Atlético
None

CAMPEONATO MINEIRO

Reforços vão bem, e time alternativo do Atlético vence Guarani no Independência

Partida também ficou marcada pelo primeiro gol de Alerrandro pelo profissional

postado em 02/02/2019 20:50 / atualizado em 02/02/2019 20:57

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Já de olho na estreia na Copa Libertadores, o técnico Levir Culpi optou por escalar uma formação alternativa do Atlético para a partida diante do Guarani, de Divinópolis, neste sábado. Apesar de bastante modificada, a equipe alvinegra foi bem, contou com boa atuação de reforços e venceu por 2 a 0 no Independência, em jogo da quinta rodada do Campeonato Mineiro.

Aos 19’ do primeiro tempo, o atacante Alerrandro foi às redes pela primeira vez no profissional e abriu o placar. Na comemoração, o jovem de 19 anos homenageou a filha Emanuelly, que nasceu minutos antes do início da partida. Aos 32’, gol de estreante: Maicon Bolt finalizou de chapa, da entrada da área, e deu números finais ao jogo.

Reforços anunciados para esta temporada, o lateral-direito Guga e o atacante Maicon Bolt foram destaques no jogo. O meia Vinicius, que estreou na noite deste sábado, também foi participativo.

Com a vitória, o Atlético alcança os 10 pontos e assume provisoriamente a liderança da fase inicial do Mineiro. América, Cruzeiro, Patrocinense e Tupynambás, que jogam neste domingo, podem ultrapassar o time alvinegro. A derrota mantém o Guarani com três pontos, no nono lugar. URT e Villa Nova podem colocar o time de Divinópolis na zona de rebaixamento.

O Atlético volta a campo justamente pela partida de ida da segunda fase da Libertadores, contra o Danubio. O duelo será no estádio Luiz Franzini, em Montevidéu, capital do Uruguai, às 19h15 (de Brasília) desta terça-feira.

Pela sexta rodada do Mineiro, o times times jogarão no próximo sábado. Às 16h30, o Atlético visita a Caldense, no Ronaldão, em Poços de Caldas. Já o Guarani recebe o Tupi no Farião, em Divinópolis, às 17h.

Domínio alvinegro

Mandante e com a responsabilidade de atacar, o Atlético girava a bola de um lado para o outro para tentar achar espaços na defesa rival. Por ter um meio-campo mais pesado - já que contou com os volantes de marcação Adilson e Zé Welison -, o time alvinegro apostava nas chegadas pelas pontas.

E foi dessa forma que o Atlético abriu o placar já aos 19’. Após boa triangulação pela direita, Guga, titular pela primeira vez, cruzou na cabeça de Alerrandro. O jovem centroavante de 19 anos subiu livre e cabeceou firme para o fundo das redes. Foi o primeiro gol dele no profissional (veja abaixo).


Mesmo à frente no marcador, os donos da casa não pararam de atacar. Terans, em cobrança de falta, quase ampliou a vantagem, mas parou no goleiro Leandro. O segundo gol saiu dos pés de Maicon Bolt. Carlos César fez fila pela esquerda, mas foi travado. Na sobra, o lateral rolou para o estreante bater de chapa, da entrada da área, e marcar mais um para o Atlético (assista abaixo).


Encurralado, o Guarani não conseguia avançar. O Atlético insistia. De longe, de perto, por cima, por baixo. Terans, Alerrandro e Vinicius tiveram oportunidades e até levaram perigo à meta adversária, mas não ampliaram o placar no primeiro tempo.

Vantagem mantida


Pouco mudou no cenário da partida no início da etapa complementar. O Atlético trocava passes e buscava espaços para entrar na área do Guarani, mas com menos intensidade. Guga, pela ala direita, e Carlos César, pelo lado oposto, eram bastante acionados. Sem a bola, o time alvinegro sofria poucos sustos.

Com vantagem tranquila, o técnico Levir Culpi optou por preservar jogadores que tiveram problemas físicos recentemente. Com isso, o zagueiro Réver e o volante Adilson deram lugares a Matheus Mancini e Lucas Cândido, respectivamente. Em seguida, Maicon Bolt saiu de campo com cãimbras. O jovem Alessandro Vinícius, de 19 anos, ganhou, então, a oportunidade de estrear como profissional.

E o garoto, logo no primeiro lance, quase marcou. Guga, um dos grandes nomes do jogo, avançou pela direita e cruzou na cabeça de Alessandro Vinícius, que concluiu para fora. Daí em diante, o Atlético 'cozinhou' a partida, não foi pressionado e manteve a vantagem até o final.

ATLÉTICO 2 X 0 GUARANI

Atlético
Victor; Guga, Leonardo Silva, Réver (Matheus Mancini, aos 12’ do 2ºT) e Carlos César; Zé Welison e Adilson (Lucas Cândido, aos 23’ do 2ºT); Maicon Bolt (Alessandro Vinicius, aos 30’ do 2ºT), Vinicius e David Terans; Alerrandro
Técnico: Levir Culpi

Guarani
Leandro; Yuri, Paulão, Elder e Magalhães; Renato Xavier, Alemão e Ewerton Maradona (Leomir, aos 28’ do 2ºT); Paulo Morais, Douglas Santana e Pedrinho
Técnico: Gian Rodrigues

Gols: Alerrandro, aos 19’, e Maicon Bolt, aos 32’ do 1ºT (ATL)
Cartões amarelos: Matheus Mancini, aos 14’ do 2ºT (ATL); Renato Xavier, aos 34’ do 1ºT, e Yuri, aos 6’ do 2ºT (GUA)

Público: 9.205 torcedores
Renda: R$ 90.380,00

Motivo: 5ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: sábado, 2 de fevereiro de 2019, às 19h (de Brasília)

Árbitro: Marcelo Aurélio Augusto Ferreira
Assistentes: Leonardo Henrique Pereira e Marciano Pires de Lima

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo