América
None

AMÉRICA

América pode repetir feito de Joinville e Atlético-GO e ser terceiro time a 'roubar' título da Série B de favorito

Coelho luta contra favoritismo do Internacional para levantar o caneco

postado em 13/09/2017 06:30 / atualizado em 13/09/2017 15:23

Mourão Panda/América
A Série B do Campeonato Brasileiro guarda características que a tornam ainda mais difícil e competitiva. Além de longas viagens e gramados com condições aquém do esperado, por exemplo, invariavelmente os clubes ainda têm que lutar contra grandes favoritos ao título. Quando a disputa envolve algum dos maiores clubes do país, é quase certo que os 'gigantes' levam o caneco. Quase!


Desde 2006, quando a segunda divisão nacional passou a ser disputada no formato atual, entre 20 clubes em confrontos de turno e returno e pontos corridos, em duas oportunidades esse favoritismo foi desbancado. Coincidentemente, em 2014 e 2016, o Vasco da Gama não teve bom rendimento e chegou ao fim da temporada sem o título. Joinville e Atlético-GO foram os campeões, respectivamente.


Rebaixado na temporada passada, o América luta para retornar à Série A em 2018. Em primeiro lugar na Série B, o Coelho se mantém firme rumo ao acesso. Mesmo que o principal objetivo alviverde seja voltar à elite, o clube mineiro pode sonhar em ser o terceiro a 'roubar' o título do grande favorito. Com o orçamento muito acima dos concorrentes, o Internacional é o maior candidato a levantar o troféu.


No entanto, o Colorado terá que lutar contra a regularidade e consistência americana. Desde que entrou no G-4, na 11ª rodada, o América não deixou mais o grupo dos clubes que se classificam à Série A. Além disso, o Coelho assumiu a liderança na 16ª rodada e só não esteve na primeira colocação ao fim da 22ª, quando o Inter ultrapassou o clube mineiro.


Quando o América assumiu a liderança, à época com 30 pontos, o Internacional era o sexto colocado, seis pontos a menos que o Coelho. De lá para cá, o Colorado assumiu a condição de favorito e venceu seis partidas em sequência. Derrotado pelo Juventude na última rodada, a equipe de Porto Alegre viu o clube mineiro reassumir a ponta. Restam 15 jogos para o Alviverde fazer história mais uma vez.


Os caminhos de América e Internacional se cruzam daqui a duas rodadas. Até lá, o Coelho enfrenta dois adversários da parte de cima da tabela: Ceará e Vila Nova. Já o Colorado tem rivais da parte de baixo: Figueirense e Náutico. Umas das armas de Enderson Moreira é Luan. Com o gol da vitória sobre o Paysandu, na última rodada, o atacante se juntou a Ruy na artilharia da equipe com seis tentos cada.


Em duas temporadas, o favoritismo ao título foi quebrado na Série B:

- Série B de 2014

1- Joinville - 70 pontos
2- Ponte Preta - 69 pontos
3- Vasco - 63 pontos
4- Avaí - 62 pontos

- Série B de 2016

1- Atlético-GO - 76 pontos
2- Avaí - 66 pontos
3- Vasco - 65 pontos
4- Bahia - 63 pontos

Tags: favorito título interiormg serieb coelho américa