CRUZEIRO 100 ANOS
None

CRUZEIRO 100 ANOS

Ricardinho: trajetória no Cruzeiro, identificação e recorde de títulos

Cria da base, camisa 8 foi titular em conquistas históricas e teve despedida sem destaque em retorno ao clube, em 2007

postado em 23/12/2020 06:00 / atualizado em 23/12/2020 08:39


(Foto: Beto Novaes/EM.DA Press)
Em 100 anos de história do Cruzeiro, apenas um jogador atingiu a marca de 15 títulos com a camisa estrelada: Ricardinho. O camisa 8 está imortalizado em grandes conquistas celestes, como Libertadores e Copa do Brasil. Revelado nas categorias de base do clube, o ex-volante teve trajetória longeva na Toca da Raposa, com 441 jogos disputados e 46 gols marcados em dez temporadas - divididas em duas passagens.
 
Natural de Passos, no Sul de Minas, Ricardinho estreou no elenco profissional do Cruzeiro em 1994, aos 18 anos. A ascensão na equipe principal foi de poucos jogos na primeira temporada à titularidade a partir de 1995. Considerado franzino para a posição, o volante de 1,70m e 60kg dominou o meio-campo com consistência na marcação, visão de jogo e qualidade no passe. Outra característica marcante do ‘Mosquitinho Azul’, alcunha dada pelo locutor Alberto Rodrigues, era o forte chute de longa distância. 

Ricardinho começou a coleção de títulos pelo Cruzeiro com o Campeonato Mineiro de 1994. No ano seguinte, a primeira conquista internacional: a Copa Master da Supercopa, com vitória por 1 a 0 sobre o Olímpia - Marcelo Ramos balançou a rede. A sequência vencedora continuou com a Copa do Brasil de 1996, superando o badalado Palmeiras na decisão, e o bicampeonato celeste da Copa LIbertadores da América, em 1997. Os dois títulos ‘dividem’ a preferência de Ricardinho. 


“A Copa do Brasil de 1996 é um dos títulos mais especiais da minha carreira. Briga só com o da Libertadores (risos).Foi mais expressivo ainda pelos adversários que cruzamos ao longo da campanha, Flamengo, Corinthians. E o Palmeiras, na final, que tinha uma equipe muito forte. Aquilo foi muito especial.  O título ganhou esse status importante na minha vida também pela comemoração. Foi uma coisa de louco. Lembro que chegamos a Belo Horizonte no carro de bombeiros, cruzamos o centro, a cidade toda. Foi impressionante, é uma coisa que não acontece da mesma forma há muito tempo aqui em Belo Horizonte”, recordou o ex-jogador, em entrevista ao Superesportes, em 2016, em especial de 20 anos da conquista da Copa do Brasil. 

A primeira passagem de Ricardinho pelo Cruzeiro terminou em 2002. Ele partiu rumo ao Japão, onde ficou por cinco temporadas -  defendeu Kashiwa Reysol e Kashima Antlers. O legado do ‘Mosquitinho’ inclui dois títulos da Copa do Brasil, uma Libertadores, duas Copas Sul-Minas, três Campeonatos Mineiros, um Supercampeonato Mineiro, uma Copa Ouro, uma Copa Master, uma Recopa Sul-Americana, uma Copa Centro-Oeste e uma Copa dos Campeões. 

Retorno e despedida 


(Foto: Jorge Gontijo/EM/D.A Press)


Após experiência no japonês, Ricardinho voltou ao Cruzeiro no início de 2007, com status de capitão. O retorno, porém, foi breve - apenas 24 jogos e um gol.  O meio-campista não conseguiu repetir as intensas apresentações de outrora e rescindiu contrato em comum acordo com a diretoria. Na última vez que esteve em campo com a camisa celeste, em partida contra o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro, Ricardinho foi vaiado pela torcida no Mineirão e acabou substituído por Wagner no intervalo.

“Isso já estava na minha cabeça há mais ou menos um mês. Só que o time estava numa fase difícil e eu preferi esperar o momento certo. São mais de 400 jogos aqui no Cruzeiro e acho que tudo tem um fim. O meu ciclo aqui dentro acabou. Não tenho problema nenhum com imprensa ou torcida. A torcida do Cruzeiro para mim foi ótima em todos os sentidos e a diretoria também foi sensacional. Não tenho nada o que reclamar de ninguém, todo mundo foi super gentil comigo. Fui muito feliz aqui no Cruzeiro por tudo o que aconteceu. Agradeço às pessoas que me ajudaram. Tenho uma história maravilhosa aqui dentro, que dificilmente outro jogador consegue. Vai ficar a saudade e espero que todo mundo lembre de mim por coisas boas que fiz aqui no Cruzeiro”, declarou no adeus ao clube. 

No mesmo ano, Ricardinho teve experiência pouco empolgante no Corinthians e resolveu encerrar a carreira aos 31 anos devido a dores crônicas no tornozelo. O ex-volante, de 44 anos, atualmente é o 12º colocado na lista dos jogadores com mais partidas pelo Cruzeiro. 

Ricardinho


Números: 441 jogos e 46 gols
Período: 1994 a 2002; 2007
Data de nascimento: 24/06/1976


Os 15 títulos


Copa Libertadores:
1997
Recopa Sul-Americana: 1998
Copa Ouro: 1995
Copa Master: 1995
Copa do Brasil: 1996 e 2000
Copa Sul-Minas: 2001 e 2002
Copa Centro-Oeste: 1999
Campeonato Mineiro: 1994, 1996, 1997 e 1998
Supercampeonato Mineiro: 2002
Copa dos Campeões Mineiros: 1999

Tags: ricardinho centenário títulos 100 anos cruzeiroec interiormg