América
None

AMÉRICA

Moacir Júnior não é mais técnico do América

Técnico não resistiu à terceira derrota seguida do Coelho na Série B do Brasileiro

postado em 13/09/2014 18:46 / atualizado em 15/09/2014 15:34

Rafael Arruda /Superesportes , Ludymilla Sá /Estado de Minas

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

A derrota do América diante do Boa Esporte, por 2 a 0, neste sábado, foi a gota d'água para a diretoria do clube em relação à continuidade do trabalho de Moacir Júnior. Depois da partida disputada no Independência, a cúpula confirmou que o técnico está fora do comando.

QUEM DEVE SER O NOVO TÉCNICO DO AMÉRICA? OPINE!

O substituto deve ser anunciado até a próxima terça-feira, antes da partida contra o Bragantino, pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Segundo a assessoria do Coelho, a decisão foi tomada em comum acordo entre treinador e conselho de administração.

Contratado em fevereiro para o lugar de Silas, Moacir Júnior liderou o América em boa arrancada no Campeonato Mineiro. Sob o seu comando, a equipe deixou a zona de rebaixamento e rumou às semifinais, sendo eliminada pelo Atlético. Na Copa do Brasil, o Coelho parou na segunda fase, diante do Bahia. Já na Série B, o início promissor com cinco vitórias nas seis primeiras rodadas parecia colocar o clube como grande favorito ao acesso à Primeira Divisão. Entretanto, o péssimo aproveitamento no returno - um empate e três derrotas - fez a diretoria americana optar pela mudança.



Moacir Júnior, de 47 anos, dirigiu o América em 13 partidas pelo Estadual, três na Copa do Brasil e 22 na Série B. Ao todo, ele conquistou 15 vitórias, empatou seis vezes e perdeu 13. Em 34 jogos oficiais, alcançou 50% de aproveitamento.

O cargo de Moacir havia sido ameaçado antes mesmo do fim do turno. Depois da derrota para o Avaí, pela 16ª rodada, parte do conselho gestor já sinalizava troca de comando. Contudo, a equipe conseguiu vitórias sobre Luverdense e Ponte Preta e espantou a suposta crise.

Coelho se defende no STJD

Em meio à mudança de comando técnico, o América se prepara para um compromisso muito importante, porém fora de campo. Na segunda-feira, às 17h, a equipe será julgada pela suposta escalação irregular do lateral-esquerdo Eduardo. O Joinville, autor da notícia de infração, alega que o clube mineiro não poderia utilizar o atleta, pois ele havia defendido São Bernardo, na Copa do Brasil, e Portuguesa, também na Série B.

Por desrespeitar os artigos 49 do Regulamento Geral das Competições da CBF (RGC) e 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) - um atleta não pode disputar competições nacionais por mais de dois clubes na mesma temporada -, o América pode perder até 21 pontos, já que utilizou Eduardo na vitória sobre o ABC, por 1 a 0, e o deixou como suplente contra Paraná (1 a 0), Oeste (3 a 0) e América-RN (derrota por 1 a 0).

Tags: serieb