América

CAMPEONATO BRASILEIRO

CBF anuncia utilização do VAR nas Séries B, C e D do Brasileiro

Até este ano, apenas a Série A dispunha do recurso tecnológico para esclarecer lances polêmicos

postado em 22/07/2021 18:00 / atualizado em 22/07/2021 18:06

(Foto: Juarez Rodrigues/EM/D. A. Press)


A CBF anunciou nesta quinta-feira que as Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro também contarão com o árbitro de vídeo (VAR) ainda em suas edições de 2021. Até então, apenas a Série A dispunha do recurso tecnológico para esclarecer lances polêmicos.


Na Série B, a ferramenta será utilizada nas 190 partidas previstas para o returno.

Já nas Séries C e D, a implementação da tecnologia abrangerá as fases finais das duas competições, totalizando 26 e 14 jogos, respectivamente.

A decisão da entidade ainda será referendada pelos clubes em Conselho Técnico para aquelas séries onde há esta previsão. A Comissão Nacional de Arbitragem da CBF já está com a programação em andamento, com a contratação da empresa responsável pela tecnologia e a programação de cursos preparatórios adicionais para os profissionais de arbitragem.

"Estamos tirando do papel uma reivindicação que os clubes disputantes dessas séries faziam há tempos. É mais um aperfeiçoamento muito importante da CBF às competições nacionais. Isso trará mais justiça ao jogo e mais segurança aos árbitros. As Séries B, C e D mobilizam torcedores, comunidades, cidades e mereciam muito este investimento", disse o presidente interino da CBF, Antônio Carlos Nunes.

A entidade contará também com a utilização do Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), no Rio de Janeiro, que possibilita otimizar toda a operação do árbitro de vídeo. Ao fim de 2021, serão 651 jogos com a ferramenta em competições da CBF.

Tags: serieb americamg atleticomg cruzeiroec interiormg futnacional seriea seriec seried VAR