América
None

AMÉRICA

Possível exclusão do Icasa da Série B pode fazer América pegar vaga do Avaí na elite de 2015

Coelho acompanhará julgamento da equipe nordestina, que infringiu o artigo 231 do CBJD. Se mantida a pena no Pleno, tabela da Série B 2014 sofrerá alterações

postado em 30/11/2014 17:01 / atualizado em 30/11/2014 17:09

Redação /Superesportes

Daniela Limeira/STJD
O acesso do América à elite bateu na trave nesse sábado. O time alviverde fez a sua parte, goleou o Sampaio Corrêa no Estádio Independência (4 a 0) e contou com derrotas de Boa Esporte e Atlético-GO para Icasa e Santa Cruz. Só que o Avaí ganhou a quarta vaga ao vencer o Vasco por 1 a 0, na Ressacada.

Mas o Coelho está disposto a brigar pelos direitos e fazer prevalecer o que conquistou em campo – não fosse a punição no “caso Eduardo”, seria o terceiro colocado, com 67 pontos, cinco a mais que o Avaí. Para isso, acompanhará o julgamento do Icasa no Tribunal Pleno. O clube de Juazeiro do Norte disputou a Série B sob efeito de liminar depois de ser excluído em primeira instância pela Quarta Comissão Disciplinar no dia 29 de agosto. O motivo: entrar na Justiça Comum reivindicando a vaga do Figueirense na Série A de 2014 – a equipe de Santa Catarina utilizou o volante Luan de maneira irregular em um jogo da Segunda Divisão de 2013, porém o prazo para denúncia acabou expirando.

“Art. 231 – pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, matéria referente à disciplina e competições perante o Poder Judiciário”

O presidente do América, Marcus Salum, diz que acompanhará de perto a situação do Icasa, rebaixado em campo com 43 pontos. Se mantida a exclusão do Verdão do Cariri, a tendência é que todos os pontos sejam anulados. Assim, o Coelho perderia o do empate por 1 a 1, no Independência. E o Avaí teria seis a menos, pois ganhou os dois confrontos. Para efeitos de título e rebaixamento, as posições não mudariam.

“Vamos analisar. O julgamento do Icasa não aconteceu. Na verdade, o Icasa foi eliminado do Campeonato Brasileiro e jogou sob liminar. E se o Icasa for julgado e eliminado do Campeonato Brasileiro, todos os pontos que o Icasa ganhou são eliminados do campeonato. Só teremos uma mudança na tabela, que é fazer prevalecer quem fez mais pontos. Então já estive com o presidente da Federação, o Castellar (Neto), depois do jogo (contra o Sampaio Corrêa). E a Federação, em conjunto com o América, vai exigir o julgamento do Icasa o mais rápido possível”, diz.

Para Salum, a não punição ao clube cearense abre espaço para outras ações na Justiça Comum. “Se o Icasa entrou na Justiça Comum e não for punido, o América tem todo o direito de entrar na Justiça Comum. Ainda temos esperança de fazer prevalecer o que conquistamos dentro de campo”, declara o presidente.

O Coelho registrou a terceira melhor campanha do campeonato, com 20 vitórias, sete empates e 11 derrotas. Sem considerar a perda de seis pontos no STJD, o aproveitamento foi de 58,77%. Para Salum, uma eventual ascensão no América no tapetão tornará o campeonato mais justo.

“Por uma sorte de Deus, (a situação do Icasa) não interfere em rebaixamento e nem em título. Tem que ser feita a Justiça. Quem subiu foi o América. O América foi o terceiro colocado do campeonato. O único que perdeu pontos foi o América. Então nós vamos lutar, vamos com o presidente da Federação, vamos até o fim”

O julgamento do Icasa no Tribunal Pleno deve acontecer em 18 de dezembro – curiosamente, a data foi adiada quatro vezes. O relator do caso, Miguel Cançado, admitiu em recente entrevista à TV Brasil Central que a tabela pode ser alterada em caso de exclusão da equipe nordestina. “Se mantida a decisão da Comissão Disciplinar, que excluiu a equipe do campeonato – não sei se será essa a decisão que o Pleno tomará na próxima sessão –, a conseqüência é a perda de pontos para os clubes que disputaram com o Icasa. A conseqüência é uma adequação da tabela do campeonato. Mas eu só posso dizer isso depois do julgamento. Do contrário, estarei fazendo uma antecipação do julgamento, o que é proibido”, afirmou, no último dia 27 de novembro.

Como ficaria a tabela da Série B em caso de exclusão do Icasa

1-Joinville – 66 pontos (mesma posição)
2-Ponte Preta – 65 pontos (mesma posição)
3-Vasco – 61 pontos (mesma posição)
4-América – 60 pontos (+ 1 posição)
5-Atlético-GO – 59 pontos (+ 2 posições)
6-Boa Esporte – 56 pontos (mesma posição)
7-Avaí – 56 pontos (- 3 posições)
8-Ceará – 54 pontos (mesma posição)

Tags: stjd acesso serieb americamg icasa