América
None

AMÉRICA

Primeiro campeão da Sul-Minas, América afirma que brigará por vaga em possível edição de 2016

Ex-presidente Marcus Salum disse que Coelho e Paraná têm que estar no torneio

postado em 09/08/2015 08:00 / atualizado em 07/08/2015 22:37

Jorge Gontijo/EM/D.A Press

Primeiro campeão da história da Copa Sul-Minas, o América avisa que vai brigar para fazer parte da competição caso os dirigentes dos clubes consigam perante CBF e patrocinadores a viabilização para a realização da edição de 2016. Quem comentou o assunto em contato com a reportagem do Superesportes é o engenheiro civil Marcus Salum, ex-presidente do Coelho.

“Deixar o América, que foi o primeiro campeão, de fora é um absurdo dos absurdos. Estou fora do dia a dia, mas já liguei para o Petraglia (Mário Celso, presidente do Atlético-PR) e avisei: 'essa Copa não sai sem o América'. Vou criar problema, vou atrás do Castellar (Guimarães, presidente da FMF), vou à CBF, mas o América tem que estar presente”, disse Salum.

O ex-mandatário americano lembrou a criação da edição de 2000, em que o Coelho se sagrou campeão. De acordo com Salum, a Sul-Minas foi uma remodelação da Copa Centro-Oeste – antigo torneio com clubes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Espírito Santo.

Reproducao/Jair Amaral
“Esses presidentes novos, que não conhecem nada, não sabem que quem criou a Sul-Minas foram Eduardo Maluf (diretor de futebol do Atlético) e eu. Procuramos o então presidente da CBF (Ricardo Teixeira) e pedimos que acabasse com a Copa Centro-Oeste (o torneio passou a ser realizado apenas com equipes da região) para fazer a Copa Sul-Minas. Procuramos todo mundo até chegarmos à fórmula”, declarou, defendendo ainda a presença do Paraná Clube entre os participantes do torneio. “Acho completamente inviável fazer a competição sem América e Paraná”.

A proposta inicial é para que a competição conte com 14 clubes (três de cada estado do Sul e de Minas Gerais, além de Flamengo e Fluminense como convidados). Dois dos três classificados por estado seriam definidos pelo ranking da CBF, enquanto o terceiro através do Campeonato Mineiro. Na atual conjuntura, os representantes de Minas seriam Cruzeiro, Atlético e Caldense.

“Lá falam em três Mineiros. Não querem incluir o América porque não terminou em terceiro no Mineiro. Mas se considerar apenas o ranking (descartando a vaga por meio do Estadual), o América entra. Estamos acompanhando a situação”, concluiu Salum.

Representantes de 13 clubes se reuniram na última sexta-feira em Santa Catarina para definir alguns detalhes da possível edição de 2016 da Copa Sul-Minas. O América não participou do encontro. Os cartolas devem se juntar novamente no dia 21 de agosto, na sede do Atlético, Bairro de Lourdes, em Belo Horizonte.

Título de 2000

Sob o comando do então técnico Flávio Lopes, hoje gerente de futebol, o América conquistou a Copa Sul-Minas de 2000 depois de disputar 10 jogos (cinco vitórias, quatro empates e uma derrota). Na fase de grupos, o Coelho avançou em primeiro, com 11 pontos, superando Atlético-PR (11), Internacional (9) e Figueirense (6). Na semifinal, o time bateu o Furacão nos pênaltis por 4 a 2, após empatar duas vezes por 2 a 2. Na decisão, o América venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na ida e 2 a 1 na volta. Os dois confrontos da finalíssima ocorreram no Mineirão.

Tags: sul-minas coelho américa futnacional serieb interiormg