América
None

SÉRIE B

América visita Figueirense e mira colar na liderança da Série B

Equipes se enfrentam nesta quinta-feira (17), às 19h15, em Florianópolis

postado em 17/12/2020 06:00 / atualizado em 17/12/2020 01:45

(Foto: João Zebral/América)
O América visita o Figueirense nesta quinta-feira (17), às 19h15, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. A partida é válida pela 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e é mais uma oportunidade para que o Coelho se aproxime do acesso à Série A.

Na 28ª rodada, o Furacão superou o Cuiabá por 1 a 0, em Florianópolis, e deixou a zona de rebaixamento. Agora, o clube ocupa a 16ª posição, com 31 pontos. Por sua vez, o América bateu o Paraná Clube, também por 1 a 0, em Belo Horizonte, e deu mais um passo rumo à primeira divisão. O América é o vice-líder da Série B, com 53 pontos - cinco a menos que a líder Chapecoense.

A Chape, por sinal, empatou por 0 a 0 com o Náutico, nessa quarta-feira, e dá ao América mais uma chance de encostar na liderança. Um triunfo do Coelho no Sul do Brasil encurtaria a distância de cinco para dois pontos.

Mandante do confronto, o Figueirense cresceu de produção sob o comando do técnico Jorginho. Ele foi contratado para substituir Elano em novembro. Desde então, comandou a equipe catarinense em sete oportunidades, somando três vitórias, três empates e apenas uma derrota.

Já o América vive um dos momentos mais especiais de sua história. O clube disputará as semifinais da Copa do Brasil pela primeira vez e segue firme para retornar à elite do futebol brasileiro em 2021.

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o América tem 98,7% de chances de conquistar o acesso à Série A. Para os matemáticos, um time que chegar a 63 pontos tem 99,6% de chances de subir à primeira divisão. Seguindo essas contas, o Coelho precisaria somar 10 de 30 pontos possíveis - três vitórias e um empate, por exemplo.

Por outro lado, o Figueira tem 37,4% de chances de ser rebaixado à Série C. Segundo os estudos, uma equipe que atingir 47 pontos tem 0,8% de probabilidade de cair para a terceira divisão. Para atingir essa pontuação, o clube catarinense precisa conquistar 15 nas dez rodadas finais.

Desfalques e dúvidas

Para o duelo, o Figueirense tem 14 desfalques. São 12 jogadores no departamento médico do clube: o goleiro Jonas Giroleto, os laterais-direitos Thiaguinho e Everton Santos, os zagueiros Alemão e Victor Oliveira, o lateral-esquerdo Matheus Brunetti, os volantes Geovane, Arouca e Paulo Ricardo, além dos meias Carlos Gabriel, Marquinho e Dudu. 

Na última terça-feira (15), o zagueiro Guilherme Thiago testou positivo para Covid-19 e também se tornou desfalque para o técnico Jorginho. Por sua vez, o zagueiro Vitor Mendes recebeu o terceiro cartão amarelo na partida contra o Cuiabá e cumprirá suspensão automática. Matheus Neris, volante, deve ser improvisado na zaga.

O Coelho tem seis desfalques para o confronto. No departamento médico, o lateral-direito Diego Ferreira, o volante Zé Ricardo e o meia-atacante Guilherme seguem em tratamento de lesões. Com Covid-19, o volante Juninho e o meia Alê também estão fora. Por sua vez, o volante Flávio recebeu o terceiro cartão amarelo na partida contra o Paraná Clube e cumprirá suspensão automática.

As dúvidas relacionadas à formação do América estão no meio-campo. Sabino aparece como opção mais provável para substituir Flávio. Apesar da tendência dos retornos de Geovane e Marcelo Toscano ao time titular, Calyson está respaldado por sua boa atuação diante do Paraná Clube e pode manter vaga na formação inicial.


Ficha técnica


Figueirense

Rodolfo; Lucas Carvalho, Jhonatan, Matheus Neris, Renan Luís; Patrick Soares, Nonato, Guilherme Pinto; Bruno Michel, Diego Gonçalves e Alecsandro.
Técnico: Jorginho

América

Matheus Cavichioli; Daniel Borges, Messias, Anderson, João Paulo; Sabino, Geovane, Marcelo Toscano (Calyson); Ademir, Felipe Azevedo e Rodolfo.
Técnico: Lisca

Motivo: 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: quinta-feira, 17 de dezembro de 2020, às 19h15
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis

Árbitro: Vinicius Furlan (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)

Transmissão: Sportv   (exceto para o estado de Santa Catarina) e Premiere FC.

Tags: acesso rebaixamento serieb americamg interiormg figueirensesc