América
None

MERCADO

América negocia meia Rodriguinho com clube do Catar por valor recorde

Jogador chegou ao Coelho em 2011, disputou 104 jogos e marcou 24 gols

postado em 06/09/2013 17:18 / atualizado em 06/09/2013 19:10

João Miranda / EM / DAPress


O principal jogador do América na Série B do Campeonato Brasileiro está deixando o Lanna Drumond. Nesta sexta-feira, o clube decidiu negociar o meia Rodriguinho com o El Jaish Sport Club, do Catar, por valor que considerou irrecusável. As conversas se arrastaram por 15 dias. Segundo o superintendente geral Alexandre Faria, a oficialização da venda depende apenas da aprovação do jogador nos exames médicos.

Rodriguinho deixou a concentração e não enfrentará o Guaratinguetá nesta sexta-feira, às 21h50, no Independência, pela Série B. O meia viaja já neste sábado para o Catar, na companhia de Alexandre Faria, para ser submetido às avaliações clínicas do novo clube. De acordo com o superintendente, a expectativa é que a negociação seja totalmente concluída até terça-feira.

Em contrato, a multa rescisória de Rodriguinho era de 10 milhões de euros, mas Faria não quis confirmar à reportagem o valor da transação com o Jaish Sport. O montante só será revelado após a assinatura do contrato. O fato é que o América detinha 60% dos direitos econômicos do jogador, percentual adquirido no ano passado. O Capivariano, clube de empresários de São Paulo, era dono de 40%.

Em nota, o Conselho de Administração do América considerou o negócio muito vantajoso, apesar da perda técnica. "A negociação de Rodriguinho representa a transação de atleta de maior valor realizada pelo América em toda sua história. Também significará a abertura para o clube no mercado de futebol do Catar, um dos que mais crescem no mundo por ter o país sido eleito para sediar a Copa do Mundo de 2022. Este aspecto é relevante porque a abertura de novos mercados de futebol no exterior é parte fundamental na estratégia do fortalecimento do América. Fundado em 2007, o EL Jaish, fica na capital Doha, e pertence ao governo do Catar".

Ainda de acordo com a direção, Rodriguinho recebeu este ano um reajuste salarial, tendo em vista a sua valorização, mas constantemente pedia para que sua transferência fosse facilitada. "A diretoria também levou em consideração, na sua decisão de aceitar a negociação, que, apesar de ter seu salário reajustado, Rodriguinho vinha pedindo à diretoria para facilitar sua negociação, em razão dos valores elevados que irá receber. Desta forma, o América considerou que seria impossível manter o jogador motivado em caso de recusa dessa nova proposta".

Rodriguinho chegou ao América em maio de 2011 para disputar a Série A do Campeonato Brasileiro. No primeiro ano, ele fez seis gols em 34 apresentações pelo Coelho. Este ano, ele marcou 11 gols em 28 jogos e é o sexto maior artilheiro da Série B, com oito gols.

Ao todo, o armador fez 24 gols em 104 jogos pelo América.

Este ano, Rodriguinho também entrou na pautas de Internacional, Santos e Atlético.

A seguir, a nota completa divulgada pelo América:

O Conselho de Administração do América comunica aos seus torcedores e ao público de modo geral que está negociando os direitos federativos do armador Rodriguinho ao El Jaish Sport Club, do Qatar. Nos últimos dois meses, o América recebeu várias propostas de clubes brasileiros interessados no atleta mas tinha decidido mantê-lo pelo menos até dezembro para não prejudicar seu planejamento para o Campeonato Brasileiro da Série B deste ano. Para viabilizar a permanência do jogador, o clube chegou a reajustar significativamente seus salários. Nos últimos dias, entretanto, o América recebeu uma oferta do El Jaish extremamente vantajosa, tanto para o clube como para o jogador. A diretoria também levou em consideração, na sua decisão de aceitar a negociação, que, apesar de ter seu salário reajustado, Rodriguinho vinha pedindo à diretoria para facilitar sua negociação, em razão dos valores elevados que irá receber. Desta forma, o América considerou que seria impossível manter o jogador motivado em caso de recusa dessa nova proposta.

A negociação de Rodriguinho representa a transação de atleta de maior valor realizada pelo América em toda sua história. Também significará a abertura para o clube no mercado de futebol do Qatar, um dos que mais crescem no mundo por ter o país sido eleito para sediar a Copa do Mundo de 2022. Este aspecto é relevante porque a abertura de novos mercados de futebol no exterior é parte fundamental na estratégia do fortalecimento do América. Fundado em 2007, o EL Jaish, fica na capital Doha, e pertence ao governo do Qatar.


Apesar da perda do talento de Rodriguinho e dos últimos resultados desfavoráveis, a diretoria do América mantém sua irrestrita confiança no projeto para o Campeonato Brasileiro da Série B deste ano e buscará reforçar o grupo de jogadores para tentar alcançar seu objetivo, que é conseguir a classificação à Série A.

OSuperintendente Geral do América, Alexandre Faria, viaja neste sábado para o Qatar, juntamente com Rodriguinho, para a efetivação da negociação com o El Jaish. Tão logo a transação seja concluída, o América divulgará os valores envolvidos no negócio. 

Conselho de Administração


América Futebol Clube



Tags: cruzeiroec atleticomg catar vendido rodriguinho américa El Jaish Sport Club