América
None

América x Atlético

Campeões de 2001 analisam chances do América de voltar a conquistar o título

Coelho vai enfrentar o Atlético em uma final onze anos depois de erguer a taça

postado em 04/05/2012 08:00 / atualizado em 04/05/2012 16:37

Arquivo/Estado de Minas
Campeões com o América no Campeonato Mineiro de 2001, último dos 15 títulos conquistados pelo Coelho na competição, os ex-jogadores Wellington Paulo e Ricardo fizeram seus prognósticos sobre a decisão estadual desta temporada. Assim como há 11 anos atrás, o alviverde enfrentará o arquirrival Atlético. Dessa vez, o palco será o Independência.

Para o ex-zagueiro Wellington Paulo, capitão do América naquela conquista, os dois times estarão equilibrados no primeiro confronto decisivo deste ano diferentemente de 2001, quando o Atlético era o favorito. “Hoje é meio a meio. Naquele ano, o Atlético era o favorito porque o nosso time foi formado de última hora. De 2000 para 2001 mudou quase todo o grupo. Não tínhamos entrosamento e mesmo assim acabamos vencendo. Nossas chances eram menores. Fizemos 4 a 1 no primeiro jogo e aquilo mostrou que o time era forte afinal”, afirmou, em entrevista ao Superesportes.

O ex-volante Ricardo, hoje coordenador das divisões de base do América, também descarta o favoritismo do Galo, que terminou a primeira fase do Mineiro na liderança. O ex-jogador ressaltou a vitória do Coelho sobre o Cruzeiro nas semifinais e apontou o equilíbrio no duelo.

“O América vive um momento de ascensão. O time vem de boas partidas e venceu um adversário de peso, o Cruzeiro. Isso é uma motivação muito grande. Eu acredito que o Atlético não é favorito. As forças estarão equilibradas. O Independência também pode trazer uma confiança a mais para o América”, disse.

Campeões relembram campanha de 2001

Wellington Paulo

"O grupo de 2001 era muito unido, uma verdadeira família. A maioria dos atletas era recé-promovidos da base. Lembro que os jogos foram marcantes. O Alessandro fez o gol do título e o Tucho fez os dois na primeira partida. Foi incrível o meu gol também, na partida de ida. O Fabrício bateu escanteio e a bola parou no pé do Maicon, ele cruzou novamente e fiz o gol de cabeça"

Ricardo

"O time estava desmotivado, pois a campanha não foi muito boa no início e ficamos perto do rebaixamento. Nas últimas partidas, o grupo se mobilizou e prometemos que não perderíamos mais. Conseguimos a classificação. O grupo era muito novo. A maioria dos jogadores estavam em sua primeira disputa de campeonato profissional. No primeiro jogo contra o Atlético fizemos tudo aquilo que prometemos. Tivemos quase 100% de aproveitamento porque tivemos umas cinco chances no jogo e fizemos quatro gols. Perdemos o Tucho, por cartão, e o Claudinei, que passou mal. Eles eram dois importantes jogadores do meio-campo e a ausência deles nos prejudicou muito no segundo jogo. O Mineirão estava lotado, empurrando o time do Atlético. Foi um jogo em que a técnica ficou um pouco de lado. Foi um jogo que o coração mandou mais, foi na raça. O Atlético fez três a zero e o Alessandro chamou a responsabilidade e marcou o gol do título".


Fichas das partidas


América 4 x 1 Atlético

Estádio: Mineirão

Data: 27/05/2001

América:
Fabiano; Edson, Wellington Paulo, Thiago e Michael; Ricardo, Claudinei, Ruy (Carlos Alberto) e Tucho; Rodrigo (Alessandro) e Fabrício – Técnico: Lula Pereira.

Atlético: Velloso; Paulo Baier (Cicinho), Carlão, Luis Carlos e Ronildo; Gilberto Silva, Rolete, Alexandre (Rinaldo) e Lincoln (Kim); Guilherme e Marques - Tec: José Maria Pena.

Gols: Wellington Paulo (4’), Tucho (18’), Rodrigo (28’), Gilberto Silva (30’) e Rodrigo (84’).

Atlético 3 x 1 América


Estádio: Mineirão

Data: 03/06/2001

Atlético:
Velloso; Cicinho (Paulo Baier), Paulão (Rinaldo), Luis Carlos e Ronildo; Gilberto Silva, Alexandre e Lincoln; Kim (Romeu), Guilherme e Marques - Técnico: José Maria Pena.

América:
Fabiano; Edson, Wellington Paulo, Thiago e Michael (Telmo); Ricardo, Ruy, Rogério (Adriano França) e Carlos Alberto (Alessandro); Rodrigo e Fabrício – Técnico: Lula Pereira.

Gols: Guilherme (12’ - penalty), Gilberto Silva (55’), Lincoln (62’) e Alessandro (77’).