América
None

AMÉRICA

Banimento, acesso à elite nacional e punição judicial: América em anos de Copa do Mundo

Em 2018, América voltará a disputar a elite do futebol brasileiro

postado em 01/01/2018 08:30 / atualizado em 30/12/2017 21:37

1994 - Acervo/América; Arquivo/EM/D.A. Press; Divulgação/América

A Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia, tem início no dia 14 de junho e vai até 15 de julho. A competição acontece no meio da temporada brasileira, o que ocasiona uma pausa forçada no trabalho dos clubes.

O  América possui casos curiosos em anos de Mundial. Em 1994, o clube não disputou o Campeonato Brasileiro por ter sido banido da competição por duas temporadas, punição cumprida em 1994 e 1995. Em 2010, conseguiu acesso à Série A de 2011. Entretanto, em 2014, sofreu punições por escalação e não terminou o Brasileiro no grupo de acesso à elite nacional.

Confira as temporadas do América em anos de Copa do Mundo

2014  - Brasil

Divulgação/América

O América começou a temporada sendo eliminado na semifinal do Campeonato Mineiro para o Atlético. Na Copa do Brasil, o time caiu na Segunda Fase ao ser derrotado pelo Bahia. Na Série B do Campeonato Brasileiro, o time foi punido por escalação irregular do lateral Eduardo e perdeu seis pontos na tabela, terminando a competição em quinto lugar.

2010  - África do Sul
Arquivo/EM/D.A. Press

O Coelho foi eliminado nas quartas de final do Campeonato Mineiro, ao ser eliminado pelo Atlético. Na Segunda Divisão, o América conseguiu o acesso à Série A de 2011 após nove anos. O clube terminou a competição na quarta colocação.

2006 - Alemanha

O América foi eliminado na semifinal do Campeonato Mineiro ao ser derrotado pelo Ipatinga em dois confrontos. Na Copa do Brasil, caiu na primeira fase para o Volta Redonda. O Coelho disputava a Série C naquele ano, e foi eliminado na terceira fase, ao terminar em terceiro no grupo. Foi o nono colocado na classificação geral.

2002 - Coreia do Sul/Japão

No Supercampeonato Mineiro, que teve cinco equipes, terminou em terceiro. Na Copa Sul-Minas de 2002, o América ficou em 10º lugar e não avançou às semifinais. Pela Copa do Brasil, o Coelho caiu ainda na primeira fase ao ser eliminado pelo Guarani, de Campinas. Na Série B, foi derrotado pelo Fortaleza e saiu nas quartas de final.

1998 - França


O América foi eliminado na semifinal do Campeonato Mineiro, pelo Atlético. Na Copa do Brasil, o time foi eliminado pelo Sport nas oitavas de final. O Coelho fez um Brasileirão ruim e terminou na 21ª posição a primeira fase, sendo rebaixado para a Série B de 1999.

1994 - Estados Unidos
Acervo/América

O Coelho foi terceiro colocado do Campeonato Mineiro. Pela Copa do Brasil, foi eliminado pelo Kaburé na primeira fase do torneio. Em decorrência de uma decisão do STJD, em 1993, o América foi banido de disputar o Campeonato Brasileiro por duas temporadas. O clube recorreu a excursões pela China, Arábia Saudita e Catar para preencher seu calendário.

1990 - Itália

O América foi terceiro colocado nos dois turnos do Campeonato Mineiro e não se classificou para a final do torneio. Na Série C do Campeonato Brasileiro, o Coelho foi vice-campeão ao perder para o Atlético-GO, nos pênaltis. Com o segundo lugar, o time conseguiu o acesso à Primeira Divisão de 1991.

1986 - México

O América ficou em quarto e quinto nos dois turnos do Campeonato Mineiro e não avançou à final. O Coelho não disputou a primeira divisão daquele ano, mas competiu em um Torneio Paralelo, que contava pontos para o ranking da CBF. Nele, terminou em sexto do Grupo G. Na classificação geral do Brasileiro, que englobou este torneio, terminou em 70º. O time realizou excursões para Portugal e Espanha neste ano.

1982 - Espanha

O América ficou em quarto no octagonal final do Campeonato Mineiro. Na Série B, o América não foi bem e caiu ainda na primeira fase ao ficar em sexto do Grupo E. Na classificação geral, ficou em 47º.

1978 - Argentina

Terceiro colocado no quadrangular final do Campeonato Mineiro, o América não teve vida fácil no Brasileirão. O Coelho terminou em 13º do Grupo B e saiu logo na primeira fase. Foi o 64º na classificação geral.

1974 - Alemanha Ocidental

No Campeonato Mineiro, o América terminou em quinto no octagonal final. Pelo Brasileirão, foi o 15º colocado do Grupo B, na primeira fase, e não avançou no torneio. Na classificação geral, foi o 30º.

1970 - México


O América foi o terceiro colocado do Campeonato Mineiro de 1970, campeonato disputado em fase única.

1966 - Inglaterra

Disputado em fase única, o América terminou o Campeonato Mineiro como quinto colocado.

1962 - Chile


O América foi vice-campeão do Estadual de 1961 no início de 1962. Pelo Campeonato Mineiro de 1962, terminou em terceiro e não se classificou para as finais do torneio.

1958 - Suécia

O América começou o ano sendo campeão estadual de 1957, após superar o Democrata, de Sete Lagoas, nas finais. No Campeonato Mineiro de 1958, foi vice-campeão ao ser derrotado pelo Atlético na final. A competição teve fim somente em 1959.

1954 - Suíça


O Coelho foi terceiro colocado em um longo Campeonato Mineiro.

1950 - Brasil

O América terminou em terceiro do Campeonato Mineiro, disputado em única fase.

1938 - Itália

Em ano confuso e de desorganização no futebol mineiro, o América acabou como terceiro colocado do Estadual.

1934 - Itália

O América foi o sexto colocado do Campeonato de Belo Horizonte e não se classificou para a final do Campeonato Mineiro.

1930 - Uruguai

O América foi vice-campeão do Campeonato Mineiro ao terminar em segundo colocado na tabela.

Tags: copa do mundo américa coelho