Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético adota cautela, mas diz que não se omitirá sobre 'caso Cazares': 'Tem consequências'

Rui Costa fez pronunciamento oficial em nome do clube após episódio que meia se envolveu com duas mulheres durante festa em casa

postado em 10/09/2019 16:30 / atualizado em 10/09/2019 17:28

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)</i>


Atlético se pronunciou oficialmente sobre o caso envolvendo o meia Cazares. Uma mulher denunciou o jogador por estupro e lesão corporal nessa segunda-feiraO delegado Marcelo Mendel, que liderou as investigações, disse que não houve provas suficientes para prender algum dos suspeitos no primeiro dia de trabalhos. Além do jogador e das duas mulheres que fizeram as acusações, foram ouvidos na delegacia três amigos (dois homens e uma mulher) e um primo do camisa 10 do Galo - leia todo o caso no fim.


O pronunciamento do Atlético foi feito pelo diretor de futebol do clube, Rui Costa. O dirigente afirmou que o clube acompanhou todos os fatos e teve acesso ao depoimento do meia e de outros envolvidos. De acordo com ele, o alvinegro não vai se omitir, mas que vai aguardar a apuração dos fatos para que injustiças não sejam cometidas.

“É importante o torcedor saber que não vamos nos omitir, porque temos plena consciência do que isso gerou de repercussão negativa para o clube, para os seus colegas, para ele. É por isso que conversei com ele hoje. Esperamos, ontem, a apuração dos fatos. Tivemos acesso aos depoimentos das pessoas envolvidas no episódio. Aliás, o episódio começa num foro íntimo, privado, mas que ganha repercussões que faz com que o Atlético, como instituição, e nós do departamento de futebol profissional, o presidente e todos que representam o Atlético tenham que se posicionar”, disse o dirigente.

Rui Costa afirmou que conversou com o jogador e mostrou a ele a repercussão negativa que o episódio trouxe ao atleta, aos companheiros e à imagem do clube. O dirigente ressaltou que a confusão tem consequências externas e internas ao meia equatoriano. 

“Eu estive com o Cazares e expliquei a ele de forma muito clara e transparente que o gesto que começa no âmbito privado, traz mais repercussões a ele do que outros personagens  envolvidos, e a seus companheiros e a todos nós, num momento difícil em que o clube vem vivendo. Ele está ciente que todas as ações dessa magnitude têm consequências internas e externas. As externas, temos que aguardar ainda todo o processo que está se iniciando em uma fase de investigação, e as internas, nós temos que ter muito claro que, qualquer ação que exponha o clube, seus companheiros e a ele, tem consequência”, completou.


Leia o pronunciamento completo


Estou aqui para fazer uma manifestação oficial em relação ao episódio que envolve o atleta Cazares. Entendemos que era importante fazer essa manifestação após o dia de ontem, primeiro, pela repercussão do fato nas mídias em cenário brasileiro e internacional. Temos que dizer aos torcedores, nossa comunidade, o que o Atlético está fazendo diante desse episódio, que tem uma repercussão muito grande. Mas, ele precisa ser apurado para que não se cometa injustiças e para que não tenhamos pré-julgamentos negativos que podem colar um atleta a o que ele não fez.

É importante o torcedor saber que não vamos nos omitir, porque temos plena consciência do que isso gerou de repercussão negativa para o clube, para os seus colegas, para ele. É por isso que conversei com ele hoje. Esperamos, ontem, a apuração dos fatos. Tivemos acesso aos depoimentos das pessoas envolvidas no episódio. Aliás, o episódio começa num foro íntimo, privado, mas que ganha repercussões que faz com que o Atlético, como instituição, e nós do departamento de futebol profissional, o presidente e todos que representam o Atlético tenham que se posicionar. 

Conversei demoradamente com o advogado do atleta, que me expôs, com muito cuidado, o que está acontecendo até então. Os fatos estão sendo apurados. Há uma convergência em depoimentos que dão conta que, a versão do atleta, é a versão que tem mais aparência de verdade. Mas, assim como não se pode fazer qualquer pré-julgamento do atleta, não se pode fazer um pré-julgamento de quem denuncia.

Eu estive com o Cazares e expliquei a ele de forma muito clara e transparente que o gesto que começa no âmbito privado, traz mais repercussões a ele do que outros personagens  envolvidos, e a seus companheiros e a todos nós, num momento difícil em que o clube vem vivendo. Ele está ciente que todas as ações dessa magnitude têm consequências internas e externas. As externas, temos que aguardar ainda todo o processo que está se iniciando em uma fase de investigação, e as internas, nós temos que ter muito claro que, qualquer ação que exponha o clube, seus companheiros e a ele, tem consequência. 

Vamos aguardar o desenrolar dos fatos, as conclusões do inquérito e o que vai ser apontado pelas autoridades para que possamos ter os nossos desdobramentos. Porém, o atleta já sabe que, essa conduta, da forma que ela nasce, é exposta e torna público algo que não atinge só a ele, pessoa física, nem as denunciantes, mas atinge ao clube, ao torcedor, à marca Atlético, ele tem que entender que isso não pode acontecer e gera um desgaste muito grande. 

Toda a comunidade do futebol tem que saber que o atleta está ciente disso. Por mais que isso possa gerar uma simpatia ou algum discurso mais acolhedor, não vamos pré-julgar o Cazares e nem pré-julgar quem denuncia. Vamos esperar os fatos e, a partir da apuração dos fatos, vamos tomar medidas mais concretas e objetivas. Mas, vamos deixar claro desde já, que o Atlético não concorda com esse tipo de abordagem. O Atlético entende, sobretudo esse que vos fala, que não é o momento mais oportuno para você fazer uma celebração que tenha esse desdobramento. Disse isso ao atleta. Essa é a posição do Atlético diante desse primeiro episódio, desses fatos que estão sendo apurados. Vamos aguardar o esclarecimento derradeiro para dizer o que se fez e o que se fará em relação ao atleta.

Entenda o caso

De acordo com o delegado Marcelo Mendel - responsável pelo caso -, Cazares promoveu uma festa que começou por volta de meia-noite do último domingo.

O evento se iniciou pouco depois de o meia chegar a Belo Horizonte. O Atlético enfrentou, no domingo, o Botafogo, no Rio de Janeiro.

A chamada "resenha" seguiu até por volta das 6h, segundo a polícia, justamente quando a confusão aconteceu.

O jogador alega que tudo começou porque as mulheres estavam demorando muito no banheiro. Por isso, ele solicitou que outra pessoa verificasse o que elas faziam lá.

Nesse momento, essa pessoa disse ao equatoriano que as duas jovens usavam drogas no banheiro. Ele, então, teria as expulsado da reunião.

As mulheres estavam reticentes para sair da residência e outros convidados entraram na discussão.

Elas afirmam ainda que pertences pessoais foram furtados durante a festa. Por isso, elas entraram em discussão com outros convidados, o que resultou, segundo elas, em agressões físicas por parte dos amigos e do jogador.