MMA
None

UFC ON FOX 9

Em reviravolta fantástica, brasileiro Edson Barbosa vence a terceira luta seguida

Carioca esteve perto da derrota no primeiro round, mas se recuperou e deu show

postado em 14/12/2013 22:51

Túlio Kaizer /Superesportes

Kyle Terada-USA TODAY Sports

A sexta luta do card preliminar do 'UFC on FOX 9: Johnson vs Benavidez' foi simplesmente espetacular. Único brasileiro no card, Edson Barbosa esteve muito perto da derrota, mas teve a cabeça no lugar e reverteu um combate que parecia perdido, vencendo o lutador da casa, Danny Castillo, por decisão majoritária (29 a 28, 29 a 28 e 28 a 28).

Foi a terceira vitória consecutiva do brasileiro no UFC. Antes de vencer Castillo, ele havia triunfado sobre Lucas Mineiro e Rafaello 'Trator'. O carioca chegou a 13 vitórias em 14 lutas na carreira. Já o 'Last Call' teve a sequência de duas vitórias seguidas interrompida e teve imposta a sexta derrota de sua carreira.

O resultado foi considerado decisão majoritária porque dois árbitros consideraram a vitória de Barbosa em dois rounds e em um round de Castillo. Um terceiro árbitro considerou o mesmo placar, mas deu dois pontos de vantagem para o norte-americano no primeiro round, o que ocasionou o empate.

A luta

O brasileiro começou a luta em apuros. Castillo acertou um bom overhand, seguido de um upper que colocou Edson para baixo. No chão, o lutador da casa massacrou Barbosa no ground and pound e quase chegou ao nocaute, deixando o brasileiro sagrando bastante. O norte-americano mudou o foco e tentou um mata-leão, sem sucesso.

No segundo round, o brasileiro mostrou foco e boa recuperação. Edson passou a dar show no octógono, com bons chutes baixos que incomodavam o rival. A partir dai, foram os chutes rodados que fizeram Castillo sofrer. Barbosa mudou o o rumo e derrubou o rival com um gancho e partiu para o triângulo de mão invertido, mas o round terminou com o norte-americano quase apagado.

No último round, Barbosa voltou a dar bons chutes baixos e rodados. O brasileiro alternava os golpes com a perna e overhands, que incomodavam Castillo. Um chute rodado na costela quase derrubou o norte-americano, que não conseguia mais responder a altura. Brasileiro terminou a luta andando no octógono e comemorando o triunfo.