América
None

AMÉRICA

Negociado em julho, Serginho ainda lidera estatísticas do América no Brasileiro

Mesmo tendo feito só 12 jogos na Série A, meia supera jogadores atuais em alguns quesitos

postado em 17/11/2018 06:00 / atualizado em 17/11/2018 10:28

 Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
As estatísticas do América no Campeonato Brasileiro confirmam que tem faltado brilho ao time, agora na iminência de ser rebaixado. Os números do elenco são tão pobres que o meia Serginho, negociado em julho com o Kashima Antlers do Japão, ainda lidera alguns quesitos mesmo tendo atuado apenas 12 vezes. Passadas 22 rodadas desde a saída do ex-camisa 10, ninguém conseguiu superá-lo, por exemplo, em assistências: três apenas.

Serginho foi uma das peças mais importantes do técnico Enderson Moreira até a 12ª rodada, quando ambos deixaram o clube. Enquanto o armador foi para o outro lado do mundo, o comandante se transferiu para o Bahia. Chama atenção que o ex-meio-campista ainda lidera estatísticas do elenco em assistências, passes para finalizações e cruzamentos. Ele também é o vice-artilheiro do América no Campeonato Brasileiro, com quatro gols, dois a menos que Rafael Moura. 

Além de três assistências, Serginho contribuiu com 23 passes para finalizações e 65 cruzamentos. 

Serginho é ainda o quarto jogador com mais finalizações (23 em 12 jogos), atrás do “He-Man” (30 em 23 jogos), Ruy (27 em 21 jogos) e Carlinhos (25 em 23 jogos). 

Enquanto Serginho esteve no time, o América somou 14 pontos em 12 jogos: era o 14º lugar na classificação. Foram quatro vitórias e 14 gols no período. Depois da transferência do meia para o Japão, o Coelho conseguiu só quatro vitórias e marcou apenas 13 gols em 22 jogos. 

Desde a saída de Serginho, vários jogadores executaram a função de armador. Ruy era a maior esperança da torcida, mas sofreu com contusões e a irregularidade. O meia esteve longe do desempenho que teve pelo clube em 2017. 

Gérson Magrão e Matheusinho também fizeram a função, sem contar algumas improvisações. O fato é que ninguém emplacou. Por consequência, o América perdeu brilho, força ofensiva e vai terminando o Brasileiro de forma melancólica, à beira da queda.
 
Na vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, o América tem apenas 34 pontos e precisa de ao menos dez pontos nos quatro jogos finais para tentar evitar a volta à Série B.

Tags: americamg interiormg seriea futnacional serginho