Atlético
None

ATLÉTICO

Números de Sampaoli no Mineirão superam os de grandes ídolos do Atlético

Argentino tem aproveitamento de 83,3% dos pontos disputados, recorde entre todos os treinadores que dirigiram o time pelo menos dez vezes no estádio

postado em 16/01/2021 16:53 / atualizado em 16/01/2021 16:56

(Foto: Bruno Cantini/Atlético)
Em quase 113 anos, dezenas de treinadores estiveram à beira do campo no comando do Atlético. Nomes como Telê Santana, Procópio Cardoso, Barbatana e, mais recentemente, Levir Culpi e Cuca se eternizaram na história do clube pelos títulos e a grande identificação com a torcida. Para alcançar o status dos antecessores, o atual técnico alvinegro Jorge Sampaoli ainda tem um longo caminho a percorrer. Nessa busca, o argentino possui um grande trunfo: o excelente desempenho no Mineirão, palco do jogo deste domingo, às 18h15, contra o Atlético-GO, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Sampaoli comandou o Atlético 18 vezes no estádio, com 14 vitórias, três empates, apenas uma derrota, 40 gols feitos e 13 sofridos. Os números correspondem a um impressionante aproveitamento de 83,3% dos pontos disputados - recorde entre todos os treinadores que dirigiram o time alvinegro pelo menos dez vezes no Mineirão. Os dados foram compilados pelo Galo Estatísticas.

Logo atrás de Sampaoli, aparece Eduardo Amorim. O ex-meia do Cruzeiro não teve grande sucesso no comando do Atlético, mas conseguiu um altíssimo aproveitamento no Mineirão: 80,9% em 34 partidas. Completam o top 5 Ilton Chaves (79,4%), Barbatana (79,1%) e Vicente Lage (75%). Na galeria a seguir, veja a lista do 20 melhores nesse quesito (entre os treinadores que dirigiram a equipe pelo menos dez vezes no Mineirão):


Se a galeria não aparecer para você, clique aqui para acessá-la!

Mesmo sem a presença da torcida - em decorrência da pandemia de COVID-19 -, jogar em casa quase sempre significa vencer para o Atlético de Sampaoli. Com o argentino no comando, o time alvinegro foi campeão estadual no Mineirão e, no Brasileiro, tem o melhor desempenho como mandante: em 14 jogos, venceu dez, empatou três e perdeu apenas um (2 a 0 para o Athletico-PR).

No estádio, o Atlético conseguiu vitórias importantes contra rivais diretos na disputa pelas primeiras colocações da Série A: 3 a 0 sobre o líder São Paulo, 4 a 0 diante do quinto colocado Flamengo e 3 a 1 ante o Grêmio, que ocupa a quarta posição. Até o fim da competição, serão mais quatro partidas no Mineirão, contra Atlético-GO, Fortaleza, Bahia e Palmeiras.

Tags: galo atleticomg interiormg futnacional sampaoli seriea jorge sampaoli