América
None

AMÉRICA

Eleição de novo conselho gestor do América acontecerá entre novembro e início de dezembro

Antes, clube escolherá integrantes do conselho deliberativo, que será reduzido

postado em 14/10/2014 20:38 / atualizado em 14/10/2014 20:56

Rafael Arruda /Superesportes

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

O mandato do atual conselho gestor do América está perto do fim. As eleições para definir quais serão os novos presidentes devem acontecer entre 29 de novembro e 4 de dezembro. Um dos integrantes da cúpula do clube, Afonso Celso Raso, falou sobre os bastidores do Coelho ao Superesportes.

“Vai acontecer entre 29 de novembro e 4 de dezembro. Por enquanto, não vamos passar nomes, mas digo que eu estou fora, o Marcus Salum está fora. Há gente boa querendo entrar e nós vamos discutir isso em reuniões”, disse o dirigente sobre as mudanças na diretoria.

Estão previstas pelo menos quatro alterações na atual composição, que, além de Salum e Afonsinho, também conta com Francisco Santiago, Magnus Lívio, Olimpio Naves, Alencar da Silveira Jr., José Flávio Lanna Drumond, Paulo Lasmar e Teodomiro Braga. Destes, Naves e Drumond já teriam manifestado o desejo de abrir vagas para novos integrantes.

Um dos nomes mais fortes a integrar o conselho gestor é o de Mauro Tunes, antigo proprietário da empresa de software RM Sistemas. “É um bom nome”, limitou-se a dizer Afonso Celso Raso. O ex-presidente Antônio Baltazar também pode retornar.

O conselho deliberativo também foi assunto discutido em reunião na sede do clube, no Boulevard Shopping. De acordo com Raso, o número de quotistas será reduzido de 500 para 200 ainda em outubro. “Parte do último conselho está inadimplente. Queremos também um conselho deliberativo, mais atuante, mais presente. Dia 16 (quinta-feira) acontecerá a reunião preparatória. Dia 30, serão as eleições”, declarou.

Na lista de quotistas do América há nomes de falecidos, como o ex-jogador Satyro Taboada (décadas de 20 e 30) e o médico ítalo-brasileiro Alfredo Balena. A diretoria informa que os familiares podem, mediante comprovação em documentos, “herdar” os títulos de associados do clube.

O pleito eleitoral no América valerá pelo triênio 2015/2016/2017.

Onda Verde

Segundo Afonso Raso, o sócio do programa Onda Verde terá direito a voto desde que tenha dois anos seguidos de adimplência. “Dentro dessas condições, pode participar da eleição tanto no conselho deliberativo quanto no gestor”.

O América tem 1.013 sócios-torcedores. Questionado se estes poderiam virar conselheiros, Afonso deu sinal positivo. “É preciso passar pelas normas estatutárias do clube. Votar e ser votado. O caminho é o mesmo em relação às outras agremiações do futebol”, finaliza.