Atlético
None

ATLÉTICO

Luan vive melhor momento na temporada depois de sofrer com problemas no joelho

Atacante tem sua maior sequência como titular e sem lesões em 2017

postado em 01/09/2017 11:00 / atualizado em 01/09/2017 12:29

Bruno Cantini/Atlético

A temporada do futebol brasileiro caminha para sua reta final, mas, para alguns jogadores, o momento ainda é de recomeço. O meia-atacante Luan é um exemplo. Obrigado a conviver com problema crônico no joelho direito, o jogador de 27 anos tem sua maior sequência como titular e sem lesões em 2017 e aproveita para aprimorar o entrosamento com os companheiros. E mais do que isso: quer provar para si mesmo que pode atuar em alto nível, como nos melhores anos de sua carreira.

Prestes a completar um mês sem lesões, Luan atuou quatro vezes consecutivas como titular da equipe e foi preservado – ao lado de outros atletas que vinham atuando com frequência – da vitória sobre o Internacional por 1 a 0, no Beira-Rio, que confirmou a classificação à semifinal da Primeira Liga. No duelo de amanhã, contra o Paraná, no Independência, que vale vaga na decisão, ele deve voltar a jogar, já que o técnico Rogério Micale confirmou a opção por força máxima dentro de casa.

Diariamente, o jogador vem cuidando do problema no joelho com o intuito de minimizar possíveis complicações futuras. Depois de cada treino no campo, o jogador fica de uma a duas horas na academia fazendo fortalecimento muscular. “A lesão articular específica no joelho gera sobrecarga de trabalho em outros locais, solicitando a reação imediata dos músculos. Por isso, é necessário administrar a carga de treinamentos. É algo que precisa ser trabalhado quando há queixa de dor muscular”, afirma o médico Rodrigo Lasmar.

Um dos mais antigos do grupo, o jogador frequentemente passa por avaliações completas no joelho, sendo acompanhado de perto pelo fisiologista Roberto Chiari e pelos fisioterapeutas. “Temos um controle detalhado do que ele vem fazendo nas atividades. Fazemos aplicações no joelho e exames de imagem periódicos para evitar qualquer irregularidade”, diz Lasmar.

Desde que chegou ao Atlético, 2017 foi o ano em que Luan menos atuou: apenas 17 jogos, sendo apenas sete como titular – marcou um gol no Campeonato Mineiro. O jogador foi titular pela primeira vez com Rogério Micale na derrota por 3 a 0 para o Botafogo, na eliminação na Copa do Brasil, mas em seguida ficou afastado em virtude de um edema muscular. Voltou a jogar contra o Coritiba, pelo Brasileiro, e não saiu mais do time. Ele tem sido peça importante no esquema do treinador para atuar mais por baixo, valorizando as trocas de passe, sem depender tanto da bola aérea.

Micale valoriza a presença do jogador entre os titulares para recuperar gradativamente as boas atuações da equipe, sobretudo no Campeonato Brasileiro. “Luan é uma peça importante, hoje e sempre, pela entrega e vontade. Tem a característica de agredir na marcação, provocando o erro do adversário. A história dele fala por si. Não queremos que ele estoure de forma alguma. Não queremos que ele passe pelo que passou anteriormente. Ele, que melhor conhece o seu corpo, tem que nos dar o feedback. Não queremos perder um jogador com as características dele por um longo período. A gente prefere ir por doses a perdê-lo.”

RECUPERAÇÃO
O Galo só volta a campo pelo Brasileiro no sábado que vem, contra o Palmeiras, no Independência. A equipe faz campanha de recuperação na competição e, em caso de vitória, pode até embolar com os concorrentes a uma vaga entre os seis primeiros. No segundo turno, o time mineiro conquistou seis dos nove pontos disputados, aproveitamento bem melhor do que o obtido na primeira metade da competição (conseguiu apenas um nas três primeiras rodadas).

O treinador admite que ainda há muito a ser feito, mas vê evolução desde que chegou à equipe: “Vamos tentar resgatar o que tínhamos dentro de casa, de ganhar. Respeitamos o Palmeiras, sabemos do potencial, mas queremos resgatar o poderio de casa. Começamos no returno com o Flamengo e vamos de todas as formas tentar isso com toda nossa intensidade, trabalho e dedicação. Precisamos emplacar essa segunda vitória dentro de casa. Estamos acreditando muito que é possível”.

Tags: futnacional galo interiormg atleticomg