América
None

AMÉRICA

América faz 1 a 0 sobre o Santa Cruz e volta a vencer no Independência, depois de três jogos

No retorno de Givanildo Oliveira ao Horto, Elsinho garante triunfo alviverde

postado em 27/09/2014 18:05 / atualizado em 27/09/2014 20:16

Mayko Silva /Superesportes

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2014/09/27/5989/20140927165249224144e.JPG', 'id_content': 2922340L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/america-mg/2014/09/27/galeria_america_mg,5989/fotos-de-america-x-santa-cruz.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos de Am\xe9rica x Santa Cruz', 'id_pk': 5989L, 'id_conteudo': 2922340L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos de Am\xe9rica x Santa Cruz', 'id_treeapp': 143, 'descricao_destaque': 'Partida entre mineiros e pernambucanos foi disputada no est\xe1dio Independ\xeancia, em Belo Horizonte', 'schema': 'foto_126510467054'}O América enfim voltou a dar alegrias ao seu torcedor, no Independência. Depois de perder os últimos três jogos em casa, fez o suficiente para bater o Santa Cruz, por 1 a 0, neste sábado, pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O gol foi marcado pelo lateral-direito Elsinho, que voltou ao time depois de se recuperar de uma pubalgia. Pelo lado pernambucano, destaque para Léo Gamalho, que deu bastante trabalho à defesa mineira.

O confronto desta tarde marcou também o retorno do técnico Givanildo Oliveira ao Horto. Giva foi contratado para o lugar de Moacir Júnior. Na vitória sobre o Vila Nova-GO, por 1 a 0, pela 24ª rodada, ele apenas acompanhou, da arquibancada do Serra Dourada, o trabalho do interino Cláudio Prates. A estreia, nesta que é sua quarta passagem pelo clube, foi no empate, por 1 a 1, com o Joinville, em Santa Catarina.

Na próxima rodada, sexta-feira, o Coelho enfrentará o Atlético-GO, novamente no Independência, enquanto o tricolor pernambucano pegará o Boa Esporte. Ainda lanterna, mas agora com 19 pontos e invicto há três jogos, o América terá boa chance de diminuir a distância para América-RN e Oeste, os primeiros fora da zona de rebaixamento.

Um dia antes, porém, será o julgamento do recurso no Tribunal Pleno do STJD contra a denúncia de irregularidade na escalação do lateral-esquerdo Eduardo em quatro partidas desta Série B. A intenção é recuperar os 21 pontos perdidos. Se isso acontecer, a equipe mineira ocupará a sétima posição, com 40 pontos.

CONFIRA A TABELA COMPLETA DA SÉRIE B DO CAMPEONATO BRASILEIRO

O jogo

Jogando em casa, apesar do pequeno número de torcedores presentes no Horto, o América tomou as ações do confronto desde o início. A primeira chance de gol saiu dos pés de Renan Oliveira, que recebeu lançamento na direita da área, mas chutou por cima do gol de Tiago Cardoso. Acostumados às laterais, mas jogando avançados, abertos pelas pontas, Gilson e Pablo arriscaram chutes cruzados e em ambas as ocasiões mandaram muito longe.

Aos 21 minutos, no entanto, o desencanto. Renan Oliveira tocou para Elsinho na entrada da área e o lateral-direito bateu colocado, de esquerda, fazendo um bonito gol. De volta à equipe depois de sete rodadas, ele se emocionou na comemoração, chegando até mesmo a chorar.

O Coelho continuou melhor, apesar do baixo nível técnico da partida. Tanto que o primeiro lance de destaque do Santa Cruz foi somente aos 41 minutos, quando Léo Gamalho dominou na área, mas chutou muito longe do gol. Três minutos depois Danilo Pires fez boa jogada no meio-campo e chutou da intermediária para fácil defesa de João Ricardo. E aos 46 minutos, em cobrança de escanteio, Júnio Negão puxou a camisa de Léo Gamalho na área, mas o árbitro nada marcou.

A volta para o segundo tempo foi ruim para o América, que passou a jogar pior do que na etapa inicial. De alento, a falta de inspiração do time pernambucano, que pouco fez. Em um dos poucos bons momentos, em cobrança de escanteio do Santa aos quatro minutos, Léo Gamalho cabeceou fraco para defesa de João Ricardo. Aos 17min, Gilson fez boa jogada individual, foi tocado por Tony e caiu na área pedindo pênalti. O árbitro mandou o lance seguir.

Com a falta de produtividade americana, o Santa Cruz cresceu. Primeiro, Danilo Pires chutou da intermediária com muita força e a bola passou raspando a trave esquerda. Depois, em cobrança de escanteio de Tony, Everton Sena desviou de cabeça para mais uma defesa de João Ricardo. Foi também em cobranças de escanteio que o América teve chances de ampliar. Nas duas vezes, Vitor Hugo cabeceou para fora.

América 1
x
Santa Cruz 0

América

João Ricardo; Elsinho (Bruninho, aos 9 do 2ºT), Adalberto, Vitor Hugo e Raul; Leandro Guerreiro, Andrei Girotto, Pablo, Gilson e Renan Oliveira (André, 37 do 2ºT); Júnior Negão (Rubens, aos 16 do 2ºT)
Técnico: Givanildo Oliveira

Santa Cruz
Tiago Cardoso; Tony, Everton Sena, Renan Fonseca e Tiago Costa; Sandro Manoel, Memo (Aílton, aos 13 do 2ºT), Wescley (Renatinho, no intervalo) e Danilo Pires; Keno (Flávio Caça-Rato, aos 19 do 2ºT) e Léo Gamalho
Técnico: Oliveira Canindé

Motivo: 26ª rodada da Série B do Brasileiro
Local: Independência, em Belo Horizonte
Gols: Elsinho 20 do 1ºT
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Antonio Zanotti (ES)
Cartões amarelos: Tony, Renan Fonseca, Bruninho e Sandro Manoel
Público pagante: 2.095
Renda: R$ 20.060,00

Tags: b serie americamg elsinho givanildo santacruz