América
None

MUDANÇA

Ex-goleiro Fabiano Pereira é confirmado como novo gerente de futebol do América

Fabiano, de 38 anos, entra no lugar de Jair Albano Félix, que passa a ocupar o cargo de coordenador geral de futebol. Apresentação do novo gerente acontece nesta quinta

postado em 20/02/2013 18:11 / atualizado em 20/02/2013 19:52

Arquivo/EM/D.A Press
O América anunciou mudanças na parte administrativa do futebol. O ex-goleiro Fabiano Pereira, de 38 anos, é o novo gerente de futebol do Coelho e será apresentado nesta quinta-feira, às 16h, no CT Lanna Drumond. Com isso, Jair Albano Félix, atual ocupante do cargo, assume a função de coordenador geral de futebol do clube.

Em contato com o Superesportes, o superintendente geral do América, Alexandre Faria, explicou que a mudança divulgada nesta quarta-feira será importante para melhorar o trabalho nos assuntos especialmente relacionados ao futebol no clube.

“O Fabiano acompanhará o clube mais de perto, seja nas viagens, nos treinos e em outras situações. Ele também participará nas decisões relativas às contratações. O Jair assumirá outra função, com o objetivo de integrar melhor as categorias de base com o time profissional”, afirmou Faria.

Segundo a diretoria do América, a mudança faz parte de um projeto de “capacitação de profissionais e da definição de um modelo moderno de gestão”, em parceria com a consultoria do Sebrae.

Histórico do novo gerente do Coelho

Revelado pela Ponte Preta, o goleiro Fabiano ganhou notoriedade no futebol brasileiro após se destacar com a camisa da Portuguesa, em 1998. A suas boas atuações despertaram o interesse do Cruzeiro, que o contratou em 2000 para a disputa do Campeonato Brasileiro. Ele chegou ao clube para suprir as ausências de André e Rodrigo Posso, lesionados na época. O arqueiro, no entanto, teve de disputar posição com Jefferson, recém-promovido das categorias de base.

Foi com a camisa do América, em 2001, que Fabiano alcançou seu feito mais importante no futebol mineiro. Ele foi o goleiro titular do Coelho na campanha do título estadual conquistado sobre o Atlético, no Mineirão. Curiosamente, o novo gerente de futebol se reencontrará com o ex-parceiro de clube Alessandro, autor do gol que deu o troféu ao Coelho na ocasião - a equipe perdeu o jogo por 3 a 1, mas havia vencido a partida de ida por 4 a 1.

Em 2003, quando ainda defendia o América, Fabiano se envolveu em uma grave polêmica. No jogo contra o Avaí, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro, o goleiro se irritou com o árbitro Marcos Tadeu Silva Mafra após a marcação de um pênalti a favor dos catarinenses e o agrediu com tapas e pontapés. Ele só foi contido após intervenção da Polícia Militar. Curiosamente, o lance foi desperdiçado por Brenner, que chutou a bola por cima diante do atacante Alessandro, deslocado para a meta.

Por conta da  agressão contra o árbitro, Fabiano foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e chegou a ser suspenso por 180 dias futebol. Após a resolução da pendência, o arqueiro defendeu São Caetano, Juventude e CRB. No clube alagoano, ele pendurou as luvas aos 31 anos, em 2006.