 de março, em Santiago, em confronto direto pela liderança. Antes, o time alvinegro terá compromissos pelo Mineiro. No sábado, encara a URT fora de casa. Em 6 de março, na sequência do Estadual, jogará contra o Tricordiano, no Independência.



O jogo

O Atlético começou no ritmo da torcida, com uma intensidade impressionante, e sob o olhar atento de Robinho, no banco. E o astro viu o Galo abriu o placar de forma fulminante, logo aos 3min. Marcos Rocha cruzou da direita, Lucas Pratto completou, a bola tocou no goleiro e ultrapassou a linha do gol quando a zaga aliviou: 1 a 0. A massa se inflamou e contagiou os jogadores, que não pararam de correr e sufocaram o adversário com muitas ultrapassagens pelas laterais.

O Independiente del Valle se segurou para não sofrer mais gols e praticamente só se defendeu nos primeiros 20min. Cazares, titular pela primeira vez, mostrou serviço e municiou laterais e atacantes com eficiência, dando fôlego às jogadas ofensivas. A partir da metade da etapa inicial, o Galo diminuiu um pouco o ritmo e o visitante se arriscou mais, aproveitando alguns vacilos do setor de marcação alvinegro e também na saída de bola. Na melhor oportunidade da equipe equatoriana, Victor se atirou aos pés de Angulo para evitar o empate.

Para os atleticanos, a sensação era de que o time poderia ter aproveitado o momento de pressão para ampliar e não dar chance ao adversário. “Temos que saber aproveitar, não recuar muito. Temos que matar o jogo”, alertou o atacante Luan. “Temos que recuperar o ritmo do início do jogo e fazer o segundo gol. É preciso atenção, eles têm jogadores fortes na frente”, avisou o goleiro Victor.



Estreia, vaias e tensão

A ansiedade pela entrada de Robinho durou no começo do segundo tempo. O atacante fazia aquecimento à beira do campo, e o Atlético teve uma atuação diferente da primeira etapa, bem menos efetivo no ataque. O Independiente del Valle passou a incomodar e provocou momentos de apreensão no Horto. Aos 8min, finalmente, Diego Aguirre chamou o astro. A torcida festejou a estreia da estrela, mas não contava com o escolhido para deixar o campo. Cazares foi substituído e a massa, que apostava na saída de Patric, não perdoou o treinador: vaias seguidas de gritos de ‘burro’ nas cadeiras.

A alteração não surtiu efeito, o Galo piorou e os jogadores ficaram visivelmente nervosos com a reação da torcida, que logo mudou de postura e passou a apoiar novamente. Mas o time alvinegro não reengrenou e passou a sofrer sustos. Precavido, Aguirre sacou Leandro Donizete, já com cartão amarelo, para entrada de Junior Urso. Robinho estava mais pelo meio, auxiliando nas assistências. E buscou o gol em chute de fora da área, que o goleiro catou firme.

Os visitantes não se intimidaram com a presença de Robinho e assustaram mais. Victor trabalhou de forma brilhante em chute de Cabezas. Em seguida, Angulo invadiu a área e concluiu por sobre o gol. Na base da vontade e com pouca organização, o Galo buscou a tranquilidade com o segundo gol. Mas esbarrou na forte marcação do adversário e no erro do árbitro, que deixou de assinalar pênalti em Hyuri. No fim, a sensação de alívio veio com a conquista de três pontos fundamentais em casa.



ATLÉTICO 1 X 0 INDEPENDIENTE DEL VALLE


Atlético
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Leandro Donizete (Junior Urso), Rafael Carioca, Cazares (Robinho) e Patric; Luan (Hyuri) e Lucas Pratto
Técnico: Diego Aguirre

Independiente Del Valle
Daniel Azcona; Cristhian Núñez, Arturo Mina, Luis Caicedo e Luis Ayala; Mario Rizotto, Jefferson Orejuela, Tellechea (Julio Ângulo) e Bryan Cabezas (Uchuari); Junior Sornoza (Gabriel Cortez) e Jose Ângulo
Técnico: Pablo Repetto

Motivo: segunda rodada do grupo 5 da Libertadores
Local: Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Assistentes: Ivan Nuñez (ARG) e Ezequiel Brailovski (ARG)
Cartões amarelos: Leonardo Silva, Marcos Rocha, Lucas Pratto, Leandro Donizete (ATL); Luís Ayala, Jefferson Orejuela, Arturo Mina (IND)
Gol: Lucas Pratto, 3min do primeiro tempo
Público: 20.851 torcedores
Renda: R$ 1.244,430

Tags: libertadores atlético interiormg galo robinho estreia independência independiente del valle