América
None

Na reestreia de Givanildo, América reage e goleia o Fluminense na Arena do Jacaré

Rodriguinho, Alessandro e Marcos Rocha fizeram os gols; Neneca ainda pegou pênalti

postado em 07/08/2011 17:36 / atualizado em 07/08/2011 19:13

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press


Depois de 13 jogos seguidos sem vitórias no Campeonato Brasileiro, o América finalmente reagiu. Sob o comando de Givanildo Oliveira, o Coelho derrotou o Fluminense, por 3 a 0, na Arena do Jacaré, em jogo válido pela 15ª rodada.

Essa foi a reestreia do treinador no América. Ele já teve duas passagens marcantes no clube em 1997 e 2009, quando conquistou as Séries B e C, respectivamente.

Agora, o América enfrentará o Botafogo, no próximo sábado, às 21h, no Engenhão, pela 16ª rodada. O Coelho ainda não venceu fora de casa e precisa do triunfo para confirmar a reação. O time continua na lanterna, no entanto, parece dar sinais de que não permanecerá em situação adversa por muito tempo.

O Fluminense, por sua vez, vinha de dois triunfos seguidos - bateu Ceará e Internacional -, mas não conseguiu a ‘trinca’. A equipe de Abel Braga sofreu a sétima derrota no campeonato e, curiosamente, perdeu todos os confrontos contra as equipes mineiras nesse primeiro turno. O tricolor das laranjeiras vai voltar a campo diante do Grêmio, no domingo, às 18h30, no Olímpico.

Com golaço, América abre o marcador

A partida começou movimentada. As duas equipes conseguiram chegar ao ataque com facilidade. Contudo, as conclusões a gol não assustaram os goleiros Neneca e Diego Cavalieri.

Em busca da segunda vitória no campeonato, o Coelho aproveitou a liberdade de seus laterais para atacar e, dessa forma, abriu o placar com um golaço, aos 9min. Carleto, no meio-campo, fez um lançamento preciso para Marcos Rocha, que recebeu na entrada da área, pelo lado direito. Ele cruzou de primeira para o meio da área e Rodriguinho apareceu para chutar. O camisa 10 deu um tiro certeiro e colocou a bola no ângulo: 1 a 0.

O Fluminense tentou a reação, mas não conseguiu passar da marcação americana. A mudança de postura do time, com Givanildo, ficou visível. O Coelho jogou com segurança na defesa e também demonstrou um ataque mais envolvente.

Contudo, o bom momento do América quase acabou aos 24. Mariano cruzou rasteiro para a área, Rafael Moura apareceu livre e chutou colocado. Neneca se esticou todo, mas não conseguiu fazer a defesa. Para alívio do torcedor, a bola passou rente à trave e foi para fora.

Ainda no primeiro tempo, Givanildo teve que queimar uma substituição. O lateral-esquerdo Thiago Carleto se machucou e o armador Netinho entrou em seu lugar.

Aos 38, outra chance de perigo do Fluminense. Rafael Moura recebeu no meio da grande área e ficou cara a cara com Neneca. O goleiro do América levou a melhor e fez a defesa. Aos 40, Marquinho invadiu a área e bateu. A bola foi alta demais e não ofereceu perigo.

Nos minutos finais, o América voltou a mostrar mais volume de jogo, porém, não conseguiu finalizações objetivas.

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press


América amplia e Neneca defende pênalti

O América voltou a campo com a mesma formação que terminou o primeiro tempo. Já o Fluminense substituiu um atacante por outro: Araújo entrou no lugar de Rafael Sóbis.

Não demorou muito para o time do Coelho presentear o torcedor americano com outro gol. O atacante Leo arrancou com velocidade, invadiu a área e foi derrubado pelo zagueiro Gum. Pênalti! O artilheiro Alessandro bateu com tranquilidade, no canto direito, e ampliou o marcador: 2 a 0. Esse foi o sexto tento do jogador no campeonato.

Com jogadas envolventes, o Coelho continuou a pressão sobre o adversário. Aos 9, Marcos Rocha entrou na área, teve tempo para cruzar, mas mandou a bola em cima do goleiro. Aos 12, Netinho acionou Rodriguinho na área, que cabeceou fraco para fácil defesa de Cavalieri.

Neneca quase complicou o América, aos 15, mas se redimiu no mesmo lance ao salvar o Coelho duas vezes. Souza, do Fluminense, bateu de fora da área. A bola parecia ter rumo certo: as mãos do arqueiro. Entretanto, o goleiro espalmou e Gum, de frente para o gol, chutou. Neneca defendeu à queima roupa. Na sequência, Rafael Moura chutou e mais uma defesa com rebote. Araújo, já com o goleiro batido, chutou e a bola entrou. Contudo, ele estava impedido e o árbitro invalidou o gol.

Rodriguinho estava mesmo inspirado. Depois de um primeiro tempo brilhante, o jogador aprontou com o Fluminense. Aos 21, ele fez grande jogada e bateu colocado, de canhota. A bola raspou a trave e não entrou por pouco.

Cansado, Alessandro foi substituído por outro artilheiro. Givanildo Oliveira o trocou por Fábio Júnior aos 23. Porém, ele não ficou muito tempo em campo. Com um problema no olho, saiu de campo. Eliandro entrou em seu lugar.

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
Três minutos depois, a torcida americana comemorou novamente. Leo, mais uma vez, arrancou com velocidade. Ele superou o zagueiro Gum, mas foi derrubado, quando se aproximava do gol. O árbitro Sandro Meira Ricci não pensou duas vezes e expulsou o defensor. Fluminense com um a menos!

A estreia de Givanildo não poderia ser melhor. Aos 31, o América sacramentou a vitória com goleada. Marcos Rocha recebeu lançamento, superou a marcação, entrou na área e bateu. A bola passou por baixo de Diego Cavalieri: 3 a 0.

No apagar das luzes, Neneca salvou o América de novo. Araújo invadiu a área do Coelho e Neneca defendeu. No rebote, o atacante do Fluminense tentou outra investida, mas foi derrubado pelo goleiro. Pênalti para o time carioca. Na cobrança, Rafael Moura bateu forte no canto esquerdo. No entanto, o arqueiro defendeu e impediu o gol de honra.

O América ainda teve tempo de mandar uma bola na trave com o volante Dudu. (UAI)

AMÉRICA X FLUMINENSE

América
Neneca; Micão, Otávio e Gabriel; Marcos Rocha, Dudu, Amaral, Rodriguinho e Carleto (Netinho); Leo e Alessandro (Fábio Júnior) (Eliandro). Técnico: Givanildo Oliveira.

Fluminense
Diego Cavalieri; Mariano, Gum, Márcio Rosário e Julio Cesar (Matheus Carvalho); Edinho, Fernando Bob, Marquinho e Souza; Rafael Sóbis (Araújo) e Rafael Moura. Técnico: Abel Braga.

Motivo: 15ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Data: Seis de agosto, domingo, às 16h
Gols: Rodriguinho, aos 9 do 1º tempo; Alessandro, aos 7, e Marcos Rocha, aos 31 do 2º tempo.
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Auxiliares: César Augusto de Oliveira Vaz (DF) e Carlos Emanuel Monzilillo (DF)
Cartões amarelos: Leo, Thiago Carleto, Micão, Neneca (América), Márcio Rosário (Fluminense)
Cartão vermelho: Gum

Tags: