América
None

AMÉRICA

Possibilidade de colocar Coelho na Copa Sul-Americana é motivação extra para grupo

Se subir à Série A, América tem chances de jogar seu primeiro torneio internacional

postado em 10/11/2015 11:42 / atualizado em 10/11/2015 12:28

AFP PHOTO / JJUAN MABROMATA
Seria “sonho de verão” ou fantasia imaginar que o América pode, em 2016, disputar uma competição internacional? Parece loucura, mas não é. Se mantiver a segunda colocação da Série B ou até mesmo ser campeão, o alviverde tem chances de jogar a Copa Sul-Americana do ano que vem. Para tanto, não pode chegar às oitavas de final da Copa do Brasil – algo ocorrido apenas na edição de 1998.

Jamais na história o Coelho fez um jogo internacional em caráter oficial. Confrontos contra equipes do exterior ocorreram apenas em amistosos. Por isso, o grupo de 2015 sonha em assegurar a ótima campanha na Segunda Divisão para conseguir tal feito.

“É mais um incentivo para a gente. A Sul-Americana para o América é muito importante, por ser um campeonato internacional. Será importante conquistar essa vaga, pois o clube nunca disputou”, afirma o armador Henrique Santos. “Já estamos cientes disso. Queremos o segundo lugar ou o título para cravar não apenas o título, mas também a classificação do América para sua primeira competição internacional”, completa o meio-campista Xavier.

Dos oito clubes que representaram o Brasil na Copa Sul-Americana de 2015, um se qualificou pela Copa do Nordeste (Bahia), um pela Copa Verde (Brasília) e seis pelo Campeonato Brasileiro (Atlético-PR, Sport, Goiás, Chapecoense, Joinville e Ponte Preta). Nota-se que JEC e Ponte, campeão e vice da Série B de 2014, foram ao torneio internacional por causa das classificações de Grêmio, Santos, Flamengo Figueirense, Coritiba e Palmeiras para as oitavas de final da Copa do Brasil. Quem chega à quarta fase da competição nacional fica impossibilitado de jogar a Sul-Americana.

Finalistas da Copa do Brasil, Santos ou Palmeiras irá à Copa Libertadores de 2016 e, consequentemente, um dos dois estará fora da Sul-Americana. Vale lembrar ainda que se o Peixe permanecer na quarta colocação do Brasileiro e ficar com a taça no torneio de mata-mata, o G-4 vira G-5. Na atual tabela da Série A, o São Paulo (5º colocado) é quem disputaria a Libertadores, e o Internacional (6º colocado) ficaria com a vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Do 7º ao 16º lugar do Campeonato Brasileiro – Sport, Ponte Preta, Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo, Atlético-PR, Fluminense, Chapecoense, Figueirense e Avaí –, ao menos seis precisariam chegar alcançar as oitavas de final da Copa do Brasil. Levando em conta a tradição de alguns clubes citados, a combinação não é improvável.

Possibilidade de o América ir à Copa Sul-Americana de 2016

Se for campeão ou vice da Série B, terá preferência sobre o terceiro e o quarto colocado caso reste alguma vaga no torneio internacional;

Não pode alcançar as oitavas de final da Copa do Brasil;

Precisa torcer para que seis clubes da Série A se classifiquem para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Tags: américa coelho serieb futnacional futinternacional sulamericana