América
None

COPA DO BRASIL

Com campanhas distintas na temporada, América e Juventude duelam por vaga na Copa do Brasil

Coelho é vice-lider do Mineiro, enquanto gaúchos estão em nono no Estadual

postado em 28/02/2019 06:30 / atualizado em 28/02/2019 01:43

<i>(Foto:  Estevão Germano / América)</i>
O América enfrenta o Juventude nesta quinta-feira, às 21h30, em Caxias do Sul-RS, em busca de uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil. Assim como na fase anterior - em que o Coelho se classificou após empatar em 0 a 0 com o São Raimundo-RR - a decisão acontece em jogo único.

O América terá pela frente um adversário pressionado pelas atuações ruins diantes de sua torcida. O Juventude está sem vencer em casa desde o dia 26 de outubro do ano passado. O último triunfo no Estádio Alfredo Jaconi foi contra o Sampaio Corrêa, pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, quando venceu por 1 a 0.

A campanha do Juventude no Campeonato Gaúcho também não é boa. O time comandado por Luiz Carlos Winck está na nona colocação, com 10 pontos em oito jogos. O líder Grêmio jogou sete vezes e tem 17 pontos. O último jogo da equipe antes de encarar o Coelho foi uma derrota por 3 a 2 para o São Luiz, pela oitava rodada do Estadual.

As atuações do Coelho em 2019, pelo contrário, empolgam o torcedor. O time está invicto na temporada 2019 e ocupa a vice-liderança na classificação do Campeonato Mineiro. No Estadual, o América venceu cinco de seus oito jogos e empatou os outros três, chegando aos 18 pontos, um a menos que o líder Atlético.

A equipe de Givanildo Oliveira vem de uma vitória por 2 a 1 de virada sobre o Boa, onde brilhou a estrela do atacante França, autor dos dois gols americanos.

Possibilidade de pênaltis

Diferentemente do que ocorreu na primeira fase da Copa do Brasil, em que o América se classificou com um empate, na segunda fase não existe vantagem para nenhuma das equipes.  Em caso de empate, a vaga será definida nos pênaltis.

Durante a semana, os jogadores treinaram cobrança de pênaltis, se preparando para um possível empate no tempo normal. Caso a vaga seja decidida nos tiros livres da marca penal, Matheusinho deve ser um dos responsáveis pelas cobranças. "Estou treinando. Se acontecer e o professor optar por mim, estarei pronto para ajudar o América", disse o meia americano.

Para o volante Juninho, o ideal é evitar as emoções de uma decisão por pênaltis, que não trazem boas lembranças ao América, eliminado da Copa do Brasil em 2017 pelo Murici-AL.

"Em 2017, sofremos muito com aquela eliminação e não quero passar por isso de novo. Estamos treinando as cobranças de pênaltis durante a semana, mas esperamos que não chegue a esse momento. Vamos dar o nosso melhor para conseguirmos o resultado no tempo normal", destacou o meio-campista.

América com força máxima

Para o jogo contra o time gaúcho, o Coelho terá os retornos de Matheusinho, Diego Jussani e Júnior Viçosa, que não entraram em campo na última partida da equipe americana, na vitória contra o Boa, pela oitava rodada do Campeonato Mineiro.

O zagueiro Diego Jussani e o atacante Júnior Viçosa cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo no Estadual. Já o meia Matheusinho, que havia ficado de fora da partida em Varginha por causa de uma virose está totalmente recuperado.

Jussani, capitão da equipe do América, foi outro que se colocou à disposição de Givanildo para o caso de decisão por pênaltis.

"Semana passada, o Givanildo já colocou alguns jogadores para treinarem pênaltis. Temos acompanhado os jogos da Copa do Brasil e vários estão indos para os pênaltis. Acredito que a disputa de penalidades não é loteria e, sim, competência. Sabemos que temos de estar bem treinados e focados. O grupo é muito experiente e, caso chegue aos pênaltis, acredito que nossa competência pode prevalecer", afirmou o defensor.

JUVENTUDE X AMÉRICA

JUVENTUDE
Raul, Vidal, Victor Salinas, Genilson e Eltinho; Bruno Camilo e Rafael Jataí; Denner, Breno, Gustavo Aprile e Braian Rodríguez
Técnico: Luiz Carlos Winck

AMÉRICA
Fernando Leal, Leandro Silva, Paulão, Diego Jussani e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Matheusinho; Marcelo Toscano, Neto Berola e Júnior Viçosa
Técnico: Givanildo Oliveira

Motivo: segunda fase da Copa do Brasil
Data e horário: quinta-feira, 28 de fevereiro, às 21h30
Local: Estádio Alfredo Jaconi, Caxias do Sul-RS
Árbitro: José Cláudio Rocha Filho (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)

Tags: futnacional copadobrasil juventuders americamg coelho