América
None

SÉRIE B

América empata com Náutico nos Aflitos e confirma acesso à Série A 2021

Coelho chegou a 67 pontos, 15 a mais que o quinto colocado Juventude

postado em 12/01/2021 21:07 / atualizado em 13/01/2021 00:52

(Foto: João Zebral/América)
O América garantiu o acesso matemático à elite do Campeonato Brasileiro ao empatar por 0 a 0 com o Náutico, nesta terça-feira, no estádio dos Aflitos, no Recife, pela 34ª rodada da Série B. Com 67 pontos, o time mineiro segue na liderança isolada e não pode mais ser ultrapassado pelo quinto colocado, Juventude, que perdeu para o Brasil de Pelotas, fora de casa, por 2 a 1.


Embora não tenha sido brilhante em Pernambuco, o Coelho fez jogo seguro na parte defensiva e completou nove partidas sem derrota (sete vitórias e dois empates), dando mais um passo para se tornar o maior campeão da competição. Vencedor em 1997 e 2017, o clube divide o topo do ranking com Coritiba, Goiás, Palmeiras, Paysandu e Bragantino.

O acesso é mais um grande feito da temporada histórica em que a equipe americana desbancou os gigantes Corinthians e Internacional e chegou às semifinais da Copa do Brasil fazendo duelos equilibrados com o Palmeiras. Agora, a missão é buscar vitórias nas quatro rodadas finais da Série B para fechar 2020/2021 com chave de ouro e levantando um troféu.

O próximo compromisso do América é contra o Botafogo-SP, às 21h30 de sexta-feira, no Independência, em Belo Horizonte. Depois, o time encara Brasil de Pelotas (fora), Confiança (fora) e, por fim, Avaí (casa). Se ganhar ao menos três confrontos, chegará a 76 pontos e terá mais de 98% de probabilidade de título, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG.


O jogo


Diferentemente dos duelos anteriores, o América não se mostrou envolvente no setor ofensivo e em vários momentos foi dominado pelo Náutico. Os donos da casa partiram para cima no início, sempre com o experiente centroavante Kieza, de 34 anos, incomodando os zagueiros Messias e Anderson.

Aos 9min, Kieza chegou a driblar o goleiro Matheus Cavichioli, porém ficou sem ângulo para chutar. Ele então rolou a bola em direção a João Carlos, que ajeitou o corpo na tentativa de finalizar de pé esquerdo. Daniel Borges travou o chute. Aos 10min, Dadá mirou o ângulo em arremate com a canhota, e Messias tirou de cabeça à linha de fundo.

A partir dos 20 minutos, o América manteve a calma, trabalhou a bola de pé em pé e esfriou o ímpeto do Náutico. Se estava difícil achar espaço na defesa do Timbu, o caminho era administrar o resultado sem muita pressa. Afinal, o ponto somado nos Aflitos ajudaria a cravar tanto o acesso quanto a manutenção de margem sobre a vice-líder Chapecoense.

Na etapa final, Lisca até tentou dar gás novo com as entradas de Neto Berola, opção de velocidade no setor ofensivo, e Marcelo Toscano, com qualidade nas cobranças de falta e em chutes de média distância. Contudo, quem quase marcou foi o Náutico, aos 47min, em bola à queima-roupa de Jorge Henrique defendida por Cavichioli.

A confirmação do acesso na 34ª rodada representa um recorde para o América. Em 2017, quando foi campeão da Série B, o time subiu matematicamente à primeira divisão na 35ª rodada, com vitória por 2 a 1 sobre o Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O elenco de 2020/2021 também pode superar os 73 pontos somados na edição de três anos atrás.

NÁUTICO 0X0 AMÉRICA


NÁUTICO
Anderson; Bryan, Camutanga, Rafael Ribeiro e Kevyn; Renan Foguinho (Jhonnatan, aos 15min do 2ºT), Rhaldney, Dadá (Jorge Henrique, aos 9min do 2ºT) e Jean Carlos (Ruy, aos 43min do 2ºT); Erick e Kieza
Técnico: Hélio dos Anjos

AMÉRICA
Matheus Cavichioli; Daniel Borges (Joseph, no intervalo), Messias, Anderson e João Paulo (Lucas Luan, aos 29min do 2ºT); Zé Ricardo, Juninho (Marcelo Toscano, aos 30min do 2ºT) e Alê; Ademir (Léo Passos, aos 40min do 2ºT), Felipe Augusto (Neto Berola, aos 18min do 2ºT) e Rodolfo
Técnico: Lisca

Cartões amarelos: Camutanga, aos 25min do 1ºT; Kevyn, aos 14min, Rhaldney, aos 15min, Jhonnatan, aos 41mn do 2ºT (Náutico); João Paulo, aos 11min, Ademir, aos 39min, Neto Berola, aos 41min do 2ºT (América)

Motivo: 34ª rodada da Série B

Local: Estádio dos Aflitos, no Recife

Data: terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Árbitro: Douglas Schwengber da Silva (RS)

Assistentes: Rafael da Silva Alves e André da Silva Bittencourt (RS)

Tags: América Coelho serieb nauticope interiormg futnacional