América
None

AMÉRICA

Com julgamento do Icasa adiado, América tentará reconsideração de pena para subir à elite

Coelho usará acórdão de julgamento do 'caso Petros' para tentar recuperar 6 pontos

postado em 12/12/2014 14:05 / atualizado em 12/12/2014 14:11

Redação /Superesportes

Daniela Lameira / STJD

Alegando falta de quórum – número necessário de auditores para a realização de um pleito –, o STJD adiou o julgamento do Icasa no Tribunal Pleno para 2015. É a quinta mudança de data desde que o clube cearense fora excluído da Série B em primeira instância, no mês de agosto, por ter entrado na Justiça Comum contra a CBF reivindicando a vaga no Figueirense na elite do Campeonato Brasileiro.

O América era terceiro interessado no caso, pois a confirmação da exclusão do Icasa poderia alterar a tabela da Série B. Se todos os resultados do Verdão do Cariri fossem desconsiderados ou convertidos em W.O, o Coelho, que terminou a competição na quinta posição, com 61 pontos, ultrapassaria o Avaí, quarto colocado, com 62. Tudo porque nos confrontos diretos, os mineiros somaram apenas um ponto contra o Icasa. Já os catarinenses venceram os dois jogos.

Agora, o jurídico do América tentará um pedido de reconsideração da punição no “caso Eduardo”, que lhe custou seis pontos na tabela de classificação. Para isso, usará como base o acórdão da absolvição do Corinthians no julgamento do “caso Petros”. “Vamos fazer um pedido de reconsideração baseado na decisão que o Pleno tomou ao isentar o Corinthians. Ainda há essa alternativa”, diz Paulo Lasmar, integrante do conselho de administração do clube.

Como o América entende que houve semelhanças nos dois casos, ainda alimenta a esperança de recuperar os seis pontos e pular à terceira colocação da Série B.

Entenda os casos Eduardo e Petros

Por escalar Eduardo na vitória sobre o ABC, por 1 a 0, pela 14ª rodada da Série B, o América desrespeitou o artigo 49 do Regulamento Geral das Competições da CBF. O lateral-esquerdo havia disputado a Copa do Brasil pelo São Bernardo-SP e as seis primeiras rodadas da Segunda Divisão com a camisa da Portuguesa. A redação do RGC impede que um atleta dispute torneios nacionais por mais de dois clubes.

Eduardo havia sido relacionado nas vitórias sobre Paraná, 1 a 0; e Oeste, 3 a 0; e na derrota para o América-RN, 1 a 0. Em primeira instância, o Coelho perdeu 21 pontos, pois foi enquadrado no artigo 214 do CBJD, que determina este tipo de punição. No Pleno do dia 2 de outubro, o Alviverde conseguiu reduzir a pena para seis pontos.

O Corinthians, por sua vez, escalou o volante Petros supostamente sem contrato no empate por 0 a 0 com o Coritiba, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Porém, tanto em primeira instância quanto no Pleno, o STJD entendeu que os equívocos partiram da Federação Paulista de Futebol e do Departamento de Registro e Transferências da CBF, multando as duas entidades e absolvendo o clube paulista de quaisquer punições.

Tags: tribunal pleno icasa américa serieb julgamento