Atlético
None

ATLÉTICO

Três desafios para Levir: classificação, resgatar futebol de ídolos e volta ao Brasil

Treinador precisa classificar Atlético na Libertadores, recuperar atacantes e mostrar que longo período no Japão não o deixou desatualizado no futebol brasileiro

postado em 25/04/2014 16:16 / atualizado em 25/04/2014 17:51

Rodrigo Fonseca /Superesportes , Thiago de Castro /Superesportes

EM DA Press

Levir Culpi não tem tempo a perder. Tem desafios a superar. Imediatamente. O primeiro deles em menos de uma semana. Na quinta-feira que vem, o Atlético joga seu futuro na Copa Libertadores.

Derrotado por 1 a 0 na quarta-feira passada, ainda sob o comando de Paulo Autuori, o Galo precisa vencer por mais de um gol de diferença para avançar ou por 1 a 0 e levar a decisão da vaga para os pênaltis.

Para isso, o ataque tem de funcionar, umas das principais críticas feita ao trabalho de Autuori. Nas últimas cinco partidas, o time marcou apenas um gol, “seca” decisiva para a perda do Campeonato Mineiro.

Resgatar o futebol dos ídolos da torcida é outro desafio. Eles estão entre os principais atacantes do Atlético e vivem jejum. Diego Tardelli e Ronaldinho Gaúcho ainda não brilharam em 2014. Atuações apagadas e reforçadas por números ruins.

Tardelli tem apenas dois gols e uma assistência este ano, em 17 jogos. Não balança as redes há 11 partidas. Ronaldinho esteve em campo apenas em 11 dos 23 jogos do Atlético. Fez um gol, deu passe para outros dois.

Ainda no ataque, Fernandinho também passa por mau momento. Ele não festeja gol desde o final de novembro. São 18 partidas sem marcar.

De volta ao Brasil

Levir Culpi também passou por um “hiato”. Não foi de gols. Mas de distância do Brasil. E o retorno é o outro desafio. Depois de seis anos e meio no Japão, onde comandou um único clube, o Cerezo Osaka, o treinador terá de mostrar que está por dentro do futebol brasileiro, desde o mercado até o conhecimento dos adversários.

Apoio para Levir passar por esses obstáculos não vai faltar. Quarto técnico que mais vezes dirigiu o Atlético na história, com 175 jogos, ele vai para a quarta passagem pelo clube. Nome sempre lembrado no Galo nas trocas de treinador, Levir teve aprovação em enquete feita pelo Superesportes.

O próprio Levir Culpi, na primeira manifestação como técnico do Atlético, não abriu mão de lembrar a identificação com o Alvinegro. “Estou feliz em receber o convite para treinar o Galo. Clube que tenho grande identificação e uma história repleta de bons momentos”, postou no Twitter.

Tags: atlético galo treinador levir culpi