América
None

AMÉRICA

América faz sua parte, goleia o Sampaio Corrêa no Horto, mas última vaga no G-4 fica com o Avaí

Quase tudo deu certo para o Coelho: Atlético-GO e Boa Esporte perderam seus jogos, mas o Leão conseguiu superar o Vasco no Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)

postado em 29/11/2014 18:15 / atualizado em 29/11/2014 21:55

Rafael Arruda /Superesportes

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

O América fez a parte dele. Lutou até o fim e atropelou o Sampaio Corrêa, por 4 a 0, na tarde deste sábado, no Independência. Teoricamente, terminaria a Série B com 67 pontos, na terceira posição. Mas a perda de seis pontos no STJD em decorrência da escalação irregular do lateral-esquerdo Eduardo impediu o Coelho de comemorar o acesso. Quem fica com a quarta vaga é o Avaí, que bateu o Vasco na Ressacada, por 1 a 0.

De qualquer forma, é preciso destacar a campanha de recuperação do clube, que chegou a ficar na lanterna do torneio. Perdeu 21 pontos no STJD em primeira instância. Recuperou 15 no Tribunal Pleno. Na metade da competição, Moacir Júnior deixou o cargo para a chegada de Givanildo Oliveira. Os números foram excelentes: 10 vitórias (uma sob o comando de Cláudio Prates, com o pernambucano acompanhando das cabines), quatro empates e apenas uma derrota. Dentro de campo, a missão foi cumprida.

Resta agora ao Coelho apresentar argumentos consistentes no STJD. Quem sabe tentar reaver os seis pontos, já que em caso semelhante – julgado no artigo 214 do CBJD – o Corinthians foi absolvido ao escalar o volante Petros no empate com o Coritiba pelo Campeonato Brasileiro. A Procuradoria-Geral do Tribunal pediu retirada de quatro pontos, mas os auditores isentaram o clube paulista e aplicaram multas em CBF e Federação Paulista de Futebol.

O julgamento do Icasa no Pleno do STJD, dia 18 de dezembro, também pode mexer na tabela de classificação. O clube cearense disputou a Série B com uma liminar depois de ser excluído por entrar na Justiça Comum reivindicando uma vaga na Primeira Divisão de 2014. O América aguarda o desfecho do imbróglio.

Coelho resolve no 1º tempo

O América entrou em campo obrigado a vencer o Sampaio Corrêa. Dependia de tropeços de Boa Esporte, Avaí e Atlético-GO. O nervosismo inicial deu lugar a uma pressão a partir dos 10 minutos. Aos 18, o grito de gol. Pablo tocou em profundidade e Willians bateu na saída de Rodrigo Ramos: 1 a 0. Ainda haveria muito chão pela frente, mas naquele momento a vaga na Série A era do Coelho.

Porém, o Sampaio Corrêa estava determinado a frustrar as expectativas americanas. Não tinha nada a perder. Era a chance de os atletas garantirem no mínimo uma renovação de contrato. Aos 25, Damião cruzou rasteiro, Adalberto falhou e Hiltinho mandou por cima. Alívio, suspiro, tranquilidade.

O Coelho voltou a atacar aos 31 minutos. E marcou o segundo. Numa boa trama, Obina tocou rasteiro para Mancini. A finalização no canto esquerdo levantou a torcida presente no Independência: 2 a 0. Só que a notícia da Ressacada não era nada boa. Com gol de pênalti de Marquinhos, o Avaí abria o placar contra o Vasco.

Independentemente de subirem ou não, os atletas já estavam cientes de que cumpriram suas obrigações. Continuaram soltos, destemidos, empolgados. Não demorou muito para Mancini fazer seu segundo gol no jogo e o terceiro do América. Ele roubou bola de Luiz Otávio, driblou Rodrigo Ramos e balançou a rede, aos 42 minutos: 3 a 0.

Só o Vasco não ajudou...

O único resultado desfavorável às pretensões americanas era a vitória parcial do Avaí sobre o Vasco, por 1 a 0. Em Juazeiro do Norte (CE), Icasa e Boa empatavam sem gols. Assim como Atlético-GO e Santa Cruz, no Estádio Serra Dourada (GO).

Com três gols de vantagem, o América precisava agora secar os adversários. O Sampaio Corrêa já estava entregue, apesar de o técnico Vinícius Saldanha ter tentado injetar novo ânimo na equipe ao promover as entradas de Cleitinho e William Paulista. Até que os maranhenses levaram perigo em algumas situações, mas João Ricardo apareceu bem para defender.

A torcida foi do inferno ao céu com as notícias de Serra Dourada e Juazeiro do Norte. Jorginho abriu o placar a favor do Atlético-GO, mas Léo Gamalho marcou duas vezes para o Santa Cruz. O Boa saiu em vantagem diante do Icasa, porém levou a virada em pouquíssimo tempo. Só faltava um golzinho do Vasco contra o Avaí, o que acabou não acontecendo.

No fim, Willians ainda marcou o quarto gol do time alviverde, depois de receber assistência de Renan Oliveira: 4 a 0.

O América encerra sua participação na Série B 2014 com 61 pontos, um a menos que o Avaí. Em 38 jogos, venceu 20, empatou sete e perdeu 11. Dentro de campo, o aproveitamento foi de 58,77%. Ah se não fossem os seis pontos perdidos...

AMÉRICA 4X0 SAMPAIO CORRÊA

AMÉRICA
João Ricardo; Adalberto, Renato Santos e Vitor Hugo; Pablo, Leandro Guerreiro (Magrão, aos 37 do 2ºT), Andrei Girotto, Mancini (Renan Oliveira, aos 30 do 2ºT) e Carlos Renato (Thiago Santos, aos 24 do 2ºT); Willians e Obina
Técnico: Givanildo Oliveira

SAMPAIO CORRÊA
Rodrigo Ramos; Daniel Damião, Mimica, Luiz Otávio e Willian Simões; Robson Simplício, Uillian Corrêa, Eloir (Arlindo Maracanã, aos 12 do 2ºT) e Hiltinho (Cleitinho, no intervalo); Válber e Cascata (William Paulista, no intervalo)
Técnico: Vinícius Saldanha

Gols: Willians, aos 18, Mancini, aos 31, Mancini, aos 42 do 1ºT; Willians, aos 46 do 2ºT
Motivo: 38ª rodada da Série B
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data: sábado, 29 de novembro de 2014
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP)
Cartões amarelos: Willian Simões, aos 44 do 1ºT; Andrei Girotto, aos 26, Adalberto, aos 44 do 2ºT
Público e renda: 4.936 pagantes e R$ 50.280,00

Tags: vasco avaí américa futnacional serieb Sampaio Corrêa